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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS (31002013026P3)
Do Direito a Propriedade Intelectual: Um estudo da marca coletiva Amorango e sua relação com o desenvolvimento territorial no Distrito do Campo do Coelho, Nova Friburgo, RJ.
JERRY FERREIRA LIMA
DISSERTAÇÃO
24/05/2024

Esta pesquisa tem como propósito investigar a relação entre a Marca Coletiva "Amorango" e o desenvolvimento territorial trazido para a comunidade morangueira estabelecida no Distrito de Campo do Coelho, situada no município de Nova Friburgo/RJ após a concessão da Marca Coletiva pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no recorte temporal de abril/2013 até os dias atuais. Conforme as pesquisas bibliográficas que tratam sobre o tema, os sinais de uso coletivos são frequentemente associados ao desenvolvimento das comunidades em que operam. Consequentemente, as Marcas Coletivas desempenham um papel fundamental de melhora na competitividade de mercado, ao proporcionar benefícios comuns aos seus detentores, como o rateio das despesas, a redução de riscos e custos operacionais, ganho de notoriedade, prestígio e confiança das organizações coletivas perante seus consumidores, acarretando assim melhores condições de competitividade. Assim, o presente estudo tinha especial relevância, por explorar a proposta de compreender os benefícios reais do uso das marcas coletivas para uma associação de agricultores rurais, bem como os desafios e dificuldades eventualmente enfrentados pelos produtores. Os resultados desta pesquisa podem contribuir para uma melhor compreensão da relação entre marcas coletivas e o desenvolvimento de comunidades, servindo como ponto de partida para futuros estudos que explorem essa interação.

Marca Coletiva;Desenvolvimento Territorial;Propriedade Intelectual;Agricultura Familiar.
This research aims to investigate the relationship between the Collective Brand 'Amorango' and the potential territorial development brought to the strawberry community established in the District of Campo do Coelho, located in the city of Nova Friburgo/RJ, after the granting of the Collective Brand by the INPI in the temporal period from April/2013 to the present day. According to bibliographic research on the subject, collective use signs are often associated with the development of the communities in which they operate. Consequently, Collective Brands play a fundamental role in improving market competitiveness by providing common benefits to their holders, such as sharing expenses, reducing risks and operational costs, gaining visibility, prestige, and trust of collective organizations in front of their consumers, thus resulting in better competitive conditions. Thus, the present study had special relevance, as it explored the proposal to understand the real benefits of using collective brands for an association of rural farmers, as well as the challenges and difficulties eventually faced by producers. The results of this research can contribute to a better understanding of the relationship between collective brands and community development, serving as a starting point for future studies that explore this interaction.
Collective Brand;Territorial Development;Intellectual Property;Family Agriculture.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
JERRY_LIMA_DISSERTACAO.pdf

Contexto

DESENVOLVIMENTO REGIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
LINHA DE PESQUISA 2 SUSTENTABILIDADE E TERRITORIALIDADES
Empreende Fluminense

Banca Examinadora

MARCIO SILVA BORGES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ARMANDO FORNAZIER Participante Externo
MARCIO SILVA BORGES Docente - PERMANENTE
RENATO LINHARES DE ASSIS Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Apoio à Pós-Graduação 15
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - Infraestrutura 15

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Outros
Não
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