• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
GEOGRAFIA (31004016062P2)
O papel dos pré-vestibulares sociais e populares na formação de professores de Geografia: olhares sobre o PVS – CEDERJ/Cecierj e a Rede Emancipa
CAIO VITOR VILLARINO
DISSERTAÇÃO
07/10/2024

Na presente pesquisa, buscamos investigar a importância dos projetos sociais e populares de pré-vestibulares para a formação docente. Dentro do amplo campo dos debates sobre Educação Popular, no atual contexto da educação brasileira, os prévestibulares populares e sociais ocupam um espaço de importância significativa. O objetivo desse trabalho é compreender o papel dessas iniciativas na formação técnica e política de jovens professores de Geografia, levando em conta suas potencialidades e limitações. A análise será feita em dois cursos pré-vestibulares sociais presentes na região metropolitana do Rio de Janeiro. Para tal, serão realizadas entrevistas com professores de Geografia formados durante os últimos dez anos (2010-2020) e que tiveram experiências em cursos pré-vestibulares sociais e/ou comunitários e com coordenadores dos cursos Pré-Vestibular Social do CEDERJ/Cecierj (Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro) e da Rede Emancipa. A partir desses instrumentos metodológicos, essa pesquisa busca contribuir para uma análise teórica crítica sobre dicotomia entre teoria e prática, uma vez que pesquiso e trabalhei em cursos pré-vestibulares sociais.

Pré-vestibulares sociais;Educação Popular;Professores de Geografia;Formação Docente;Saberes Docentes 6
En esta investigación buscamos indagar en la importancia de los proyectos preuniversitarios sociales y populares para la formación docente. Dentro del amplio campo de debates sobre Educación Popular, en el contexto actual de la educación brasileña, los exámenes preuniversitarios populares y sociales ocupan un espacio de significativa importancia. El objetivo de este trabajo es comprender el papel de estas iniciativas en la formación técnica y política de jóvenes profesores de Geografía, teniendo en cuenta sus potencialidades y limitaciones. El análisis se realizará en dos cursos preuniversitarios sociales presentes en la región metropolitana de Río de Janeiro. Para ello, se realizarán entrevistas a docentes de Geografía formados durante los últimos diez años (2010-2020) y que tuvieron experiencia en cursos preuniversitarios sociales y/o comunitarios y a coordinadores de los cursos Preuniversitarios Sociales del CEDERJ/ Cecierj (Centro de Educación a Distancia del Estado de Río de Janeiro) y la Red Emancipa. Utilizando estos instrumentos metodológicos, esta investigación busca contribuir a un análisis teórico crítico de la dicotomía entre teoría y práctica, ya que investigo y trabajo en cursos preuniversitarios sociales.
Preuniversitario social;Educación Popular;Profesores de Geografia;Formación de Profesores;Enseñanza del conocimiento 7
1
129
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação - CaioVitorVillarino.FINAL.pdf

Contexto

PROD. SOC. DO ESPAÇO: NAT., POL. E PROC. FORM.EM GEOGRAFIA
ENSINO DE GEOGRAFIA
Juventudes e Cidades

Banca Examinadora

MARIO PIRES SIMAO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIO PIRES SIMAO Docente - PERMANENTE
ASTROGILDO LUIZ DE FRANCA FILHO Docente - PERMANENTE
EDUARDO JOSE PEREIRA MAIA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Programa Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro 24

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer