• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO (30001013001P1)
UM OLHAR PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM CONTEXTOS EMPOBRECIDOS
CARLA BRISEIDA CHOQUE VILLARROEL SILVA
DISSERTAÇÃO
14/08/2024

Este trabalho tem por objetivo tecer compreensões sobre se e como a condição de pobreza delineia o processo de escolarização de estudantes com deficiência. Para cumprir esse propósito investigativo, procurou-se uma escola de um bairro periférico no município de Vila Velha-ES, Brasil, rodeada por duas ocupações. Os dados levantados refletem dialogando com a literatura que versa sobre as temáticas pobreza e deficiência. Em termos metodológicos, este trabalho delineia como uma pesquisa de natureza qualitativa, usando como referência os pressupostos da Sociologia Figuracional, elaborada por Norbert Elias (1994; 2014). Os dados apresentados caracterizam a escola por meio dos dados socioeconômicos do Sistema de Gestão Escolar (SGE, 2024) e entrevistas semiestruturadas. A análise desse conjunto de dados permitiu observar que a escola apresenta que 79,23% das famílias vivem com renda mensal inferior a 1.820,00 reais, a maioria dos domicílios (57,62%) são de responsabilidade das mães e, no caso de estudantes com deficiência, as mães se dedicam exclusivamente à atenção desse estudante, motivo pelo qual muitas dependem de benefícios sociais. Os dados referentes ao território indicam que estudantes que vivem em contextos empobrecidos enfrentam fragilidades e são atravessados pela fome, falta de infraestrutura, violência no território e acesso à saúde, sendo uma das principais dificuldades apresentadas pelas famílias de estudantes com deficiência. A essas variantes somam-se os estigmas vivenciados pela condição de pobreza e deficiência, os quais historicamente, ao longo do processo social, têm acompanhado pobres e deficientes e delineiam o cotidiano de estudantes em contextos empobrecidos e seu processo de escolarização conformado no tecido de relações móveis que narram sua escolarização. Os dados sistematizados neste estudo nos impulsionam a considerar que os princípios de universalidade e equidade de direitos pressupõe a criação e implementação de políticas que considerem a pobreza nos espaços escolares, pois a escola, por si só, não consegue enfrentar tamanho desafio, pelo contrário, a escola vem sendo atravessada por esse contexto.

Educação;Estudantes com deficiência e pobreza.
This work aims to understand whether and how the condition of poverty shapes the schooling process of students with disabilities. To fulfill this investigative purpose, we looked for a school in a peripheral neighborhood in the municipality of Vila Velha, Espírito Santo, Brazil surrounded by two ocupations. The data collected weaves reflections in dialogue with the literature that deals with the themes of poverty and disability. In methodological terms, this work is outlined as qualitative research, using as a reference the assumptions of Figurational Sociology, developed by Norbert Elias (1994; 2014). The data presented presents the characterization of the school through socioeconomic data from the School Management System (SGE, 2024) and semi- structured interviews. The analysis of this set of data allowed us to observe that the school shows that (79.23%) of the families live with a monthly income of less than 1820.00 reais and that the majority of households (57.62%) are the responsibility of mothers and that in the case of students with disabilities, mothers dedicate themselves exclusively to the student's care, which is why many depend on social benefits. Data referring to the territory shows that students who live in impoverished contexts face weaknesses and are affected by hunger, lack of infrastructure, violence in the territory and access to health, being one of the main difficulties presented by families of students with disabilities. Added to these variants are the stigmas experienced by the condition of poverty and disability, which have historically accompanied the poor and disabled throughout the social process and outline the daily lives of students in impoverished contexts and their schooling process shaped in the fabric of moving relationships that narrate their schooling. The data systematized in this study encourage us to consider that the principles of universality and equity of rights presuppose the creation and implementation of policies that consider poverty in school spaces, as the school alone cannot face such a challenge, on the contrary, the school comes being crossed by this context.
Education;Students with disabilities and poverty.
1
139
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação final.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS
TRAJETÓRIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA MATRICULADOS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COMPARADO EM REALIDADES UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS E MEXICANAS

Banca Examinadora

REGINALDO CELIO SOBRINHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
REGINALDO CELIO SOBRINHO Docente - PERMANENTE
RENATA DUARTE SIMOES Participante Externo
FABIANA ALVARENGA RANGEL Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.3
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer