• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
Boas práticas para a elaboração de relatos de experiência da Educação Profissional e Tecnológica
DAVID MATOS MILHOMENS
DISSERTAÇÃO
29/07/2024

Esta pesquisa objetiva contribuir para o fortalecimento das publicações científicas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), bem como para o Ensino na EPT, com foco na publicação de relatos de experiência, considerando as especificidades deste formato de texto e do campo de práticas e estudos. O objetivo geral é contribuir para o aumento e a qualidade dessas publicações, explorando os desafios e propondo soluções práticas. O aporte teórico deste trabalho está dividido em duas seções: breve história e bases conceituais da EPT e comunicação científica. A metodologia trata-se de uma pesquisa-ação, dividida em cinco etapas, das quais são: 1) Mapeamento dos periódicos da EPT; 2) Análise das orientações dos periódicos da EPT sobre Relato de Experiência; 3) Análise dos Relatos de Experiência publicados na EPT; 4) Elaboração do Produto Educacional em formato de manual instrucional, e 5) Avaliação do produto proposto. A metodologia utilizada incluiu a realização de doze entrevistas com editores de periódicos, além de uma oficina sobre a elaboração de relatos de experiência. A análise dos dados das entrevistas foi realizada através de uma pesquisa narrativa, que permitiu identificar as percepções e sugestões dos editores sobre o tema. A oficina foi avaliada por meio de questionários aplicados aos participantes, cujas respostas foram analisadas qualitativamente. Os resultados indicaram que há uma carência de diretrizes específicas para a elaboração de relatos de experiência na EPT, o que dificulta tanto a produção quanto a aceitação desses textos pelos periódicos. Além disso, os editores destacaram a importância de se considerar as particularidades do campo da EPT, como a interdisciplinaridade e a aplicação prática do conhecimento, ao definir os critérios para a publicação desses relatos. A partir dessas análises, foi desenvolvido um produto educacional, na forma de uma oficina, que orienta sobre boas práticas na elaboração de relatos de experiência. A oficina inclui reflexões teóricas, exemplos práticos e atividades interativas, visando capacitar os participantes para produzir textos de alta qualidade que atendam às exigências dos periódicos da área. Os principais resultados incluem a identificação das características e orientações dos periódicos da EPT. Conclui-se que a oficina como material educativo pode ser uma ferramenta eficaz para auxiliar pesquisadores e profissionais na produção de relatos de experiência na EPT, promovendo a consolidação e disseminação do conhecimento na área. Ainda, para fomentar a publicação de relatos de experiência na EPT, é essencial desenvolver diretrizes claras e específicas, bem como promover capacitações que abordem tanto os aspectos técnicos quanto os contextuais desse tipo de publicação. A implementação dessas estratégias pode contribuir significativamente para o fortalecimento das publicações científicas na EPT, ampliando a disseminação de conhecimentos e práticas inovadoras.

Educação Profissional e Tecnológica;comunicação científica;periódicos científicos;relatos de experiência;oficina
This dissertation aims to contribute to the strengthening of scientific publications in Professional and Technological Education (EPT), as well as for Teaching in EPT, with a focus on publishing experience reports, considering the specificities of this text format and the field of practices and studies . The main objective is to contribute to the increase and quality of these publications, exploring the challenges and proposing practical solutions. The theoretical basis of this work is divided into two sections: brief history and conceptual bases of EPT and scientific communication. The methodology used is action research, divided into five stages, which are: 1) Mapping of EPT journals; 2) Analysis of the guidelines in EPT journals on Experience Reporting; 3) Analysis of Experience Reports published in EPT; 4) Preparation of the Educational Product in the format of an instructional manual, and 5) Evaluation of the proposed product. The methodology used included twelve interviews with journal editors, in addition to a workshop on preparing experience reports. The analysis of interview data was carried out through narrative research, which made it possible to identify the editors' perceptions and suggestions on the topic. The workshop was evaluated through questionnaires administered to participants, whose responses were qualitatively analyzed. The results indicated that there is a lack of specific guidelines for preparing experience reports in EPT, which makes both the production and acceptance of these texts by journals difficult. Furthermore, the editors highlighted the importance of considering the particularities of the EFA field, such as interdisciplinarity and the practical application of knowledge, when defining the criteria for publishing these reports. Based on these analyses, an educational product was developed, in the form of a workshop, which provides guidance on good practices in preparing experience reports. The workshop includes theoretical reflections, practical examples and interactive activities, aiming to enable participants to produce high-quality texts that meet the requirements of journals in the area. The main results include the identification of the characteristics and orientations of EPT journals. It is concluded that the workshop as educational material can be an effective tool to assist researchers and professionals in producing experience reports on EPT, promoting the consolidation and dissemination of knowledge in the area. Furthermore, to encourage the publication of experience reports on EPT, it is essential to develop clear and specific guidelines, as well as promote training that addresses both the technical and contextual aspects of this type of publication. The implementation of these strategies can significantly contribute to strengthening scientific publications in EPT, expanding the dissemination of knowledge and innovative practices.
Professional and Technological Education;scientific communication;scientific journals;experience reports;workshop
160
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
David_Matos_Milhomens - TCC.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT

Banca Examinadora

CRISLAINE GRUBER
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
VANDERLEI FOLMER Participante Externo
IGOR THIAGO MARQUES MENDONCA Docente - PERMANENTE
CRISLAINE GRUBER Docente - PERMANENTE
CLARICE MONTEIRO ESCOTT Docente - PERMANENTE
ELI LOPES DA SILVA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
BOAS PRÁTICAS PARA ELABORAÇÃO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: OFICINA FORMATIVA BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS
OFICINA BOAS PRÁTICAS PARA A ELABORAÇÃO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA TÉCNICA CURSO DE CURTA DURAÇÃO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer