Este estudo investiga a prática da pesquisa como princípio pedagógico no Curso Técnico Integrado de Ensino Médio em Edificações do Instituto Federal do Acre (Ifac) Campus Rio Branco. Elaborou-se quatro objetivos específicos: identificar e analisar os documentos e diretrizes institucionais do Ifac que tratam a pesquisa como princípio pedagógico no Ifac; compreender, junto aos alunos do curso Ensino Médio Integrado (EMI) em edificações, como ocorre a prática da pesquisa como princípio pedagógico em sala de aula; conhecer a prática da pesquisa como princípio pedagógico no curso técnico integrado ao ensino médio em edificações, a partir do corpo docente; propor um produto educacional para a promoção da pesquisa como princípio nos cursos técnicos integrados do ensino médio. Esses objetivos permitiram a elaboração de quatro artigos. O primeiro baseou-se numa revisão da literatura, no
campo educacional conceitos aplicados no Ensino Médio Integrado, da pesquisa como princípio pedagógico e sua importância, relacionando-se ao desenvolvimento de atitude científica no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, sua abordagem é qualitativa, de natureza básica, cujo objetivo é exploratório e foram utilizados os procedimentos bibliográfico e documental, além do método dedutivo. O segundo considerou uma análise documental visando examinar e compreender informações contidas em documentos específicos, que evidencie a prática da pesquisa como princípio pedagógico, no Curso Médio Integrado em Edificações, Campus Rio Branco, a metodológica adotada é de caráter qualitativo, com uma abordagem de natureza fundamental, visando a exploração do tema em questão através de procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental. O terceiro buscou analisar a percepção dos alunos do Ensino Médio Integrado em Edificações do Instituto Federal do Acre, Campus Rio Branco, quanto ao uso pesquisa como princípio pedagógico, tendo como fundamentação teórica uma abordagem qualitativa, embora
evidencie alguns dados quantitativos, exploratória e aplicada. E o quarto se propôs a conhecer a prática da pesquisa como princípio pedagógico no curso técnico integrado ao ensino médio em edificações, a partir do corpo docente, a pesquisa é qualitativa, embora apareçam alguns dados quantitativos, exploratória e aplicada. Para a geração de dados nos artigos terceiro e quarto, utilizou-se de entrevistas semiestruturada
através do Google Forms. Na análise de dados foi utilizada a Análise de Conteúdo Categorial de Bardin (2016). Como resultado, constatou-se que a maioria dos docentes do curso em edificações, reconhecem a importância da pesquisa como princípio pedagógico na formação de sujeitos plenos, críticos e autônomos. Contudo, uma minoria, ainda não tem a mesma percepção dos demais. Diante do exposto, fazse necessário o desenvolvimento de outros estudos sobre a pesquisa enquanto princípio pedagógico, que contemplem outros cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto federal do Acre (Ifac), que envolvam docentes dos referidos cursos, que a investigação faça um diagnóstico do percurso formativo dos sujeitos, para uma percepção da pesquisa como princípio pedagógico na educação profissional e consequentemente para o mercado de trabalho