• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE PARA AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFAC
MARIZETE PEREIRA DE SOUZA
DISSERTAÇÃO
13/09/2024

Este trabalho aborda a importância da formação continuada docente para as práticas educativas no Ensino Médio Integrado do Campus Rio Branco a partir dos Produtos Educacionais do ProfEPT/IFAC, enfatizando sobre a formação de professores, o ensino médio integrado e os produtos educacionais do PROFEPT/IFAC. O objetivo deste trabalho foi identificar como ocorre a formação continuada docente na educação profissional e tecnológica do Campus Rio Branco do IFAC, possibilitando fortalecer as práticas de ensino no ensino médio integrado, mediante a utilização das sugestões de práticas educativas proposta pelos produtos educacionais do ProfEPT/IFAC. A pesquisa possui natureza aplicada, abordagem qualitativa, caráter exploratório e descritivo (bibliográfica e de levantamento), tendo como instrumentos de pesquisa questionários aplicados pelo Google Forms. Como desdobramento desta pesquisa temos o produto educacional, que consiste em um caderno de orientações de práticas pedagógicas voltado para docentes do ensino médio integrado a partir dos produtos educacionais do ProfEPT/IFAC. Nesse sentido, a partir deste trabalho fica clara a necessidade de aplicação de políticas educacionais voltadas para a formação do docente atuante no ensino médio integrado, para a realização de um trabalho eficaz que contemple uma diversidade de práticas de ensino que possam fortalecer cada vez mais a EPT.

Ensino Médio Integrado;Formação continuada docente;Práticas educativas;Produtos educacionais
This paper addresses the importance of continuing teacher training for educational practices in Integrated High School Education at the Rio Branco Campus based on the Educational Products of ProfEPT/IFAC, emphasizing teacher training, integrated high school education, and the educational products of PROFEPT/IFAC. The objective of this paper was to identify how continuing teacher training occurs in professional and technological education at the Rio Branco Campus of IFAC, enabling the strengthening of teaching practices in integrated high school education, through the use of suggestions for educational practices proposed by the educational products of ProfEPT/IFAC. The research has an applied nature, qualitative approach, exploratory and descriptive character (bibliographic and survey), using questionnaires applied by Google Forms as research instruments. As an outcome of this research, we have the educational product, which consists of a notebook with guidelines for pedagogical practices aimed at teachers of integrated high school education based on the educational products of ProfEPT/IFAC. In this sense, this work clearly shows the need to implement educational policies aimed at training teachers working in integrated secondary education, in order to carry out effective work that encompasses a diversity of teaching practices that can increasingly strengthen EPT
Integrated High School;Continuing teacher training;Educational practices;Educational products
1
0
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL PROFEPT 2024marizete.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Banca Examinadora

RICARDO DOS SANTOS PEREIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CLEDIR DE ARAUJO AMARAL Docente - PERMANENTE
PELEGRINO SANTOS VERCOSA Participante Externo
RICARDO DOS SANTOS PEREIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
CADERNO DE ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA DOCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DOS PRODUTOS EDUCACIONAIS DO PROFEPT/IFAC TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.12
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer