• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
A CONTRIBUIÇÃO DA CULTURA MAKER PARA A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Um estudo de caso na turma de Técnico em Logística no Senai de Cataguases, Minas Gerais
JULIANA SERTORE DE SOUZA
DISSERTAÇÃO
21/06/2024

A cultura maker emergiu como uma abordagem inovadora na educação, e pode ser promissora para a educação profissional e tecnológica, oferecendo uma variedade de benefícios e oportunidades para os alunos, de forma que contribua para uma formação integral. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo analisar como a cultura maker pode contribuir através de metodologias inovadoras e criativas para uma aprendizagem mais significativa na educação profissional e tecnológica. Para isso, foi realizada uma pesquisa aplicada qualitativa, de caráter exploratório e cunho descritivo, considerando inicialmente a realização de uma pesquisa bibliográfica para fundamentação e desenvolvimento do tema, considerando autores como Ciavatta (2003), Frigotto, Ciavatta, e Ramos (2012), Cordova; Vargas, (2016), Raabe e Gomes (2018), Ostrower, (2009), Resnick (2020), entre outros. Em seguida, foi desenvolvido um um estudo de caso na turma de Técnico em Logística do Senai Cataguases – Centro de Formação Profissional José Ignácio, considerando os discentes e docentes, em que foi possível fomentar a prática de metodologias makers na escola. A partir dos resultados e análises da pesquisa, o produto educacional foi desenvolvido através de um e-book, contendo uma sequência didática formada por cinco atividades makers, preparadas para serem desenvolvidas no laboratório maker da escola, denominado SenaiLab. Portanto, com a implantação do produto educacional foi possível perceber como a cultura maker influencia o desenvolvimento de habilidades práticas, estimula a autonomia e a inovação, promove a aprendizagem colaborativa e criativa, preparando os alunos para ambientes profissionais dinâmicos e para o mundo do trabalho. Concluiu-se que a cultura maker desempenha um papel crucial na transformação da educação profissional e tecnológica, fornecendo uma abordagem prática e inovadora que prepara os alunos de forma integrada, desenvolvendo diversas habilidades essenciais para o mundo do trabalho.

Maker;Laboratório;Práticas;Inovação;Aprendizagem Criativa
Maker culture has emerged as an innovative approach in education, and can be promising for professional and technological education, offering a variety of benefits and opportunities for students, in a way that contributes to an integral education. Therefore, this research aims to analyze how maker culture can contribute through innovative and creative methodologies to more meaningful learning in professional and technological education. To this end, qualitative applied research was carried out, of an exploratory and descriptive nature, initially considering the carrying out of a bibliographical research to substantiate and develop the theme, considering authors such as Ciavatta (2003), Frigotto, Ciavatta, and Ramos (2012), Cordova; Vargas, (2016), Raabe and Gomes (2018), Ostrower, (2009), Resnick (2020), among others. Then, a case study was developed in the Logistics Technician class at Senai Cataguases – José Ignácio Professional Training Center, considering the students and teachers, in which it was possible to encourage the practice of maker methodologies at school. Based on the research results and analysis, the educational product was developed through an e-book, containing a didactic sequence formed by five maker activities, prepared to be developed in the school's maker laboratory, called SenaiLab. Therefore, with the implementation of the educational product, it was possible to see how the maker culture influences the development of practical skills, stimulates autonomy and innovation, promotes collaborative and creative learning, preparing students for dynamic professional environments and the world of work. It was concluded that maker culture plays a crucial role in transforming professional and technological education, providing a practical and innovative approach that prepares students in an integrated way, developing several essential skills for the world of work.
Maker;Laboratory;Practices;Innovation;Creative Learning
1
107
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
dissertação_juliana_sertore.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Banca Examinadora

NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ATAUALPA LUIZ DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
SUELI CHAVES ANDRADE Participante Externo
MARCOS PAVANI DE CARVALHO Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: PRÁTICAS MAKERS PARA O CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA NO SENAI DE CATAGUASES, MINAS GERAIS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer