• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
O USO DA PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE, CAMPUS RIO BRANCO
NELSON OLIVEIRA DE ALENCAR
DISSERTAÇÃO
10/09/2024

Este estudo investiga a prática da pesquisa como princípio pedagógico no Curso Técnico Integrado de Ensino Médio em Edificações do Instituto Federal do Acre (Ifac) Campus Rio Branco. Elaborou-se quatro objetivos específicos: identificar e analisar os documentos e diretrizes institucionais do Ifac que tratam a pesquisa como princípio pedagógico no Ifac; compreender, junto aos alunos do curso Ensino Médio Integrado (EMI) em edificações, como ocorre a prática da pesquisa como princípio pedagógico em sala de aula; conhecer a prática da pesquisa como princípio pedagógico no curso técnico integrado ao ensino médio em edificações, a partir do corpo docente; propor um produto educacional para a promoção da pesquisa como princípio nos cursos técnicos integrados do ensino médio. Esses objetivos permitiram a elaboração de quatro artigos. O primeiro baseou-se numa revisão da literatura, no campo educacional conceitos aplicados no Ensino Médio Integrado, da pesquisa como princípio pedagógico e sua importância, relacionando-se ao desenvolvimento de atitude científica no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, sua abordagem é qualitativa, de natureza básica, cujo objetivo é exploratório e foram utilizados os procedimentos bibliográfico e documental, além do método dedutivo. O segundo considerou uma análise documental visando examinar e compreender informações contidas em documentos específicos, que evidencie a prática da pesquisa como princípio pedagógico, no Curso Médio Integrado em Edificações, Campus Rio Branco, a metodológica adotada é de caráter qualitativo, com uma abordagem de natureza fundamental, visando a exploração do tema em questão através de procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental. O terceiro buscou analisar a percepção dos alunos do Ensino Médio Integrado em Edificações do Instituto Federal do Acre, Campus Rio Branco, quanto ao uso pesquisa como princípio pedagógico, tendo como fundamentação teórica uma abordagem qualitativa, embora evidencie alguns dados quantitativos, exploratória e aplicada. E o quarto se propôs a conhecer a prática da pesquisa como princípio pedagógico no curso técnico integrado ao ensino médio em edificações, a partir do corpo docente, a pesquisa é qualitativa, embora apareçam alguns dados quantitativos, exploratória e aplicada. Para a geração de dados nos artigos terceiro e quarto, utilizou-se de entrevistas semiestruturada através do Google Forms. Na análise de dados foi utilizada a Análise de Conteúdo Categorial de Bardin (2016). Como resultado, constatou-se que a maioria dos docentes do curso em edificações, reconhecem a importância da pesquisa como princípio pedagógico na formação de sujeitos plenos, críticos e autônomos. Contudo, uma minoria, ainda não tem a mesma percepção dos demais. Diante do exposto, fazse necessário o desenvolvimento de outros estudos sobre a pesquisa enquanto princípio pedagógico, que contemplem outros cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto federal do Acre (Ifac), que envolvam docentes dos referidos cursos, que a investigação faça um diagnóstico do percurso formativo dos sujeitos, para uma percepção da pesquisa como princípio pedagógico na educação profissional e consequentemente para o mercado de trabalho

Pesquisa com princípio pedagógico;Ensino médio integrado;Emancipação;Indissociabilidade
The research aimed to investigate the practice of research as a pedagogical principle in the Integrated High School Technical Course in Buildings at the IFAC Rio Branco Campus. Four specific objectives were developed: a) to identify and analyze the institutional documents and guidelines of Ifac that deal with research as a pedagogical principle in Ifac; b) to know the practice of research as a pedagogical principle in the integrated high school technical course in buildings, from the teaching staff; c) to understand, with the students of the EMI course in buildings, how the practice of research as a pedagogical principle occurs in the classroom; d) Propose an educational product aimed at promoting research as a principle in integrated high school technical courses. The first article sought to analyze, under a literature review, concepts applied in Integrated High School in the educational field, research as a pedagogical principle and its importance, relating to the development of a scientific attitude in the context of Professional and Technological Education, its approach is qualitative, of a basic nature, whose objective is exploratory and bibliographic and documentary procedures were used, in addition to the deductive method. The second, carried out a documentary analysis with the aim of examining and understanding information contained in specific documents, which shows the practice of research as a pedagogical pp, in the Integrated High School Course in Buildings, Campus Rio Branco, the methodology adopted is qualitative, with an approach of a fundamental nature, aiming to explore the theme in question through bibliographic and documentary research procedures. The objective of the third study was to analyze the perception of the students of the Integrated High School in Building at the Federal Institute of Acre, Rio Branco Campus, regarding the use of research as a pedagogical principle, based on the theoretical foundation of a the research was qualitative, although some quantitative, exploratory and applied. Finally, the aim of the fourth article was to find out about the practice of research as a pedagogical principle in the technical course integrated into secondary education in buildings, based on the teaching staff; the research is qualitative, although some quantitative, exploratory and applied data is available. The third and fourth articles used semi-structured interviews via Google Forms to generate data. Bardin's (2016) content technique was used to analyze the data. As a result, it was found that the majority of teachers on the building course recognize the importance of research as a pedagogical principle in the training of full, critical and autonomous subjects. However, a minority do not yet have the same perception as the others. In view of the above, it is necessary to develop other studies on research as a pedagogical principle, which include other technical courses integrated into the secondary education of the Federal Institute of Acre (Ifac), which involve teachers from other technical courses, that the investigation diagnose the subjects' training path, for a perception of research as a pedagogical principle in professional education and consequently for the job market
Research with pedagogical principle;Integrated high schoo;Emancipation;Inseparability
1
101
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertacao - nelson.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT

Banca Examinadora

DIEGO VIANA MELO LIMA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
EDILENE DA SILVA FERREIRA Docente - PERMANENTE
DIEGO VIANA MELO LIMA Docente - PERMANENTE
FRANCISCA DE MOURA MACHADO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO; UM GUIA AOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.12
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer