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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO (30001013001P1)
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO TEÓRICO, BIBLIOGRÁFICO E CONCEITUAL
JAMILLE PANETTO BLANDINO GOBETTI
DISSERTAÇÃO
26/09/2024

Este estudo teve como objetivo geral conhecer e discutir os principais métodos e abordagens que trabalham com as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse objetivo desdobra-se em: conhecer a produção acadêmica acerca do tema divulgado no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Ufes; e conhecer e analisar as principais mudanças conceituais do Transtorno do Espectro Autista. Para este estudo, utilizamos uma metodologia qualitativa, por meio de um estudo teórico, bibliográfico e conceitual, que se desenvolveu à luz do aporte teórico da perspectiva histórico-cultural. Optamos por essa perspectiva, pois acreditamos ser uma corrente teórica que permite (re)conhecer o sujeito, com ou sem deficiência, como social, histórico e produtor e reprodutor de cultura. Assim, partimos do princípio de que a pessoa com TEA é capaz de olhar o mundo, percebê-lo e reinventá-lo de acordo com suas próprias necessidades e experiências no contexto sociocultural. Acreditamos que esse grupo tem muito a dizer e diz sobre si, sobre as intervenções/tratamento e ações pedagógicas que atravessam sua vida. À medida que se percorrem os aspectos conceituais e o amparo legal, percebemos que a forma de compreender o TEA na atualidade perpassa os aspectos sociais, históricos, culturais, políticos, econômicos e teóricos. Dito isso, elegemos a psicanálise, a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), o Método Denver, o Modelo DIR®/Floortime e a perspectiva histórico-cultural como principais métodos e abordagens de trabalho com as pessoas com TEA. Buscamos entender a práxis de cada um e como compreendem e atuam com esse público. Nas discussões, percebemos que a psicanálise e a perspectiva histórico-cultural podem corroborar a quebra de concepções de culpabilização, patologização, déficit e segregação que incidem sobre esses sujeitos. Assim, reconhecem a potencialidade de cada um. Em contrapartida, a ABA, o Método Denver e o Modelo DIR®/Floortime, respectivamente, a primeira em maior grau e as outras duas em menor medida, optam por uma perspectiva organicista que favorece os manuais diagnósticos, e consequentemente, reforçam os imperativos reducionistas de incapacidade e comparação. Por fim, concluímos que é necessário compreender de forma ampla e crítica as diversas concepções sobre o TEA e como atuam com elas, visto que constitui uma temática cheia de controvérsias, disputas e inconclusões.

Transtorno do Espectro Autista;Vigotski;métodos e abordagens.
This study had the general objective of knowing and discussing the main methods and approaches that work with people with Autism Spectrum Disorder (ASD). This objective is: to understand the academic production on the topic disclosed in the Postgraduate Program in Education at the UFES Education Center; and know and analyze the main conceptual changes in Autism Spectrum Disorder. To carry out this study, we used a qualitative methodology, carried out through a theoretical, bibliographic and conceptual study, which was developed in light of the theoretical contribution from the historical- cultural perspective. We chose this perspective, as we believe it is a theoretical current that allows us to (re)know the subject, with or without disabilities, as social, historical and producer and reproducer of culture. Thus, we assume that people with ASD are capable of looking at the world, perceiving it and reinventing it according to their own needs and experiences in the sociocultural context. We believe that this group has a lot to say and says about themselves, about the interventions/treatment and pedagogical actions that span their lives. As we go through the conceptual aspects and legal support, we realize that the way of understanding ASD today permeates social, historical, cultural, political, economic and theoretical aspects. That said, we chose psychoanalysis, Applied Behavior Analysis (ABA), the Denver Method, the DIR®/Floortime Model and the historical-cultural perspective as the main methods and approaches for working with people with ASD. We seek to understand each person’s practice and how they understand and act with this audience. In the discussions, we realized that psychoanalysis and the historical-cultural perspective can corroborate the breakdown of conceptions of blame, pathologization, deficit and segregation that affect these subjects. Thus, they recognize the potential of each person. On the other hand, ABA, the Denver Method and the DIR®/Floortime Model, respectively, the first to a greater extent and the other two to a lesser extent, opt for an organicist perspective that favors diagnostic manuals, and consequently reinforces reductionist imperatives disability and comparison. Finally, we conclude that it is necessary to understand in a broad and critical way the different conceptions about ASD and how they work with them, as it is a topic full of controversies, disputes and inconclusiveness.
Autism Spectrum Disorder;Vigotski;methods and approaches.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Final - Jamille.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS
ALUNOS COM SÍNDROMES RARAS NA ESCOLA COMUM: INCLUSÃO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

Banca Examinadora

ROGERIO DRAGO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
DANIELLI VEIGA CARNEIRO SONDERMANN Participante Externo
EDSON PANTALEAO ALVES Docente - PERMANENTE
ROGERIO DRAGO Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Excelência Acadêmica 9

Vínculo

-
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Não
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