• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (15001016158P5)
LETRAMENTO INFODIGITAL EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: um estudo na Universidade Federal Rural da Amazônia
ANA CRISTINA DA SILVA SANTOS
DISSERTAÇÃO
24/06/2024

Estudos voltados ao letramento informacional e digital visam responder questões relacionadas à construção do conhecimento, na articulação entre competência tecnológica e no consumo de informação. Na Sociedade da Informação, a Amazônia enfrenta o desafio do desenvolvimento sustentável neste contexto de novas tecnologias, o qual demanda pesquisar e pensar elas de forma eficaz, eficiente e ética frente aos problemas locais e a sua articulação global. Neste quesito, as bibliotecas universitárias têm um papel central como unidades que fornecem acesso à informação e educação no manuseio de conteúdos e tecnologias. Nesta área, esta pesquisa indaga como o letramento infodigital está integrado nas ações educativas da Rede de Bibliotecas da Universidade Federal Rural da Amazônia (Redeteca-UFRA). Objetivou-se identificar e caracterizar as ações de letramento infodigital por meio de um estudo de caso aplicado à Redeteca, ao revisar o estado de desenvolvimento das ações para a construção de competências infodigitais. Como os objetivos específicos, buscou-se (1) identificar as ações de letramento informacional e digital nas práticas de educação de usuários da Redeteca, (2) verificar as definições utilizadas como base nessas ações, e (3) analisar a práxis educacional usada. O estudo de caso utilizou a triangulação de três tipos diferentes de fontes informação por meio de revisão documental (documentos institucionais, da unidade e relatórios de atividades), incluindo entrevistas com os bibliotecários compõem a Rede. O período da coleta de informação ocorreu entre o no de 2020 e o ano 2022. Os resultados da pesquisa indicaram a necessidade de serem implementadas políticas de capacitação e suporte contínuo para desenvolver competências infodigitais, destacando a importância do letramento informacional e digital na formação acadêmica para promover um uso crítico e ético das tecnologias de informação e comunicação. Identificou-se que, mesmo com a compreensão sobre a importância dessas competências na formação acadêmica e no apoio ao trabalho colaborativo, os dados revisados não deixam claro as atividades desenvolvidas, nem incluem indicadores de gestão que permitam uma análise abrangente dos resultados das tais ações. Concluiu-se que implementação de políticas de letramento infodigital na Redeteca da UFRA é incompleta, pois ainda falta clareza estratégica sobre como deve ser desenvolvida essa atividade.

Letramento Informacional;Letramento Digital;Educação de Usuário;Bibliotecas Universitárias;Redeteca UFRA
Studies focused on information and digital literacy aim to answer questions related to the construction of knowledge, in the articulation between technological competence and information consumption. In the Information Society, the Amazon faces the challenge of sustainable development in this context of new technologies, which demands research and thinking about them in an effective, efficient and ethical way in the face of local problems and their global articulation. In this regard, university libraries have a central role as units that provide access to information and education in the handling of content and technologies. In this area, this research investigates how infodigital literacy is integrated into the educational actions of the Library Network of the Federal Rural University of the Amazon (Redeteca-UFRA). The objective was to identify and characterize the infodigital literacy actions through a case study applied to Redeteca, by reviewing the state of development of actions for the construction of infodigital competences. The specific objectives were (1) to identify information and digital literacy actions in the education practices of Redeteca users, (2) to verify the definitions used as a basis for these actions, and (3) to analyze the educational praxis used. The case study used the triangulation of three different types of information sources through documentary review (institutional and unit documents and activity reports), including interviews with librarians who make up the Network. The period of information collection took place between 2020 and 2022. The results of the research indicated the need to implement training policies and ongoing support to develop infodigital skills, highlighting the importance of information and digital literacy in academic training to promote a critical and ethical use of information and communication technologies. It was identified that, even with an understanding of the importance of these skills in academic training and in supporting collaborative work, the data reviewed do not make clear the activities developed, nor do they include management indicators that allow a comprehensive analysis of the results of such actions. It was concluded that the implementation of infodigital literacy policies in the UFRA Redeteca is incomplete, as there is still a lack of strategic clarity on how this activity should be developed.
Information Literacy;Digital Literacy;User Education;University Libraries;Redeteca UFRA
1
67
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Ana Cristina da Silva Santos.pdf

Contexto

Gestão da Informação e Organização do Conhecimento
MEDIAÇÃO E USO DA INFORMAÇÃO
[MED-PESQ] [06/2023] [Cristian] - Cultura Digital e Letramento Múltiplo: inteligência coletiva para a sustentabilidade na Amazônia

Banca Examinadora

CRISTIAN BERRIO ZAPATA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FRANCIELE MARQUES REDIGOLO Docente - COLABORADOR
CRISTIAN BERRIO ZAPATA Docente - PERMANENTE
ANTONIO PERIANES RODRIGUEZ Participante Externo
MARISE TELES CONDURU Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer