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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (15001016158P5)
PRÁTICAS INFORMACIONAIS E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA CRÍTICA EM INFORMAÇÃO NO CONTEXTO AMBIENTAL: análise em uma Associação de Reciclagem na ilha de Caratateua/Outeiro-PA
RENATA CORTINHAS BULHOES
DISSERTAÇÃO
28/06/2024

No atual contexto global, as questões ambientais têm sido motivo de preocupação para todos, o que tem permitido o crescimento de ações relacionadas ao meio ambiente em diferentes contextos. A Agenda 2030, divulgada pelas Nações Unidas em 2015, é um documento de referência para a promoção de ações de desenvolvimento sustentável, baseadas em aspectos sociais, econômicos e ambientais. O documento está organizado em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas universais que abrangem, dentre outras questões, a eliminação da pobreza e da fome, a educação pública de qualidade, a igualdade de gênero, a acessibilidade aos recursos naturais e o crescimento econômico. Para que a Agenda 2030 seja cumprida, é necessário que o poder público e a sociedade civil se comprometam na proposição de ações e na aplicação de recursos. Nesse cenário, a informação se destaca como uma das mais relevantes ferramentas e, para isso, precisa ser acessível e útil na construção de um conhecimento. O objetivo geral desta pesquisa é reconhecer como as Práticas Informacionais desenvolvidas pelos sujeitos, que atuam na Associação da rua Piquiarana, têm contribuído para a construção de Competência Crítica em Informação que lhes permitirão orientar suas ações de sustentabilidade na ilha de Caratateua. Para alcançar o objetivo proposto, o percurso metodológico adotado foi de abordagem qualitativa, delineando-se como uma pesquisa bibliográfica, que possibilitou a construção do referencial teórico e posterior discussão dos resultados, além de pesquisa documental e etnográfica, cujas evidências foram obtidas a partir de documentos e entrevistas não diretivas. Os resultados da pesquisa demonstram que as práticas informacionais desenvolvidas pelos membros da Associação têm um impacto significativo na formação da competência crítica em informação. A Associação vem desempenhando um papel fundamental na disseminação de informações ambientais e na educação dos seus membros, promovendo uma cultura de sustentabilidade. As entrevistas revelaram que os membros se sentem mais capazes de tomar decisões informadas sobre práticas ambientais, e a participação no Projeto Ecotroca contribuiu para um maior envolvimento e consciência ambiental. Estes resultados demonstram a relevância de iniciativas locais e comunitárias na promoção do desenvolvimento sustentável e na capacitação de indivíduos para agir de forma crítica e informada em relação ao meio ambiente.

Práticas Informacionais;Competência Crítica em Informação;Desenvolvimento Sustentável;Agenda 2030
In the current global context, environmental issues have become a concern for all, leading to the growth of environmental actions in various contexts. The 2030 Agenda, released by the United Nations in 2015, is a reference document for promoting sustainable development actions based on social, economic, and environmental aspects. The document is organized into 17 Sustainable Development Goals (SDGs) and 169 universal targets that cover, among other issues, the elimination of poverty and hunger, quality public education, gender equality, access to natural resources, and economic growth. For the 2030 Agenda to be fulfilled, it is necessary for public authorities and civil society to commit to proposing actions and allocating resources. In this scenario, information stands out as one of the most relevant tools and must be accessible and useful in building knowledge. The general objective of this research is to recognize how the informational practices developed by the subjects working in the Piquiarana Street Association have contributed to the construction of Critical Information Competence, which will enable them to guide their sustainability actions on Caratateua Island. To achieve the proposed objective, the methodological approach adopted was qualitative, delineating it as a bibliographic research, which enabled the construction of the theoretical framework and subsequent discussion of results, in addition to documentary and ethnographic research, whose evidence was obtained from documents and non-directive interviews. The research results demonstrate that the informational practices developed by the Association members have a significant impact on the formation of critical information competence. The Association has played a fundamental role in disseminating environmental information and educating its members, promoting a culture of sustainability. The interviews revealed that members feel more capable of making informed decisions about environmental practices, and participation in the Ecotroca Project has contributed to greater involvement and environmental awareness. These results demonstrate the relevance of local and community initiatives in promoting sustainable development and empowering individuals to act critically and informatively regarding the environment.
Information Practices;Critical Information Literacy;Sustainable Development;2030 Agenda
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Final_Renata Bulhoes_pdfA.pdf

Contexto

Gestão da Informação e Organização do Conhecimento
MEDIAÇÃO E USO DA INFORMAÇÃO
MED-PESQUISA [01/09/2019-](Renata): Competência em informação e arquivologia: espectros e inter-relações

Banca Examinadora

RENATA LIRA FURTADO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARISE TELES CONDURU Docente - PERMANENTE
ILEMAR CHRISTINA LANSONI WEY BERTI Participante Externo
RENATA LIRA FURTADO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Colaborador
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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