• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
PROPOSTA DE USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO IFAC/CAMPUS TARAUACÁ
VANIA DE OLIVEIRA SILVA
DISSERTAÇÃO
11/09/2024

As disciplinas de matemática e física historicamente representam um desafio para a educação, tendo em vista as dificuldades que os alunos apresentam nessas áreas. Nesse sentido, cada vez mais pesquisadores na área de ensino tem se debruçado para desenvolver estratégias para facilitar o aprendizado e engajar os estudantes para o ensino de matemática e física. Desta forma, o objetivo deste estudo é investigar a percepção de estudantes e docentes sobre o uso de metodologias ativas no ensino de matemática e física, bem como a elaboração de um Caderno de orientações contendo atividades desafiadoras para os estudantes, baseadas em metodologias ativas e recursos educacionais diversos, estando a gamificação permeando todo esse material. A pesquisa é classificada como bibliográfica, quali-quantitativa, exploratória e descritiva, onde o levantamento dos dados foi realizado inicialmente por meio de questionários aplicados a estudantes e docentes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agricultura (1º ano) do Instituto Federal de do Acre/Campus Tarauacá. Além disso, também foram realizadas rodas de conversa com docentes, as quais permitiram o levantamento de dados mais detalhados para contribuir para a elaboração do produto educacional. Essa pesquisa teve como caminho teóricometodológico a pesquisa participante. No decorrer da pesquisa percebeu-se que a grande maioria dos alunos tem dificuldades nos conteúdos básicos do Ensino Fundamental das duas disciplinas, o que acaba prejudicando o conteúdo a ser desenvolvido no ensino médio e dificultando a aprendizagem. Diante disso, foi definido que seria necessária uma estratégia para ser aplicada com os estudantes como forma de nivelamento, antes da realização da proposta de conteúdos para o ensino médio integrado. Desta forma, acreditamos que a pesquisa elucidou algumas questões importantes sobre o ensino de matemática e física, as quais são fundamentais para o desenvolvimento de estratégias e metodologias para o ensino nestas áreas.

Ensino de Matemática;Ensino de Física;Metodologias ativas;gamificação;ifac
Mathematics and physics have historically represented a challenge for education, given the difficulties students have in these areas. In this sense, more and more researchers in the field of education have been working to develop strategies to facilitate learning and engage students in the teaching of mathematics and physics. Thus, the objective of this study is to investigate the perception of students and teachers about the use of active methodologies in the teaching of mathematics and physics, as well as the elaboration of a guidebook containing challenging activities for students, based on active methodologies and diverse educational resources, with gamification permeating all of this material. The research is classified as bibliographic, qualitative-quantitative, exploratory and descriptive, where data collection was initially carried out through questionnaires applied to students and teachers of the Technical Course Integrated with High School in Agriculture (1st year) of the Federal Institute of Acre/Tarauacá Campus. In addition, discussion groups were also held with teachers, which allowed for the collection of more detailed data to contribute to the development of the educational product. This research had as its theoretical and methodological approach participatory research. During the research, it was noticed that the vast majority of students have difficulties in the basic contents of Elementary School in both subjects, which ends up harming the content to be developed in high school and making learning difficult. In view of this, it was defined that a strategy would be necessary to be applied with the students as a way of leveling, before the content proposal for integrated high school education was carried out. Thus, we believe that the research elucidated some important questions about the teaching of mathematics and physics, which are fundamental for the development of strategies and methodologies for teaching in these areas
Teaching Mathematics;Teaching Physics;Active methodologies;ifac;gamification
1
49
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertacao_Final___Vania.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Banca Examinadora

RICARDO DOS SANTOS PEREIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RICARDO DOS SANTOS PEREIRA Docente - PERMANENTE
BIANCA MARTINS SANTOS Participante Externo
JOSE MARLO ARAUJO DE AZEVEDO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
CADERNO DE ORIENTAÇÕES: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA COM O USO DA GAMIFICAÇÃO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.12
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer