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UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
Sociologia (51005018015P7)
MOBILIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL: VARIADOS ESTUDANTES AFRICANOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GRANDE DOURADOS DE 2015 A 2023
FLAVIO JOAO ADULAI BARI
DISSERTAÇÃO
07/08/2024

Neste estudo, analiso a vinda de alunos vindos da África para o Brasil, com enfoque na Universidade Federal da Grande Dourados localizada no Mato Grosso do Sul (UFGD), durante o período de 2015 a 2023. O intuito da pesquisa é investigar a presença e variedade cultural desses estudantes na UFGD ao longo desse intervalo de tempo. O principal objetivo é compreender as trajetórias seguidas por esses alunos, suas vivências de adaptação e inserção no meio acadêmico e cultural da universidade, além de avaliar as políticas e programas institucionais voltados para apoiar a inclusão e o sucesso acadêmico desses indivíduos. Os resultados obtidos oferecem insights valiosos para nortear políticas e ações que buscam promover uma experiência acadêmica mais inclusiva e enriquecedora não só para os estudantes africanos na UFGD, mas também em Dourados/MS. A base teórica deste estudo está na teoria do "atlântico negro" de Paul Gilroy. A intenção é destacar as diferentes identidades dos participantes da pesquisa, suas vivências em busca de oportunidades acadêmicas e as experiências daqueles que decidem se estabelecer no Brasil. A teoria do "atlântico negro", que adota uma abordagem transnacional e transcultural da diáspora africana, é o alicerce desta pesquisa. Conforme o autor, as experiências dos africanos e seus descendentes na diáspora não devem ser limitados apenas às fronteiras nacionais, mas devem ser compreendidas como parte de uma ampla rede global de interações e influências. A mobilidade estudantil internacional tem aumentado significativamente, impulsionada pela busca de oportunidades acadêmicas, culturais e profissionais ao redor do mundo. Na UFGD, a presença cada vez maior de estudantes africanos reflete essa tendência mundial. Essa diversidade cultural contribui para enriquecer o ambiente acadêmico da universidade, promovendo a compreensão intercultural e a troca de ideias.

Mobilidade estudantil internacional;Estudantes africanos;Diversidade cultural;Integração acadêmica.
In this study, I analyze the arrival of students from Africa to Brazil, focusing on the Federal University of Grande Dourados located in Mato Grosso do Sul (UFGD), during the period from 2015 to 2023. The aim of the research is to investigate the presence and cultural variety of these students at UFGD over this period of time. The main objective is to understand the trajectories followed by these students, their experiences of adaptation and insertion in the academic and cultural environment of the university, in addition to evaluating institutional policies and programs aimed at supporting the inclusion and academic success of these individuals. The results obtained offer valuable insights to guide policies and actions that seek to promote a more inclusive and enriching academic experience not only for African students at UFGD, but also in Dourados/MS. The theoretical basis of this study is Paul Gilroy's "Black Atlantic" theory. The intention is to highlight the different identities of research participants, their experiences in search of academic opportunities and the experiences of those Who decide to settle in Brazil. "Black Atlantic" theory, which takes a transnational and transcultural approach to the African diaspora, is the foundation of this research. According to the author, the experiences of Africans and their descendants in the diaspora should not be limited only to national borders, but should be understood as part of a broad global network of interactions and influences. International student mobility has increased significantly, driven by the search for academic, cultural and Professional opportunities around the world. At UFGD, the increasing presence of African students reflects this global trend. This cultural diversity contributes to enriching the university's academic environment, promoting intercultural understanding and the Exchange of ideas.
Internationalstudentmobility;African students;Cultural diversity. Academicintegration.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
O trabalho possui divulgação autorizada
TRABALHO FINAL...pdf

Contexto

SOCIOLOGIA
PROCESSOS DE DOMINAÇÃO E DISPUTAS POLÍTICAS E SOCIAIS
-

Banca Examinadora

DAVIDE GIACOBBO SCAVO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCILIO RODRIGUES LUCAS Docente - COLABORADOR
MATHEUS GUSTAVO DA SILVA Participante Externo
DAVIDE GIACOBBO SCAVO Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 12

Vínculo

Colaborador
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
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