• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
PLANEJAMENTO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
ROSIANE FERREIRA DE LIMA
DISSERTAÇÃO
12/09/2024

A educação contemporânea está exigindo mudanças significativas além das abordagens pedagógicas tradicionais. Nesse contexto, o planejamento, acompanhamento e avaliação do trabalho docente são essenciais para uma prática pedagógica eficaz e adaptada às necessidades emergentes da educação atual. A problemática central da dissertação explora como esses aspectos são abordados no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, especificamente no Instituto Federal do Acre (Ifac), Campus Rio Branco. O objetivo da proposta é sistematizar o planejamento e a avaliação do trabalho pedagógico, visando melhorar a prática pedagógica e, consequentemente, o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa possui natureza aplicada, com enfoque quali-quantitativa, caráter exploratório e descritivo (de levantamento), tendo como instrumentos de pesquisa questionários aplicados pelo Google Forms e Rodas de Conversa. A pesquisa é caracterizada por uma abordagem coletiva. Foi realizado um levantamento de dados por meio de questionários aplicados aos docentes e rodas de conversa com a Coordenação Técnico-Pedagógica (COTEP). O estudo revelou que a coordenação pedagógica e os docentes do Campus Rio Branco possuem visões variadas sobre o planejamento pedagógico. Entre os avanços destacados estão o maior foco nos alunos, o uso de tecnologias e a autonomia no planejamento. No entanto, também foram identificadas limitações, como a falta de apoio institucional e planejamento participativo. A avaliação do trabalho docente foi considerada superficial e burocrática, com a necessidade de uma abordagem mais formativa e colaborativa. Os resultados da pesquisa incluíram a proposta de um planejamento pedagógico sistematizado por meio de um produto educacional, que pode contribuir para o trabalho dos atores envolvidos no processo.

planejamento docente;avaliação do trabalho docente;coordenação técnico-pedagógica;coordenação de curso;ifac
Contemporary education is demanding significant changes beyond traditional pedagogical approaches. In this context, planning, monitoring, and evaluating teaching work are essential for effective pedagogical practice that is adapted to the emerging needs of today's education. The central problem of the dissertation explores how these aspects are addressed in the context of Professional and Technological Education, specifically at the Instituto Federal do Acre (Ifac), Rio Branco Campus. The objective of the proposal is to systematize the planning and evaluation of pedagogical work, aiming to improve pedagogical practice and, consequently, the teaching-learning process. The research is applied in nature, with a quali-quantitative focus, exploratory and descriptive (survey) in character, using research instruments such as questionnaires administered via Google Forms and Discussion Circles. The research is characterized by a collective approach. A data collection was carried out through questionnaires applied to teachers and conversation circles with the Technical-Pedagogical Coordination (COTEP). The study revealed that the pedagogical coordination and teachers at the Rio Branco Campus have different views on pedagogical planning. Among the advances highlighted are the greater focus on students, the use of technologies and autonomy in planning. However, limitations were also identified, such as the lack of institutional support and participatory planning. The evaluation of teaching work was considered superficial and bureaucratic, with the need for a more formative and collaborative approach. The results of the research included the proposal for systematized pedagogical planning through an educational product, which can contribute to the work of the actors involved in the process.
teaching planning;evaluation of teaching work;technical-pedagogical coordination;course coordination;ifac
1
86
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
O trabalho possui divulgação autorizada
2- Dissertação - Versão Final (Rosi).pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Banca Examinadora

RICARDO DOS SANTOS PEREIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
EDILENE DA SILVA FERREIRA Docente - PERMANENTE
RICARDO DOS SANTOS PEREIRA Docente - PERMANENTE
FRANCISCO RAIMUNDO ALVES NETO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EPT TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.12
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer