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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (15001016158P5)
A BIBLIOTECA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DO USUÁRIO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA ANÁLISE DOS RECURSOS DE ACESSIBILIDADE NA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
ELIDA LOPES MAIA
DISSERTAÇÃO
20/06/2024

A necessidade de recursos inclusivos para pessoas com deficiência visual é crucial para promover a igualdade de acesso à informação e participação na sociedade e, no âmbito da universidade, as bibliotecas possuem um papel fundamental nesse processo. A Universidade Federal do Pará possui aproximadamente 1.000 discentes com deficiência, entre os/as quais aproximadamente 30% deles/as contêm alguma deficiência visual. Compreendendo as necessidades educacionais da pessoa com deficiência visual no contexto da universidade, o objetivo geral da pesquisa foi analisar os recursos de acessibilidade aos usuários com deficiência visual na Biblioteca Central da UFPA, incluindo o Espaço Braille. Os objetivos específicos foram: discutir a biblioteca universitária na perspectiva da acessibilidade e inclusão aos usuários com deficiência visual; analisar a coleta de dados mediante as entrevistas com os usuários com deficiência visual e os profissionais do Espaço Braille e identificar os recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual na Biblioteca Central da UFPA. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa qualitativa discutindo, por meio de revisão bibliográfica e da análise documental, as necessidades das pessoas com deficiência visual em relação às bibliotecas, além de produção de um estudo de caso voltado a identificar os recursos de acessibilidade às pessoas com deficiência visual disponíveis na Biblioteca Central da UFPA a partir de entrevistas semiestruturadas e checklist. O referencial teórico abordou os seguintes conceitos: biblioteca universitária, inclusão e acessibilidade; deficiência visual e acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Como resultados, identificou-se a existência de diversos recursos de suporte ao usuário com deficiência visual na Biblioteca Central da UFPA, como o audiobook, leitor de tela, entre outros, com destaque ao Espaço Braille, demonstrando as contribuições da Biblioteca Central no que tange a inclusão das pessoas com deficiência visual, em consonância com as discussões e diretrizes relacionadas a este público e às bibliotecas. Por outro lado, foram identificadas fragilidades, como a falta de treinamento adequado aos funcionários e a necessidade de melhorias para a acessibilidade física. Conclui-se que o processo de acessibilidade compete à prática de obter ou ceder informações disponíveis para todos. Nesse contexto, os profissionais atuais devem se familiarizar com sistemas e ambientes mais inclusivos, a fim de promover a acessibilidade e igualdade à informação.

Acessibilidade;Inclusão;Deficiência visual;Biblioteca Central da UFPA
The need for inclusive resources for visually impaired people is crucial to promote equal access to information and participation in society, and within the university, libraries play a key role. The Federal University of Pará has approximately 1,000 students with disabilities, among whom, approximately 30% of them/as, contain some visual impairment. Understanding the educational needs of the visually impaired person in the context of the university, the general objective of the research was to analyze the accessibility resources to visually impaired users in the Central Library of UFPA, including the Braille Space. The specific objectives were: to discuss the university library from the perspective of accessibility and inclusion to users with visual impairment; analyze data collection through interviews with users with visual impairment and to identify accessibility resources for people with visual impairment in the Central Library of UFPA. As a methodology, a qualitative research was conducted discussing through literature review and document analysis, the needs of people with visual impairment in relation to libraries, in addition to producing a case study aimed at identifying the accessibility resources for visually impaired people available in the Central Library of UFPA from semi-structured interviews and Checklist. The theoretical framework addressed the following concepts: university library, inclusion and accessibility, visual impairment, and accessibility for people with visual impairment. As a result, it was identified the existence of several support resources for the visually impaired user in the Central Library of UFPA, such as the audiobook, screen reader, among others, and especially the Braille Space, contributions of the Central Library regarding the inclusion of people with visual impairment, in line with the discussions and guidelines related to this public and libraries. On the other hand, weaknesses were identified, such as the lack of adequate training for employees and the need for improvements in physical accessibility. It is concluded that the accessibility process is the practice of obtaining or providing information available to all. In this context, current professionals must acclimatize with more inclusive systems and environments in order to promote accessibility and equality to information.
Accessibility;Inclusion;Visual impairment;Central Library of UFPA
1
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO ELIDA LOPES MAIA REVISADA POS DEFESA ASSINADO.pdf

Contexto

Gestão da Informação e Organização do Conhecimento
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO
[ORG-PESQ] [08/2022-11/2024] [Mônica] O direito de acesso à informação no estado do Pará: histórico, contextualização, implementação e uso da Lei de Acesso à Informação (LAI)

Banca Examinadora

MONICA TENAGLIA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FRANCIELE MARQUES REDIGOLO Docente - COLABORADOR
SUELI MARA SOARES PINTO FERREIRA Participante Externo
MONICA TENAGLIA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 24

Vínculo

Colaborador
Instituição de Ensino e Pesquisa
Outros
Sim
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Capes UFRN RNP
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