Ir para o conteúdo
GovBR
  • CORONAVÍRUS (COVID-19)
  • Acesso à informação
  • Participe
  • Legislação
  • Órgãos do Governo
Navegar para direita
  • Casa Civil
  • Ministério da Justiça e Segurança Pública
  • Ministério da Defesa
  • Ministério das Relações Exteriores
  • Ministério da Economia
  • Ministério da Infraestrutura
  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
  • Ministério da Educação
  • Ministério da Cidadania
  • Ministério da Saúde
  • Ministério de Minas e Energia
  • Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
  • Ministério do Meio Ambiente
  • Ministério do Turismo
  • Ministério do Desenvolvimento Regional
  • Controladoria-Geral da União
  • Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
  • Secretaria-Geral
  • Secretaria de Governo
  • Gabinete de Segurança Institucional
  • Advocacia-Geral da União
  • Banco Central do Brasil
  • Planalto

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
GEOGRAFIA (31004016062P2)
O Fazer Geográfico Enegrecido através do Funk Carioca
LUDMYLLA SOARES DOS SANTOS GONCALVES
DISSERTAÇÃO
26/08/2024

Dos diversos tipos de gêneros musicais, movimentos políticos e culturais existentes no Brasil, o Funk possui presença notória dentro e fora do país. Sabendo-se que muito do que é reproduzido na sociedade, também acontece nas instituições de educação, são nas escolas, sobretudo na região metropolitana do Rio de Janeiro, que o Funk aparece sendo tocados nos celulares dos estudantes, em seus corpos que cantarolam e dançam com as batidas, com os cortes de cabelo e penteados que carregam e também a partir de professores que usam o Funk como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem. Levando em consideração a importância da educação antirracista no combate a criminalização do Funk e dos Funkeiros, o objetivo principal desta dissertação é investigar as diferentes formas de como o Funk pode contribuir para o Fazer Geográfico Enegrecido através da caracterização dos elementos que compõem o movimento político e cultural do Funk Carioca e na construção de métodos e metodologias baseados no Funk para o ensino de Geografia. A partir da afroperspectiva e da afrocentricidade como referenciais teóricos a proposta é dar agência ao Funk Carioca e a tudo aquilo que ele pode contribuir para o fazer geográfico enegrecido. Utilizo como fontes principais o levantamento bibliográfico, observação participante no programa de residência artística Estude o Funk na Fundição Progresso de produtores e artistas do Funk e relatos das minhas experiências enegrecidas aplicadas em sala de aula baseada no conceito de escrevivência de Conceição Evaristo (2017b). A pesquisa permitiu identificar as diversas trilhas que podem ser criadas a partir do Funk Carioca para se promover uma educação pró-negritude e antirracista no ensino de Geografia.

Fazer Geográfico Enegrecido;Funk Carioca. Ensino.
De los diversos tipos de géneros musicales, movimientos políticos y culturales existentes en Brasil, el Funk tiene una presencia notable dentro y fuera del país. Sabiendo que mucho de lo que se reproduce en la sociedad también ocurre en las instituciones educativas, es en las escuelas, sobre todo en la región metropolitana de Río de Janeiro, donde el Funk se manifiesta a través de los celulares de los estudiantes, en sus cuerpos que tararean y bailan al ritmo de las canciones, en los cortes de cabello y peinados que llevan, y también a partir de profesores que utilizan el Funk como herramienta didáctica en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Considerando la importancia de la educación antirracista en la lucha contra la criminalización del Funk y de los funkeiros, el objetivo principal de esta disertación es investigar las diferentes formas en que el Funk puede contribuir al Hacer Geográfico Negrificado a través de la caracterización de los elementos que componen el movimiento político y cultural del Funk Carioca y en la construcción de métodos y metodologías basados en el Funk para la enseñanza de la Geografía. A partir de la afroperspectiva y la afrocentricidad como referentes teóricos, la propuesta es dar agencia al Funk Carioca y a todo lo que puede contribuir al hacer geográfico negrificado. Utilizo como fuentes principales la recopilación bibliográfica, la observación participante en el programa de residencia artística Estude o Funk en la Fundição Progresso de productores y artistas del Funk y relatos de mis experiencias negrificadas aplicadas en el aula basadas en el concepto de escrevivência de Conceição Evaristo (2017b). La investigación permitió identificar las diversas rutas que pueden ser creadas a partir del Funk Carioca para promover una educación a favor de la negritud y antirracista en la enseñanza de la Geografía.
Hacer Geográfico Negrecido;Funk Carioca.
1
133
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Ludmylla_Dissertação Banca.pdf

Contexto

PROD. SOC. DO ESPAÇO: NAT., POL. E PROC. FORM.EM GEOGRAFIA
GEOGRAFIA E RELAÇÕES DE PODER
NEGRA- Núcleo de Estudo e Pesquisa em Geografia Regional da África e da Diáspora

Banca Examinadora

DENILSON ARAUJO DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GABRIEL SIQUEIRA CORREA Docente - PERMANENTE
DENILSON ARAUJO DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
GENY FERREIRA GUIMARAES Participante Externo

Vínculo

Colaborador
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.