• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (15001016158P5)
A BIBLIOTECA ESCOLAR NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE: mediação da informação ambiental na Biblioteca Profa. Hosana Pires
LINIKER FEIO PASSINHO
DISSERTAÇÃO
02/07/2024

Estudo da mediação da informação ambiental em biblioteca escolar, diante da relevância, urgência e pertinência de pesquisas voltadas às questões relacionadas à preservação do meio ambiente. Para isso, tem-se como objetivo geral analisar o papel da biblioteca escolar como agente de preservação do meio ambiente e na mediação da informação ambiental para os estudantes do Ensino Fundamental I. Como objetivos específicos, busca-se: a) identificar a mediação da informação ambiental no âmbito escolar, para a conscientização ambiental na formação dos estudantes; b) descrever práticas sustentáveis ambientais que podem ser aplicadas em bibliotecas escolares; c) apresentar as práticas sustentáveis ambientais desenvolvidas na e pela biblioteca "Prof.a Hosana Pires"; d) propor novas práticas sustentáveis para aprimorar o papel da biblioteca escolar "Prof.a Hosana Pires" em prol da preservação do meio ambiente. Para isso, foi realizada pesquisa exploratória, descritiva e documental, de caráter indutiva e de natureza básica, com abordagem quali-qualitativa. Foram feitas entrevistas com a diretora geral e com a coordenadora pedagógica da Escola Adventista do Coqueiro, além de observação na Escola e no site na plataforma interativa da Rede Adventista de Educação. Para a análise dos dados, utilizou-se como fontes de evidência as entrevistas, a pesquisa documental e as observações, como forma de constatar ou perceber a mediação da informação ambiental na e pela Biblioteca. Como resultados destaca-se que a Biblioteca "Prof.a Hosana Pires” têm diversas iniciativas de práticas sustentáveis ambientais que promovem a mediação da informação ambiental, o que tem contribuído para que os alunos tenham a preocupação com as questões ambientais. Contudo, outras práticas foram sugeridas nesta pesquisa, para serem realizadas na e pela Biblioteca, visando à formação de cidadãos críticos envolvidos com preservação do meio ambiente. Concluiu-se que a biblioteca escolar é agente influente na mediação da informação ambiental e na preservação do meio ambiente, o que permite que os estudantes desenvolvam uma consciência ambiental desde os primeiros anos da vida escolar.

Biblioteca Escolar;Mediação da Informação ambiental;Educação Ambiental;Preservação do meio ambiente
A This study examines the mediation of environmental information in school libraries, recognizing the importance, urgency, and relevance of research focused on environmental preservation issues. The general objective is to analyze the role of the school library as an agent of environmental preservation and in the mediation of environmental information for elementary school students. The specific objectives are: a) to identify the mediation of environmental information in the school context, for environmental awareness in student formation; b) to describe sustainable environmental practices that can be applied in school libraries; c) to present the sustainable environmental practices developed in and by the "Prof.a Hosana Pires" library; d) to propose new sustainable practices to enhance the role of the "Prof.a Hosana Pires" school library in promoting environmental preservation. An exploratory, descriptive, and documentary research was conducted, characterized as inductive and basic in nature, with a qualitative and quantitative approach. Interviews were conducted with the general director and the pedagogical coordinator of the Adventist School of Coqueiro, along with observations at the school and on the interactive platform of the Adventist Education Network. Data analysis utilized interviews, documentary research, and observations as sources of evidence to ascertain the mediation of environmental information in and by the library. The results highlight that the "Prof.a Hosana Pires" Library has various sustainable environmental practices that promote the mediation of environmental information, contributing to students' concern for environmental issues. However, this research suggests additional practices to be implemented in and by the library, aiming at the formation of critical citizens engaged in environmental preservation. It concludes that the school library is an influential agent in the mediation of environmental information and in environmental preservation, enabling students to develop environmental awareness from the early years of their schooling.
School Library;Mediation of Environmental Information;Environmental education;Preservation of the environment
1
101
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação final de mestrado. PDF_A. Liniker Passinho.pdf

Contexto

Gestão da Informação e Organização do Conhecimento
MEDIAÇÃO E USO DA INFORMAÇÃO
MED-PESQUISA [01/01/2020- ](Marise): Contribuições da Ciência da Informação para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e inteligentes na Amazônia brasileira

Banca Examinadora

MARISE TELES CONDURU
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOAO ARLINDO DOS SANTOS NETO Docente - PERMANENTE
MARISE TELES CONDURU Docente - PERMANENTE
ADRIANA ROSECLER ALCARA ENGELMANN Participante Externo

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Outros
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer