• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
LUCAS DE SOUSA GOMES
DISSERTAÇÃO
25/09/2024

O trabalho de dissertação elucida os desafios da transposição didática de conteúdo para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino médio técnico integrado. A pesquisa objetivou investigar as questões da aprendizagem desses estudantes, tais como: Quais as principais dificuldades no ensino de estudantes com TEA? Quais estratégias educacionais são adequadas para esses alunos? Qual a eficiência da formação continuada para capacitar professores e técnicos da educação na ensinagem de alunos com TEA? Para isso utilizou-se dos pressupostos da pesquisa-ação, a partir das etapas de elaboração, aplicação, avaliação e reflexão. Durante a fase de diagnóstico, a população foi constituída por 17 educadores vinculados ao Instituto Federal do Acre – Campus Rio Branco, onde optou-se pela análise categorial descritiva de um questionário semiestruturado, através de formulário digital, para obter dados empíricos sobre as dificuldades enfrentadas por educadores no ensino desses alunos. Na investigação exploratória, realizou-se uma revisão sistemática através da busca, seleção, categorização e metanálise de 32 trabalhos entre teses e dissertações publicadas no Brasil no período de 2017 a 2023, com foco nas estratégias e metodologias educacionais para pessoas com TEA. Na fase de intervenção da pesquisa avalia-se as etapas de elaboração, com base nos achados da pesquisa-ação sobre o TEA e aplicação de um curso de formação continuada a 175 educadores, dentre estes, professores da rede pública e da educação profissional e tecnológica, técnicos administrativos em educação e estudantes de licenciatura em processo de finalização da graduação. Para isso, utilizou-se análise descritiva categorial e coletou-se dados de 53 respostas em formulários digitais preenchidos pelos participantes do curso. A partir dos resultados, observa-se que 64,7% dos participantes da primeira etapa não possuíam formação em TEA. Identifica-se também que a falta de estratégias adequadas para a adaptação curricular, assim como, a necessidade de revisão das práticas pedagógicas e de maior suporte para os educadores são obstáculos na ensinagem desses alunos. As descobertas da etapa exploratória indicam que a adaptação curricular, a contação de histórias, a formação docente, a aplicação de jogos, materiais e recursos didáticos, a mediação pedagógica, a pedagogia dos multiletramentos, as práticas corporais e o uso de tecnologia assistiva são estratégias adequadas de ensino para alunos com TEA. As implicações da investigação-intervenção levam para a conclusão de que os participantes se identificaram com o campo de estudo e adquiriram conhecimento de caráter formador. Conclui-se que a formação docente e continuada de professores se provou uma estratégia definitiva para a pesquisa-ação de saberes pedagógicos na ensinagem de alunos com TEA e na constituição de saberes docentes, possibilitando uma consequente inclusão de alunos com TEA. A pesquisa de dissertação tem como produto um roteiro de curso de formação continuada que pode ser replicado e reutilizado em pesquisas futuras.

Educação Especia;Estratégias de Ensino Aprendizagem;Métodos de Educação Especial;Formação Continuada de Professores;Transtorno do Espectro Autista
The dissertation work elucidates the challenges of didactic transposition of content for students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in integrated technical high school. The research aimed to investigate learning issues for these students, such as: What are the main difficulties in teaching students with ASD? What educational strategies are suitable for these students? What is the effectiveness of continuing education in preparing teachers and education technicians to teach students with ASD? For this, the assumptions of action research were used based on the stages of planning, implementation, evaluation, and reflection. During the diagnostic phase, the population consisted of 17 educators affiliated with the Federal Institute of Acre - Rio Branco Campus, where descriptive categorical analysis of a structured interview was chosen through a digital form to obtain empirical data on the difficulties faced by educators in teaching these students. In the exploratory investigation, a systematic review was conducted through the search, selection, categorization, and meta-analysis of 32 works, including theses and dissertations published in Brazil from 2017 to 2023, focusing on educational strategies and methodologies for individuals with ASD. During the intervention phase of the research, the development stages are evaluated based on the findings from the action research on Autism Spectrum Disorder (ASD) and the implementation of a continuing education course for 175 educators, including public school teachers, vocational and technical education administrators, and undergraduate students nearing graduation. Descriptive categorical analysis was used for this purpose, and data was collected from 53 responses in digital forms filled out by course participants. The results indicate that 64.7% of participants in the first stage did not have training in ASD, and that the lack of appropriate strategies for curriculum adaptation, as well as the need for revising pedagogical practices and providing greater support for educators, are obstacles in teaching these students. The findings from the exploratory stage indicate that curriculum adaptation, storytelling, teacher training, educational games, teaching materials and resources, pedagogical mediation, multiliteracy pedagogy, physical practices, and assistive technology are suitable teaching strategies for students with ASD. The implications of the researchintervention lead to the conclusion that participants identified with the field of study and acquired knowledge of a formative nature. It is concluded that teacher training and ongoing professional development have proven to be a definitive strategy for actionresearch on pedagogical knowledge in teaching students with ASD and in the development of teaching knowledge, enabling the subsequent inclusion of students with ASD. The dissertation research produces a guide for continuing education courses that can be replicated and reused in future research.
Autism Spectrum Disorder;Continuing Education of Teachers;Methods of Special Education;Special Education;Teaching and Learning Strategies
1
162
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Mestrado - Lucas de Sousa Gomes.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 2- Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Banca Examinadora

JOSE JULIO CESAR DO NASCIMENTO ARAUJO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
EDILENE DA SILVA FERREIRA Docente - PERMANENTE
MARIA DAS GRACAS ALVES PEREIRA Participante Externo
ANA MARIA DE LUCENA RODRIGUES Participante Externo
JOSE JULIO CESAR DO NASCIMENTO ARAUJO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
CURSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA EDUCADORES: ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM PARA ALUNOS COM TEA TÉCNICA CURSO DE CURTA DURAÇÃO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.12
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer