• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E A INTERNACIONALIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DA MELHORIA DO ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - EPT
ALINE MARIA ARAUJO DA SILVA
DISSERTAÇÃO
13/09/2024

Este estudo teve como objetivo geral analisar a historicidade das memórias da construção do ensino de língua inglesa no ensino médio técnico do Ifac Campus Cruzeiro do Sul. Isso visando uma construção coletiva de estratégias interdisciplinares e a organização de espaços integradores de discussão e ensino de língua estrangeira como instrumento da melhoria do ensino na Educação Profissional e Tecnológica – EPT. Como instrumento de produção de dados para a pesquisa de abordagem qualitativa, utilizou-se a pesquisa documental e questionário semiestruturado. Quanto ao objetivo, caracteriza-se como descritiva, pois o levantamento feito leva ao entendimento do fenômeno posto e estabelece relações entre as variáveis. Para a análise de dados optou-se pela análise do discurso. Como resultado, compreendeuse que os ementários da disciplina de língua inglesa não contribuem para um itinerário formativo na língua, e a carga horária destinada ao seu ensino não é suficiente para a prática das habilidades linguísticas e a formação humana e integral dos estudantes de língua inglesa. Constatou-se a viabilidade da organização de espaços pedagógicos interdisciplinares para discussão e planejamento de ações para o ensino de língua inglesa e a utilização de espaços existentes no campus para as práticas sociais e comunicativas. A partir deste estudo, foi elaborado o Guia Prático como uma ferramenta ao auxílio a docentes de língua inglesa que desejem organizar um espaço pedagógico para elaboração de estratégias de ensino integrador para o ensino dessa língua, pensando na formação completa do estudante no Ensino Profissional e Tecnológico (EPT).

Ensino de Língua inglesa;INTERNACIONALIZAÇÃO;Projeto de Ensino;Espaço Pedagógico;Produto Educacional
The general objective of this study was to analyze the historicity of memories of the construction of English language teaching in technical high school at Ifac Campus Cruzeiro do Sul. This was aimed at a collective construction of interdisciplinary strategies and the organization of integrative spaces for discussion and teaching of foreign languages as an instrument for improving teaching in Professional and Technological Education (EPT). Documentary research and a semi-structured questionnaire were used as data production instruments for the qualitative research. Regarding the objective, it is characterized as descriptive, since the survey conducted leads to the understanding of the phenomenon in question and establishes relationships between the variables. Discourse analysis was chosen for data analysis. As a result, it was understood that the syllabuses of the English language subject do not contribute to a formative itinerary in the language, and the workload allocated to its teaching is not sufficient for the practice of linguistic skills and the human and integral formation of English language students. The feasibility of organizing interdisciplinary pedagogical spaces for discussing and planning actions for teaching English and using existing spaces on campus for social and communicative practices was confirmed. Based on this study, the Practical Guide was developed as a tool to assist English language teachers who wish to organize a pedagogical space for developing integrative teaching strategies for teaching this language, considering the complete education of students in Vocational and Technological Education (EPT)
Teaching English Language;Internationalization;Pedagogical Space;Teaching Project;Educational Product
1
146
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertacao_Aline_Silva_com_ficha_catalografica__1_.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT

Banca Examinadora

JOSE MARLO ARAUJO DE AZEVEDO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CRISTIANO GIL REGIS Participante Externo
EDILENE DA SILVA FERREIRA Docente - PERMANENTE
JOSE MARLO ARAUJO DE AZEVEDO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
GUIA PRÁTICO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO INTERDISCIPLINAR DE LÍNGUAS E A INTERNACIONALIZAÇÃO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.12
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer