• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
EVASÃO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES E PROFESSORES DO CURSO TÉCNICO EM FARMÁCIA NA EEB DR. OTTO FEUERSCHUETTE, CAPIVARI DE BAIXO-SC
SILVANA CORREA
DISSERTAÇÃO
01/07/2024

A presente pesquisa objetivou investigar as causas da evasão dos alunos do curso Técnico em Farmácia na Escola de Ensino Básico Dr. Otto Feuerschuette, localizada em Capivari de Baixo, Litoral Sul de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, sendo um estudo de caso de natureza aplicada. Os dados da amostra foram coletados por meio de análises documentais e entrevistas direcionadas a três grupos de estudantes do referido curso: evadidos, frequentes e egressos. Também fizeram parte da pesquisa os professores do curso. Os dados gerados ao longo do estudo foram analisados tendo como referência a Análise de Conteúdo (Bardin, 1977) e interpretados à luz do recorte teórico do presente estudo. A partir dos resultados, foi desenvolvido um produto educacional, na tipologia Guia, visando, a partir das vozes de estudantes e docentes, apresentar diretrizes para minimizar a problemática da evasão e potencializar o êxito escolar dos alunos dos Cursos Técnicos Profissionalizantes, especialmente aqueles do contexto investigado. Espera-se que o estudo possa contribuir para ampliar a compreensão do fenômeno da evasão em cursos técnicos de forma específica e, de forma geral, na Educação Profissional.

Educação Profissional;Cursos Técnicos;Evasão escolar;Êxito escolar
The present research aimed to investigate the causes of student dropout from the Pharmacy Technician course at the Escola de Ensino Básico Dr. Otto Feuerschuette, located in Capivari de Baixo, South Coast of Santa Catarina. This is research with a qualitative approach, being a case study of an applied nature. The sample data was collected through documentary analysis and interviews aimed at three groups of students from the aforementioned course: dropouts, regulars and graduates. The course teachers also took part in the research. The data generated throughout the study were analyzed using Content Analysis (Bardin, 1977) as a reference and interpreted in light of the theoretical framework of the present study. Based on the results, an educational product was developed, in the Guide type, aiming, based on the voices of students and teachers, to present guidelines to minimize the problem of evasion and enhance the academic success of students in Vocational Technical Courses, especially those from the context under study. It is hoped that the study can contribute to expanding the understanding of the phenomenon of dropout in technical courses specifically and, in general, in Professional Education.
Professional Education;Technical Courses;Student Dropout;Academic Success
140
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
Silvana_Correa - TCC.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Banca Examinadora

MARIZETE BORTOLANZA SPESSATTO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SAMIRA DE MORAES MAIA VIGANO Participante Externo
ROBERTA PASQUALLI Docente - PERMANENTE
MARIZETE BORTOLANZA SPESSATTO Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA - Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior 24

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
EVASÃO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NO CURSO TÉCNICO EM FARMÁCIA, NA VOZ DE ESTUDANTES E PROFESSORES TÉCNICA OUTRO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer