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UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO (30001013001P1)
POLÍTICAS DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA NO BRASIL: ANÁLISE DA REGULAÇÃO ESTATAL E DOS INDICADORES DEMOGRÁFICOS E EDUCACIONAIS (1995-2022)
ZILKA SULAMITA TEIXEIRA DE AGUILAR PACHECO
TESE
04/09/2024

Essa tese visa analisar a constituição das políticas que medeiam o acesso à educação superior pública no Brasil, investigando a regulação estatal e os indicadores demográficos e educacionais entre 1995 e 2022. Para análise do objeto em seu movimento histórico e atual, nos orientamos pelo pensamento crítico de base marxista. O percurso metodológico baseou-se na pesquisa bibliográfica e documental de abordagem quanti-qualitativa, buscando perceber a realidade em movimento constante, ora de manutenção, ora de ruptura das políticas. Operacionalizamos uma revisão sistemática e análise bibliométrica da literatura (capítulo 1); e, assumimos a análise documental das políticas educacionais reguladoras do acesso à educação superior (capítulo 2) e dos indicadores demográficos e educacionais referentes ao ensino médio e à educação superior brasileira (capítulo 3). A análise das políticas implementadas nos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011), Dilma Rousseff (2011-2016), Michel Temer (2016-2018) e Jair Messias Bolsonaro (2019- 2022) indicam distintos modos de regulação exercidos pelo Estado brasileiro – liberal￾conservador, progressista-conciliador e conservador de desmonte. Os indicadores de 1995 a 2022 evidenciaram que: a) no ensino médio, houve ampliação de 52,7 pontos percentuais na adequação idade-etapa da população de 15 a 17 anos; ampliação das matrículas em 66,5% e dos concluintes em 212%; e, b) na graduação, houve aumento do 19 pontos na idade-etapa da população de 18 a 24 anos e de 236% no número de ingressantes, sendo 262% e 203% nas redes privada e pública, respectivamente, com a distorção entre as redes ampliada (pública, de 33% para 11%; e privada, de 67% para 89%); ampliação das matrículas totais, 537%, com redução da representatividade da rede pública; ampliação das matrículas públicas federais de pretos, pardos e indígenas, de 17,3% para 46,7%; crescimento das taxas bruta (de 9,5% para 38,6%) e líquida (de 5,9% para 20,2%) de matrícula; e, redução do percentual de concluintes comparado ao número de ingressantes quatro anos antes, de 62% para 35%, sendo de 63,4% para 42,7% na rede pública e de 61% para 34,1% na privada. As políticas educacionais implementadas entre 1995 e 2022 estabeleceram diferentes e coexistentes modos de regulação do Estado brasileiro sobre o acesso à educação superior pública, evidenciando a conservação da dualidade social e educacional, restringindo o acesso de determinados grupos historicamente excluídos da educação superior pública e financiando a educação superior privada; a conciliação entre projetos progressistas de ampliação das finalidades da educação e de democratização do acesso aos níveis elevados de ensino e negociação para financiamento e viabilização da oferta educacional privada; e, a conservação de desmonte, visando desestruturar e destruir avanços obtidos no sentido da democratização do acesso à educação superior pública.

políticas educacionais;acesso à educação superior;regulação estatal;indicadores
This thesis aims to analyze the constitution of policies that mediate access to public higher education in Brazil, investigating state regulation and demographic and educational indicators between 1995 and 2022. To analyze the object in its historical and current movement, we are guided by critical thinking Marxist-based. The methodological path was based on bibliographical and documentary research with a quantitative-qualitative approach, seeking to understand the reality in constant movement, sometimes in maintenance, sometimes in rupture of policies. We operationalized a systematic review and bibliometric analysis of the literature (chapter 1); and, we undertake the documentary analysis of educational policies regulating access to higher education (chapter 2) and demographic and educational indicators referring to Brazilian secondary education and higher education (chapter 3). The analysis of policies implemented in the governments of Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011), Dilma Rousseff (2011-2016), Michel Temer (2016-2018) and Jair Messias Bolsonaro (2019-2022 ) indicate different modes of regulation exercised by the Brazilian State – liberal-conservative, progressive-conciliatory and dismantling conservative. The indicators from 1995 to 2022 showed that: a) in secondary education, there was an increase of 52.7 percentage points in the age-stage adequacy of the population aged 15 to 17; increase in enrollment by 66.5% and in graduates by 212%; and, b) at graduation, there was an increase of 19 points in the age-stage of the population from 18 to 24 years old and 236% in the number of entrants, being 262% and 203% in the private and public networks, respectively, with the distortion between the expanded networks (public, from 33% to 11%; and private, from 67% to 89%); increase in total enrollment, 537%, with a reduction in the representation of the public network; increase in federal public enrollment of black, brown and indigenous people, from 17.3% to 46.7%; growth in gross (from 9.5% to 38.6%) and net (from 5.9% to 20.2%) enrollment rates; and, reduction in the percentage of graduates compared to the number of entrants four years earlier, from 62% to 35%, from 63.4% to 42.7% in the public network and from 61% to 34.1% in the private sector. The educational policies implemented between 1995 and 2022 established different and coexisting modes of regulation by the Brazilian State on access to public higher education, highlighting the conservation of social and educational duality, restricting the access of certain groups historically excluded from public higher education and financing the private higher education; the reconciliation between progressive projects to expand the purposes of education and democratize access to high levels of education and negotiation for financing and enabling private educational provision; and, the conservation of dismantling, aiming to disrupt and destroy advances made towards the democratization of access to public higher education.
high school reforms;regulation of educational policies;access to higher.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho possui divulgação autorizada
Tese final doutorado.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO HUMANA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Política de avaliação educacional: comparação transcultural entre países Sul-americanos no PISA

Banca Examinadora

WAGNER DOS SANTOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SANDRA SOARES DELLA FONTE Docente - PERMANENTE
MARCIEL BARCELOS LANO Participante Externo
WAGNER DOS SANTOS Docente - PERMANENTE
MARCELO LIMA Docente - PERMANENTE
JOAO FERREIRA DE OLIVEIRA Participante Externo

Vínculo

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Não
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