Ir para o conteúdo
GovBR
  • CORONAVÍRUS (COVID-19)
  • Acesso à informação
  • Participe
  • Legislação
  • Órgãos do Governo
Navegar para direita
  • Casa Civil
  • Ministério da Justiça e Segurança Pública
  • Ministério da Defesa
  • Ministério das Relações Exteriores
  • Ministério da Economia
  • Ministério da Infraestrutura
  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
  • Ministério da Educação
  • Ministério da Cidadania
  • Ministério da Saúde
  • Ministério de Minas e Energia
  • Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
  • Ministério do Meio Ambiente
  • Ministério do Turismo
  • Ministério do Desenvolvimento Regional
  • Controladoria-Geral da União
  • Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
  • Secretaria-Geral
  • Secretaria de Governo
  • Gabinete de Segurança Institucional
  • Advocacia-Geral da União
  • Banco Central do Brasil
  • Planalto

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
PORTUGUÊS COM MÚSICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO A PARTIR DE LETRAS DE MÚSICA
CARLOS ROBERTO RIBEIRO DA SILVA JUNIOR
DISSERTAÇÃO
22/10/2024

Esta dissertação analisa o ensino de Língua Portuguesa no ensino médio integrado a partir da aplicação de sequências didáticas com a inserção de letras de música. Realizado a partir de revisão bibliográfica com intenção de entender estado da arte sobre estes aspectos da docência em Língua Portuguesa. Utilizaram-se principalmente dissertações da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Em essência, os trabalhos apontam para a necessidade de reestruturação do trabalho com Língua Portuguesa, no sentido de não priorizar a Gramática como é a prática tradicional mas também a escrita, leitura e oralidade, através de práticas interativas que promovam autonomia e reflexão crítica para o aluno. Também a incorporação de TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) no planejamento de atividades dos docentes, e os diferentes gêneros textuais circulantes nas plataformas digitais e telefones celulares A seguir, há a pesquisa ação e suas etapas: elaboração – confecção de questionários aplicados aos alunos e docentes; aplicação – disponibilização do questionário aos pesquisados, discentes de turma terceiro ano do ensino médio integrado em administração do campus Tarauacá do Instituto Federal do Acre e docentes de Língua Portuguesa de institutos federais da região Norte; avaliação – tratamento de dados a partir da análise categorial, ou seja, o entendimento dos depoentes sobre ensino e uso de letra de música. A reflexão aponta, para o trabalho desenvolvido no campus Tarauacá, um direcionamento ao encontro das literaturas sobre o assunto, no que respeita à ênfase para a escrita, leitura e oralidade, e a boa recepção ao trabalho com texto letra de música por parte de alunos e discentes. O produto educacional pensado, coerente com a pesquisa, constitui em seis sequências didáticas a partir de temas selecionados e de letras de músicas de diferentes vertentes. A avaliação deste produto deu-se através de apreciação de docentes, a partir de questionário Google Forms, e as respostas também tratadas pelo método de análise categorial, a reflexão foi de boa aceitação do produto e da possibilidade de aplicação por qualquer docente que se interesse por diversificar sua prática didática.

Ensino de Língua Portuguesa;ENSINO COM MÚSICA;ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA;LETRAMENTO MUSICAL
This work proposes to present a review of the literature related to the teaching of the Portuguese Language and the use of the textual genre of song lyrics for working with the Portuguese Language. Carried out based on a bibliographical review with the intention of understanding the state of the art on these aspects of teaching in Portuguese. Mainly used dissertations from the Digital Library of Theses and Dissertations. Essentially, the works point to the need to restructure work with the Portuguese Language, in the sense of not prioritizing Grammar as is the traditional practice, but also writing, reading and speaking, through interactive practices that promote autonomy and critical reflection for the student. The use of ICTs (Information and Communication Technologies) is also included in the planning of teacher’s activities, and the different textual genres circulating on digital platforms and cell phones. Next, there is action research and its stages. Elaboration creating questionnaires applied to students and teachers. Application – making the questionnaire available for third year class of high school integrated in administration at the Tarauacá campus of the Federal Institute of Acre and Portuguese Language teachers from federal institutes in the North region. Evaluation – data processing based on categorical analysis, that is, analysis of the interviewed speechs about teaching and use of song lyrics. The reflection points to the work developed at the Tarauacá campus, a direction towards meeting the literature on the subject, with regard to the emphasis on writing, reading and orality, and the good reception of the work with song lyrics text by students and students. The educational product designed, consistent with the research, consists of six didactic sequences based on selected themes and song lyrics from different aspects. The evaluation of this product happened by teachers’ appreciation, using a Google Forms questionnaire, and the responses were also treated using the categorical analysis method, the reflection was good acceptance of the product and the possibility of application by any teacher who is interested for diversifying their teaching practice.
Teaching Portuguese Language;TEACHING WITH MUSIC;MUSICAL LITERACY;TEACHING IN PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION
99
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
O trabalho possui divulgação autorizada
Ensino_de_Portugues_com_Musica_Dissertacao_ carlos roberto ribeiro da silva junior.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Banca Examinadora

JOSE JULIO CESAR DO NASCIMENTO ARAUJO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCONDES DE LIMA NICACIO Participante Externo
JOSE JULIO CESAR DO NASCIMENTO ARAUJO Docente - PERMANENTE
EDILENE DA SILVA FERREIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PORTUGUÊS COM MÚSICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O TRABALHO COM O ENSINO MÉDIO INTEGRADO A PARTIR DE LETRAS DE MÚSICAS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.15
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.