O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o ensino da dança nas aulas de Educação Física no ensino médio integrado e seu papel para a formação integral dos estudantes do Ifac Campus Rio Branco. A pesquisa possui abordagem qualitativa, tendo como procedimento a pesquisa-ação, realizada com 19 estudantes do 2º ano do curso Técnico em Redes de Computadores Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), Campus Rio Branco. Para responder aos objetivos específicos do estudo, a dissertação foi estruturada em três artigos. O primeiro teve o objetivo de identificar a dança como conteúdo da Educação Física escolar e seu papel na formação dos alunos dos cursos de ensino médio integrado do Ifac, Campus Rio Branco, por meio da pesquisa documental, na qual foram analisadas as ementas e conteúdos dos planos de ensino da disciplina de Educação Física dos três cursos técnicos integrados de ensino médio. Observou-se que, apesar das ementas indicarem a dança como conhecimento a ser desenvolvido, não há referência a ela na descrição dos conteúdos em todos os anos de ensino. Sua inserção nas aulas é fundamental para o desenvolvimento integral do ser humano. No segundo artigo, o objetivo foi identificar e explorar potenciais educativos da dança enquanto conteúdo de ensino da Educação Física no âmbito da educação profissional e tecnólogica, por meio da pesquisa-ação, cujos dados foram coletados por meio de roda de conversa, transcritos e analisados segundo a técnica da análise temática. Nesse artigo evidenciou-se a percepção dos alunos em entender a dança enquanto manifestação artístico-cultural, promovendo uma ampliação dos conteúdos para além dos esportes e meramente reproduções coreográficas, mas sim um conteúdo capaz de promover uma aprendizagem significativa para os alunos, além de auxiliar no desenvolvimento social, emocional e interpessoal. O terceiro artigo teve como objetivo desenvolver e refletir sobre uma proposta de sequência didática para tematização da dança nas aulas de educação física no ensino médio integrado enquanto instrumento de formação integral, por meio da pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada por meio de roda de conversa, diários de campo e observação participante, e foram transcritos e analisados segundo a técnica da análise temática. Após as análises, identificamos uma aprendizagem dos alunos no que diz respeito aos aspectos históricos da dança, entendendo-a como forma de expressão corporal e prática de exercício físico, com impactos positivos na saúde e qualidade de vida, além de desenvolver um crescimento pessoal por meio de competências sociais e emocionais. Como resultado pesquisa, foi construído um produto educacional como resultado da ação investigativa, que é uma proposta de sequência didática com as etapas de planejamento e metodologias de ensino utilizadas nas aulas de Educação Física a fim de colaborar para a ampliação das vivências corporais oferecidas aos alunos de ensino médio por meio da dança, esperando-se que este seja útil enquanto ferramenta de apoio ao planejamento docente.