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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
SISTEMAS DE GESTÃO (31003010045P8)
APLICAÇÃO DE CRITÉRIOS SUSTENTÁVEIS NAS COMPRAS PELAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE FUZZY TOPSIS PARA HIERARQUIZAÇÃO DE DIFICULDADES.
PAULO MARCIO DA SILVA SCHIFFINI
DISSERTAÇÃO
27/06/2024

O escopo deste trabalho é analisar as dificuldades observadas para implementação de critérios voltados para sustentabilidade nas compras públicas em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras, para cumprimento de sua responsabilidade social, sob a égide da norma ISO 20400:2017. Para isso, foi desenvolvido um questionário a partir da referida norma para ser usado como instrumento de coleta de dados em uma survey com profissionais atuantes nos setores responsáveis pelas aquisições de bens e serviços nas IFES brasileiras. Para analisar os dados, primeiro os participantes foram agrupados através da Análise Hierárquica de Cluster, considerando suas similaridades em termos de experiência profissional. Adicionalmente, foi realizada uma análise de frequência para entender melhor a situação atual das IFES no Brasil e, finalmente, os dados obtidos na survey foram tratados pelo método multicritérios Fuzzy TOPSIS (do inglês, Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution) para analisar comparativamente as dificuldades estudadas, obtendo sua hierarquização, das quais foram destacadas, a partir da percepção dos especialistas participantes: realização de um reconhecimento dos fornecedores que demonstram resultados positivos em sustentabilidade, por meio da instituição de prêmios e avaliações durante a seleção dos fornecedores; condução de uma pré-qualificação adequada dos fornecedores para obter informações relevantes, abordando as questões pertinentes à sustentabilidade; avaliação apropriada das capacidades dos fornecedores para atender aos requisitos de sustentabilidade social e ambiental; e gerenciamento do desempenho dos fornecedores de forma transparente e recíproca, além de lidar com falhas dos fornecedores de maneira eficaz. Esta pesquisa tem o potencial de contribuir para a ampliação das discussões em torno das compras sustentáveis.

Dificuldades;Barreiras;Compras sustentáveis;Instituições Federais de Ensino Superior;Desenvolvimento sustentável;Sustentabilidade na Educação Superior;Brasil
The scope of this work is to analyze the difficulties observed in implementing criteria aimed at sustainability in public procurement in Brazilian Federal Higher Education Institutions (IFES), to fulfil their social responsibility, under the auspices of the ISO 20400:2017 standard. To this end, a questionnaire was developed based on the standard to be used as a data collection instrument in a survey with professionals working in the sectors responsible for the acquisition of goods and services in Brazilian IFES. To analyze the data, the participants were first grouped using Hierarchical Cluster Analysis, considering their similarities in terms of professional experience. Additionally, a frequency analysis was carried out to better understand the current situation of IFES in Brazil and, finally, the data obtained in the survey were treated by the Fuzzy TOPSIS multi-criteria method (Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution) to analyze comparatively the difficulties studied, obtaining their hierarchy, of which the following were highlighted, based on the perception of the participating experts: recognizing suppliers that demonstrate positive results in sustainability, through the institution of awards and evaluations during the selection of suppliers; conducting an adequate pre-qualification of suppliers to obtain relevant information, addressing issues relevant to sustainability; appropriate assessment of suppliers' capabilities to meet social and environmental sustainability requirements; and managing supplier performance in a transparent and reciprocal manner, in addition to dealing with supplier failures effectively. This research has the potential to contribute to expanding discussions around the public procurement.
Difficulties;Barriers;Sustainable procurement;Higher education institutions;Sustainable Development;Sustainability in Higher Education;Brazil
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
O trabalho possui divulgação autorizada
PAULO MARCIO DA SILVA SCHIFFINI_v2.pdf

Contexto

ORGANIZAÇÕES E ESTRATÉGIA
SISTEMA DE GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE
ESTUDOS, DESENVOLVIMENTOS E APLICAÇÕES EM ESTRATÉGIAS PARA A SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL

Banca Examinadora

IZABELA SIMON RAMPASSO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MIRIAN PICININI MEXAS Docente - PERMANENTE
IZABELA SIMON RAMPASSO Docente - PERMANENTE
CRISTINA GOMES DE SOUZA Docente - PERMANENTE
TIAGO FONSECA ALBUQUERQUE CAVALCANTI SIGAHI Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
DECLARAÇÃO EMITIDA PELA ORGANIZAÇÃO- APLICAÇÃO DE RIOS VEIS NAS COMPRAS PELAS INSTITUIÇÕ ES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS: UMA LISE FUZZY TOPSIS PARA HIERARQUIZAÇÃ O DE DIFICULDADES TÉCNICA RELATÓRIO DE PESQUISA
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