• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (15001016158P5)
COMPETÊNCIAS INFODIGITAIS NA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
SHEYSY ARAGAO MONTEIRO
DISSERTAÇÃO
14/06/2024

As competências informacionais e digitais são complementares, constituindo o digital o veículo de mediação privilegiado da nossa era. Não é viável pensar em inclusão informacional sem acesso e uso de computadores e a internet, nem digitalidade eficiente e responsável sem competência informacional. Na sociedade global da informação, ter uma população competente no infodigital é chave para o desenvolvimento socioeconômico e o exercício da cidadania, elementos básicos para a sustentabilidade e o cumprimento dos alvos da Agenda 2030. Neste contexto, este estudo de caso aborda a situação da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA), como unidade formadora de competências infodigitais, para verificar a existência de ações e/ou políticas referentes a estas competências, como insumo para promover cidadãos preparados nesse quesito, e promotores do desenvolvimento sustentável regional por meio do uso eficiente e eficaz da informação, e das tecnologias digitais que as sustentam. O caso da Biblioteca Central da UFPA foi analisado por meio de revisão documental, utilizando três fontes diferentes: (1) documentos institucionais; (2) documentos da unidade; (3) registros referentes de práticas, programas e políticas institucionais efetivamente desenvolvidos. Adicionalmente foram entrevistados os servidores que trabalham na Biblioteca Central que participaram destas ações. O alvo foi caracterizar as ações e políticas da UFPA nesta área para verificar o nível de desenvolvimento da universidade nesse quesito. Sendo uma universidade pública e a maior da Região Norte, a instituição tem um compromisso forte com o desenvolvimento da Amazônia e com a formação destas competências nos seus profissionais e na população em geral. Esta pesquisa se justifica na importância das competências infodigitais nos contextos local e global, no exercício da cidadania e na eficácia e eficiência no aproveitamento da informação para a solução de problemas. Ainda seja um tema recorrente na Ciência da Informação, são escassas as pesquisas na Amazônia. Os resultados apontam a existência de ações e políticas em competências infodigitais na instituição, porém de forma tímida e apresentando lacunas em sua estruturação, o que demanda a elaboração de meios adequados para seu desenvolvimento e aperfeiçoamento, através da estruturação de um programa de competências infodigitais na Biblioteca Central, que seja efetivo e fundamente o investimento em infraestrutura e recursos, divulgação, avaliação e transparência.

Competência em informação;Competências digitais;Capacitação de Usuários;Biblioteca Universitária;Universidade Federal do Pará
Informational and digital skills are complementary, with digital being the privileged mediation vehicle of our era. It is not viable to think about informational inclusion without access and use of computers and the internet, nor efficient and responsible digitality without informational competence. In the global information society, having a population competent in infodigital is key to socioeconomic development and the exercise of citizenship, basic elements for sustainability and compliance with the targets of the 2030 Agenda. In this context, this case study addresses the situation of the Central Library of Federal University of Pará (UFPA), as a training unit for infodigital skills, to verify the existence of actions and/or policies relating to these skills, as an input to promote competent citizens in this regard, and promoters of regional sustainable development through efficient use and effective use of information, and the digital technologies that support them. The case of the UFPA Central Library was analyzed through documentary review, using three different sources: (1) institutional documents; (2) unit documents; (3) records referring to institutional practices, programs and policies effectively developed. Additionally, employees who work at the Central Library and participate in these actions were interviewed. The aim was to characterize UFPA's actions and policies in this area to verify the university's level of development in this regard. As a public university and the largest in the North Region, the institution has a strong commitment to the development of the Amazon and to the formation of these skills in its professionals and the general population. This research is justified by the importance of infodigital skills in local and global contexts, in the exercise of citizenship and in the effectiveness and efficiency in using information to solve problems. Although this is a recurring theme in Information Science, research in the Amazon is scarce. The results indicate the existence of actions and policies on infodigital skills in the institution, however in a timid way and presenting gaps in their structuring, which demands the elaboration of adequate means for their development and improvement, through the structuring of an infodigital skills program in the Central Library, which is effective and supports investment in infrastructure and resources, dissemination, evaluation and transparency.
Information literacy;Digital skills;User Training;University Library;Federal University of Pará
1
85
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
2024-08-03_SHEYSY_DISSERTACAO_FINAL_assinado3.pdf

Contexto

Gestão da Informação e Organização do Conhecimento
MEDIAÇÃO E USO DA INFORMAÇÃO
[MED-PESQ] [06/2023] [Cristian] - Cultura Digital e Letramento Múltiplo: inteligência coletiva para a sustentabilidade na Amazônia

Banca Examinadora

CRISTIAN BERRIO ZAPATA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANGELA HALEN CLARO FRANCO Participante Externo
MARTA LEANDRO DA MATA Participante Externo
SARA MARTÍNEZ CARDAMA Participante Externo
CRISTIAN BERRIO ZAPATA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.14
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer