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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (15001016158P5)
GESTÃO DO CONHECIMENTO E LIÇÕES APRENDIDAS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: uma análise na Redeteca/UFRA na prestação de serviços durante a Pandemia da COVID-19
RAIMUNDO SILVA JUNIOR
DISSERTAÇÃO
04/09/2024

A Gestão do Conhecimento (GC) é uma ferramenta essencial para qualquer organização, pública ou privada. Entretanto, sua aplicação em Bibliotecas Universitárias (BU) é complexa devido às características específicas desse tipo de instituição. A adoção de práticas e ferramentas de GC é crucial tanto para gestores quanto para bibliotecários. Neste contexto, as Lições Aprendidas (LA) ganham destaque, especialmente em situações de crise, pois podem gerar melhorias operacionais nos processos e serviços, além de promover aprendizado. Esta pesquisa tem como objetivo geral estudar as LA dos bibliotecários e gestores da Rede de Biblioteca da Universidade Federal Rural da Amazônia (REDETECA/UFRA) durante a pandemia de COVID-19, como contribuição para a GC Organizacional. A fundamentação teórica aborda GC no contexto organizacional e nas BU, além de LA no gerenciamento de projetos e em BU em cenários de crise. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, focada nas LA em BU. O método utilizado é o estudo de caso único e coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com três gestoras de bibliotecas e questionários aplicados a doze bibliotecários da REDETECA/UFRA. A apreciação dos dados tem como base a Análise de Conteúdo de Bardin (2010). Os resultados apontam que a colaboração entre a gestão superior e a superintendência influenciou positivamente a tomada de decisões. Entre os aspectos positivos das LA, destacam-se a união e o suporte técnico, enquanto o distanciamento da equipe foi um ponto negativo. Constatou-se que o compartilhamento de informações é valioso e relevante para os colegas, mas há barreiras, como a centralização de dados e o acesso limitado a informações, que dificultaram o aprendizado. O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) facilitou o compartilhamento de conhecimentos, os quais foram rapidamente documentados e disponibilizados. A partilha de experiências durante as atividades laborais também foi registrado, concluindo-se que a biblioteca implementou um processo de LA, promovendo o compartilhamento de saberes e conhecimentos, o que abriu novas possibilidades para a gestão de crises, consolidando-se como ferramenta eficaz de gestão para bibliotecas.

gestão do conhecimento 3 práticas e ferramentas;biblioteca universitária;lições aprendidas;Pandemia COVID-19
Knowledge Management (KM) is an essential tool for any organization, public or private. However, its application in University Libraries (BU) is complex due to the specific characteristics of this type of institution. The adoption of KM practices and tools is crucial for both managers and librarians. In this context, Lessons Learned (LA) gain prominence, especially in crisis situations, as they can generate operational improvements in processes and services, in addition to promoting learning. This research has the general objective of studying the LA of librarians and managers of the Library Network of the Federal Rural University of the Amazon (REDETECA/UFRA) during the COVID-19 pandemic, as a contribution to Organizational GC. The theoretical foundation addresses KM in the organizational context and in BUs, in addition to LA in project management and in BUs in crisis scenarios. This is an exploratory research, with a qualitative approach, focused on LA in BU. The method used is a single case study and data collection through semi- structured interviews with three library managers and questionnaires applied to twelve librarians from REDETECA/UFRA. Data assessment is based on Bardin's Content Analysis (2010). The results indicate that collaboration between senior management and superintendence positively influenced decision-making. Among the positive aspects of the LA, unity and technical support stand out, while the team's distancing was a negative point. It was found that sharing information is valuable and relevant to colleagues, but there are barriers, such as data centralization and limited access to information, that made learning difficult. The use of Information and Communication Technologies (ICTs) facilitated the sharing of knowledge, which was quickly documented and made available. The sharing of experiences during work activities was also recorded, concluding that the library implemented an LA process, promoting the sharing of knowledge, which opened new possibilities for crisis management, consolidating itself as an effective tool for management for libraries.
knowledge management 3 pratices and tools;university library;lessons learned;Pandemic COVID-19
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTACAO_-_RAIMUNDO SILVA _UFPA_PPGCI_2022_17092024_assinado_assinado_assinado (3) (1).pdf

Contexto

Gestão da Informação e Organização do Conhecimento
MEDIAÇÃO E USO DA INFORMAÇÃO
[MED-PESQ] [01/2023] [Danielly] Gestão do Conhecimento em organizações na Amazônia: estudos reflexivos e propositivos para maturidade em sustentabilidade, inovação e conhecimento.

Banca Examinadora

DANIELLY OLIVEIRA INOMATA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
SIRLENE PINTRO Participante Externo
DANIELLY OLIVEIRA INOMATA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Outros
Sim
Plataforma Sucupira
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