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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
GEOGRAFIA (31004016062P2)
Movimento Social Indígena no Brasil: A Geografia e a educação escolar indígena
LARISSA GONCALVES SILVA
DISSERTAÇÃO
10/05/2024

O presente trabalho se destina a analisar a relação entre as pautas contemporâneas dos movimentos sociais indígenas eo currículo de escolas indígenas no tocante ao ensino de geografia, com a finalidade de contribuir com a visibilidade de questões indígenas na educação básica.Para tal, utilizamos o recorte doColégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda, localizado em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. Os movimentos sociais são representações coletivas de interesses comuns a um grupo. Sua face é identitária e política. Em 2005 o movimento social indígena criou a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) a fim de representar os interesses políticos dos povos indígenas em todas as regiões do país. Sua principal pauta é a demarcação de terras, garantida pela Constituição de 1988. Sem hierarquizar as pautas posteriores, a pauta da educação escolar indígena emerge com diversas demandas, como a autonomia de gestão das escolas, o ensino bilíngüe e intercultural em todas as aldeias – que permitirem –, material didático específico para cada povo e cultura e educação de qualidade e continuada nas aldeias. As concepções de território fornecidas pela Geografia possibilitam vislumbrar diferentes nuances dos embates indígenas por sua sobrevivência biológica, epistêmica e cultural.

Educação Escolar Indígena;Movimentos Sociais Indígenas;Ensino de Geografia.
The present work is intended to analyze the relationship between the contemporary guidelines of indigenous social movements and the curriculum of indigenous schools regarding the teaching of geography, with the purpose of contributing to the visibility of indigenous issues in basic education. For this, we used the cut of the Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda, located in Angra dos Reis, Rio de Janeiro. Social movements are collective representations of interests common to a group. Its face is identity and politics. In 2005, the indigenous social movement created the Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) in order to represent the political interests of indigenous peoples in all regions of the country. Its main agenda is the demarcation of lands, guaranteed by the 1988 Constitution. Without hierarchizing the subsequent guidelines, the indigenous school education agenda emerges with several demands, such as the autonomy of school management, bilingual and intercultural teaching in all villages – that allow –, specific didactic material for each people and culture and quality and continuous education in the villages. The conceptions of territory provided by Geography make it possible to glimpse different nuances of indigenous struggles for their biological, epistemic and cultural survival.
Indigenous School Education;Indigenous Social Moviments;Geography Teaching.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Larissa Gonçalves Silva.pdf

Contexto

PROD. SOC. DO ESPAÇO: NAT., POL. E PROC. FORM.EM GEOGRAFIA
ENSINO DE GEOGRAFIA
Juventude e espaços populares: trajetórias formativas para/com a universidade

Banca Examinadora

MARIO PIRES SIMAO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ROBERTA CARVALHO ARRUZZO Participante Externo
MARIO PIRES SIMAO Docente - PERMANENTE
MARCOS CESAR ARAUJO CARVALHO Docente - PERMANENTE
GABRIEL SIQUEIRA CORREA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 7

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
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