• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
A DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES DO IFAC, CAMPUS RIO BRANCO
VALDINEIA RODRIGUES TOMAZ
DISSERTAÇÃO
13/09/2024

O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o ensino da dança nas aulas de Educação Física no ensino médio integrado e seu papel para a formação integral dos estudantes do Ifac Campus Rio Branco. A pesquisa possui abordagem qualitativa, tendo como procedimento a pesquisa-ação, realizada com 19 estudantes do 2º ano do curso Técnico em Redes de Computadores Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), Campus Rio Branco. Para responder aos objetivos específicos do estudo, a dissertação foi estruturada em três artigos. O primeiro teve o objetivo de identificar a dança como conteúdo da Educação Física escolar e seu papel na formação dos alunos dos cursos de ensino médio integrado do Ifac, Campus Rio Branco, por meio da pesquisa documental, na qual foram analisadas as ementas e conteúdos dos planos de ensino da disciplina de Educação Física dos três cursos técnicos integrados de ensino médio. Observou-se que, apesar das ementas indicarem a dança como conhecimento a ser desenvolvido, não há referência a ela na descrição dos conteúdos em todos os anos de ensino. Sua inserção nas aulas é fundamental para o desenvolvimento integral do ser humano. No segundo artigo, o objetivo foi identificar e explorar potenciais educativos da dança enquanto conteúdo de ensino da Educação Física no âmbito da educação profissional e tecnólogica, por meio da pesquisa-ação, cujos dados foram coletados por meio de roda de conversa, transcritos e analisados segundo a técnica da análise temática. Nesse artigo evidenciou-se a percepção dos alunos em entender a dança enquanto manifestação artístico-cultural, promovendo uma ampliação dos conteúdos para além dos esportes e meramente reproduções coreográficas, mas sim um conteúdo capaz de promover uma aprendizagem significativa para os alunos, além de auxiliar no desenvolvimento social, emocional e interpessoal. O terceiro artigo teve como objetivo desenvolver e refletir sobre uma proposta de sequência didática para tematização da dança nas aulas de educação física no ensino médio integrado enquanto instrumento de formação integral, por meio da pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada por meio de roda de conversa, diários de campo e observação participante, e foram transcritos e analisados segundo a técnica da análise temática. Após as análises, identificamos uma aprendizagem dos alunos no que diz respeito aos aspectos históricos da dança, entendendo-a como forma de expressão corporal e prática de exercício físico, com impactos positivos na saúde e qualidade de vida, além de desenvolver um crescimento pessoal por meio de competências sociais e emocionais. Como resultado pesquisa, foi construído um produto educacional como resultado da ação investigativa, que é uma proposta de sequência didática com as etapas de planejamento e metodologias de ensino utilizadas nas aulas de Educação Física a fim de colaborar para a ampliação das vivências corporais oferecidas aos alunos de ensino médio por meio da dança, esperando-se que este seja útil enquanto ferramenta de apoio ao planejamento docente.

Dança;Educação Física;Ensino médio integrado;Sequência Didática;Educação profissional e tecnológica
The general objective of this research was to analyze the teaching of dance in Physical Education classes in integrated high school and its role in the comprehensive training of students at Ifac Campus Rio Branco. The research has a qualitative approach, using action research as its procedure, carried out with 19 students in the 2nd year of the Computer Network Technician course Integrated into High School, at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Acre (Ifac), Campus Rio White. To respond to the specific objectives of the study, the dissertation was structured into three articles. The first aimed to identify dance as a content of school Physical Education and its role in the training of students in integrated high school courses at Ifac, Campus Rio Branco, through documentary research, in which the syllabuses and contents of the teaching plans for the Physical Education discipline of the three integrated high school technical courses. It was observed that, although the syllabuses indicate dance as knowledge to be developed, there is no reference to it in the description of the contents in all years of teaching. Their inclusion in classes is fundamental for the integral development of human beings. In the second article, the objective was to identify and explore educational potentials of dance as a Physical Education teaching content within the scope of professional and technological education, through action research, whose data were collected through conversation circles, transcribed and analyzed. according to the thematic analysis technique. This article highlighted the students' perception of understanding dance as an artisticcultural manifestation, promoting an expansion of content beyond sports and merely choreographic reproductions, but rather content capable of promoting significant learning for students, in addition to helping in social, emotional and interpersonal development. The third article aimed to develop and reflect on a proposal for a didactic sequence for the thematization of dance in physical education classes in integrated high school as an integral training instrument, through action research. Data collection was carried out through conversation circles, field diaries and participant observation, and was transcribed and analyzed using the thematic analysis technique. After the analyses, we identified students' learning regarding the historical aspects of dance, understanding it as a form of bodily expression and physical exercise, with positive impacts on health and quality of life, in addition to developing personal growth through through social and emotional skills. As a research result, an educational product was built as a result of the investigative action, which is a proposal for a didactic sequence with the planning steps and teaching methodologies used in Physical Education classes in order to collaborate in expanding the bodily experiences offered to students. high school education through dance, hoping that it will be useful as a tool to support teaching planning.
Dance;Physical education;Integrated secondary education;Didactic Sequence;Professional and technological education.
1
122
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO_A DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES DO IFAC, CAMPUS RB VALDINEIA.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado

Banca Examinadora

EDILENE DA SILVA FERREIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
AFFONSO MANOEL RIGHI LANG Participante Externo
JOSINA MARIA PONTES RIBEIRO Docente - PERMANENTE
JULIANO DANIEL BOSCATTO Participante Externo
EDILENE DA SILVA FERREIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
DANÇANDO E EDUCANDO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.12
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer