• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
PSICOLOGIA (51005018101P0)
INCLUSÃO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR NA REDE REGULAR DE ENSINO
ADRIELY STEFANI APARECIDA DA SILVA JANUARIO
DISSERTAÇÃO
23/08/2024

A pesquisa foi pensada a partir das experiências de estudantes, familiares e docentes em uma escola municipal de Dourados-MS. As percepções da comunidade escolar, da criança, e da família são fundamentais nesse estudo, que se configura como uma pesquisa de estudo de caso e se propõe a combinar-se com a metodologia de análise de conteúdo para a sistematização e estudo das informações produzidas. O objetivo central é conhecer de que forma ocorre os processos inclusivos de crianças com transtorno opositor desafiador na rede regular de ensino. De modo específico, investiga-se como está ocorrendo a aprendizagem escolar dos estudantes com Transtorno Opositor Desafiador (TOD); verificase que características marcam sua relação social com os colegas, e com os professores; e, analisa-se aprendizagens ou dificuldades vivenciadas pelas famílias e comunidade escolar neste processo inclusivo. A análise de dados se dará por meio da articulação dos dados produzidos ao longo do levantamento, à luz da psicologia histórico-cultural, considerando-se os estudos de Vigotski. O seu desenho seguirá o modelo de pesquisa qualitativa no formato de estudo de caso. Esta dissertação se estrutura em forma de 5 estudos. O primeiro estudo, é sobre o desenvolvimento e aprendizagem do sujeito e a relação com o Transtorno Opositor Desafiador sob a perspectiva histórico-cultural. O segundo estudo apresenta uma revisão de literatura com as pesquisas que tratam dos processos inclusivos de estudantes com transtorno opositor desafiador. O terceiro, é um estudo metodológico acerca das escolhas que traçamos para a realização da nossa pesquisa. O quarto estudo, apresenta-se um relato de experiência sobre a trajetória de realização do estudo empírico realizado à campo. E por fim, o quinto estudo é resultado das indagações deste último, trata-se sobre a pesquisa qualitativa e a evasão do sujeito participante, que por sua vez tem por objetivo compreender quais fatores levam a desistência de sujeitos a participação em pesquisas científicas. Neste estudo é realizado um levantamento bibliográfico de obras que nos ajudam a identificar e é realizado uma análise e discussão das hipóteses traçadas pela pesquisadora. A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD - e à linha de pesquisa Processos Comportamentais e Cognitivos.

Transtorno Opositor Desafiador;Inclusão Escolar;Psicologia históricocultural
The research was designed based on the experiences of students, families and teachers at a municipal school in Dourados-MS. The perceptions of the school community, the child, and the family are fundamental in this study, which is configured as a case study research and proposes to be combined with the content analysis methodology for the systematization and study of the information produced. The central objective is to understand how inclusive processes occur for children with oppositional defiant disorder in the regular education system. Specifically, it investigates how the school learning of students with Oppositional Defiant Disorder (ODD) is occurring; it is verified which characteristics mark their social relationship with colleagues and teachers; and, learning or difficulties experienced by families and the school community in this inclusive process are analyzed. Data analysis will be carried out through the articulation of data produced throughout the survey, in the light of historical-cultural psychology, considering Vygotsky's studies. Its design will follow the qualitative research model in the case study format. This dissertation is structured in the form of 5 studies. The first study is about the development and learning of the subject and the relationship with Oppositional Defiant Disorder from a historical-cultural perspective. The second study presents a literature review with research that deals with the inclusive processes of students with oppositional defiant disorder. The third is a methodological study about the choices we made to carry out our research. The fourth study presents an experience report on the trajectory of carrying out the empirical study carried out in the field. And finally, the fifth study is the result of the latter's inquiries. It deals with qualitative research and the evasion of the participating subject, which in turn aims to understand which factors lead to subjects withdrawing from participating in scientific research. In this study, a bibliographical survey of works that help us to identify is carried out and an analysis and discussion of the hypotheses outlined by the researcher is carried out. This research is linked to the Postgraduate Program in Psychology at the Federal University of Grande Dourados – UFGD - and the Behavioral and Cognitive Processes research line.
Oppositional Defiant Disorder;School inclusion;Cultural historical psychology
1
166
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO ADRIELY JANUÁRIO CORRIGIDA OFICIAL.pdf

Contexto

Psicologia
PROCESSOS COMPORTAMENTAIS E COGNITIVOS
Investigações e intervenções junto a Educação Básica - Interfaces com a Linha Processos Comportamentais e Cognitivos

Banca Examinadora

DENISE MESQUITA DE MELO ALMEIDA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SANYO DRUMMOND PIRES Docente - PERMANENTE
MARIANNA FLORENTINA LIMA ALVES DE OLIVEIRA DRUMMOND Participante Externo
DENISE MESQUITA DE MELO ALMEIDA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 12

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer