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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
O LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFAC: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA COM O USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA
ROZA CELI MARIANO BATISTA ALMEIDA GUEDES
DISSERTAÇÃO
17/09/2024

As discussões em torno do letramento digital têm ganhado notoriedade nos estudos da linguagem, e a leitura e interpretação de textos no ambiente digital requerem o desenvolvimento de novas habilidades linguísticas. Desse modo, o gênero notícia pode ser veiculado por diferentes meios de comunicação, como jornais, rádio, televisão e internet, e ter um maior alcance e velocidade de propagação. Nessa perspectiva, a presente pesquisa buscou, por meio da elaboração de um conjunto de Sequências Didáticas Interativas (SDIs), refletir sobre as contribuições do gênero notícia nos processos de ensino e aprendizagem dos discentes do Ensino Médio Integrado, à luz da perspectiva teórica do letramento digital. Para esse fim, foram estabelecidos quatro objetivos específicos: (i) discutir, por meio de uma revisão de literatura, os conceitos e relevância do letramento digital para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Médio Integrado; (ii) apresentar os procedimentos e instrumentos metodológicos necessários para a elaboração de uma Sequência Didática Interativa (SDI) a partir do gênero notícia, direcionados ao desenvolvimento do letramento digital de estudantes do 2º ano do Ensino Médio Integrado em Edificações de um Campus do Ifac; (iii) escrutar, com base na técnica da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016), um questionário aplicado a discentes do 2º ano de um curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico do Instituto Federal do Acre, Campus Rio Branco; e (iv) apresentar uma série de sequências didáticas (SDI 01, SDI 02, SDI 03), abordando o gênero notícia como relevante. Para a consecução desses objetivos foram elaborados quatro artigos. No primeiro, apresenta-se uma revisão de literatura sobre os temas que compõem o aporte teórico da pesquisa. O segundo artigo, de natureza qualitativa, apresenta aspectos teóricos, procedimentos e instrumentos metodológicos para subsidiar a elaboração da Sequência Didática Interativa (SDI). O terceiro artigo compõe-se a partir de uma pesquisa de campo, com abordagem de natureza qualitativa, que utilizou o método da pesquisa-ação como processo investigativo dos dados empíricos dos estudantes e a técnica de Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2016), para tratamento e análise dos dados. O quarto e último artigo versa sobre os resultados da elaboração e avaliação/validação do Produto Educacional (PE), intitulado Sequência Didática Interativa de Letramento Digital na EPT: Uma proposta de ensino com foco no gênero notícia. O PE foi elaborado no formato de uma SDI direcionada para turmas de 2º ano do Ensino Médio Integrado. A metodologia utilizada para a elaboração da SDI valeu-se dos pressupostos metodológicos propostos por Oliveira (2013). Na estrutura do material pedagógico, aborda-se o letramento digital à luz do gênero notícia, por meio de três propostas de aulas, com os seguintes temas: definição do gênero notícia no ambiente digital; educação midiática no combate à propagação de fake news; e produção de texto a partir de notícias atuais. A partir da pesquisa foi possível observar que a SDI foi reconhecida como uma ferramenta eficaz para o processo de ensino e aprendizagem, visto que os professores consultados confirmaram a relevância do produto educacional no processo de ensino e aprendizagem de textos discursivos.

Gênero notícia;Sequência Didática Interativa;Letramento digital;Ensino Médio Integrado;Educação Profissional e Tecnológica
Discussions around digital literacy have gained prominence in language studies, as reading and interpreting texts in a digital environment require the development of new linguistic skills. In this context, the news genre can be conveyed through different media, such as newspapers, radio, television, and the internet, achieving greater reach and speed of dissemination. From this perspective, the present research aimed, through the development of a set of Interactive Didactic Sequences (IDSs), to reflect on the contributions of the news genre to the teaching and learning processes of Integrated High School students, within the theoretical framework of digital literacy. To this end, four specific objectives were established: (i) to discuss, through a literature review, the concepts and relevance of digital literacy for the teaching and learning process of Integrated High School students; (ii) to present the methodological procedures and instruments necessary for the development of an Interactive Didactic Sequence (IDS) based on the news genre, aimed at developing digital literacy among 2nd-year students in the Integrated High School Building course at an Ifac campus; (iii) to examine, using Content Analysis (Bardin, 2016), a questionnaire administered to 2nd-year students in an Integrated High School Technical course at the Federal Institute of Acre, Rio Branco Campus; and (iv) to present a series of didactic sequences (IDS 01, IDS 02, IDS 03), addressing the news genre as relevant. To achieve these objectives, four articles were developed. The first presents a literature review on the theoretical framework of the research. The second article, qualitative in nature, presents theoretical aspects, procedures, and methodological instruments to support the creation of the Interactive Didactic Sequence (IDS). The third article is based on field research with a qualitative approach, employing action research as an investigative process for empirical data collection from students, along with Content Analysis according to Bardin (2016), for data processing and analysis. The fourth and final article discusses the results of the development and evaluation/validation of the Educational Product (EP), entitled Interactive Digital Literacy Didactic Sequence in Vocational and Technical Education (VTE): A teaching proposal focused on the news genre. The EP was created in the form of an IDS for 2nd-year Integrated High School classes. The methodology used for the creation of the IDS was based on the methodological principles proposed by Oliveira (2013). In the structure of the pedagogical material, digital literacy is approached through the news genre in three proposed lessons, covering the following topics: defining the news genre in the digital environment, media education to combat the spread of fake news, and text production based on current news. The research indicated that the IDS was recognized as an effective tool in the teaching and learning process, as consulted teachers confirmed the relevance of the educational product in the process of teaching and learning discursive texts.
News genre;Interactive Didactic Sequence;Digital literacy;Integrated High School;Vocational and Technical Education
I
144
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação- Versão final - Roza Celi - 06.11.2024.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Banca Examinadora

EDILENE DA SILVA FERREIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CEILDES DA SILVA PEREIRA Participante Externo
EDILENE DA SILVA FERREIRA Docente - PERMANENTE
JOSE JULIO CESAR DO NASCIMENTO ARAUJO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA LETRAMENTO DIGITAL NA EPT: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM FOCO NO GÊNERO NOTÍCIA. TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
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