Resumo:
A Baixada Fluminense é um espaço racialmente conflituoso. Os processos que levaram a sua
estrutura atual são caracterizados por disputas envolvendo entes racistas e antirracistas desde o
período colonial. Atualmente, a Baixada Fluminense é uma região cuja maioria de sua
população é negra, por isso, é alvo de políticas públicas e outras ações espaciais articuladas
entre as classes hegemônicas que buscam controlá-las através de discriminações sistêmicas,
legitimadas e reproduzidas devido e pela ideologia racista presente no imaginário social, logo,
na sua estrutura espacial. Por isso, uma das estratégias utilizadas para consolidar o racismo
praticado contra a população da Baixada será a criação e difusão de imagens negativas atreladas
à região, tratando-a como região de doenças, suja e perigosa, cuja única solução seria a própria
violência. Todos esses fatores ocorrem ao mesmo tempo em que a sua população apresenta
diversas articulações que manifestam a resistência dos seus corpos, culturas, identidades e da
sua própria existência. Essa característica conflituosa da região tornará algumas de suas formas
espaciais em arenas que serão disputadas também entre grupos que buscam a manutenção do
racismo e legitima a discriminação para o controle da população da Baixada e outros que
objetivam a reprodução de conhecimentos e informações que contribuam para o
desenvolvimento de uma consciência espacial antirracista, que fortaleça a resistência e
desconstrua o racismo como um dos fatores ordenadores das diversas discriminações existentes
contra a sua população. Diante desse contexto, as escolas da Rede Federal de Ensino se tornam
alvo de políticas públicas para a expansão até áreas periféricas no início dos anos 2000 e chegam
na Baixada Fluminense, sendo influenciadas por essa realidade espacial. O prestígio que essas
instituições carregam junto à qualidade do serviço oferecido tornarão essas escolas almejadas
por boa parte da população da região, levando a motivação dessa pesquisa de tornar as práticas
educativas envoltas na geografia ensinada nessas escolas como objeto de estudo. Sabendo da
relevância da geografia na formação da consciência espacial do aluno, será delimitado nessa
pesquisa o papel exercido pela geografia ensinada na perspectiva racial nas escolas da Rede
Federal de Ensino. A hipótese dessa pesquisa sugere que a geografia ensinada nessas escolas é
influenciada pela realidade espacial da região, e apresenta aspectos, tanto racistas quanto
antirracistas no desenvolvimento de seu ensino. Seguindo a linha de raciocínio, o objetivo dessa
pesquisa é investigar como a dimensão racial conflituosa da Baixada Fluminense se manifesta
pela geografia que está sendo ensinada no ensino médio dos colégios da Rede Federal de Ensino
na região. Para alcançá-lo, há três objetivos específicos: compreender a dimensão racial por
dentro da geografia que é ensinada no Brasil; evidenciar o conflito racial por dentro dos
processos históricos que levaram à atual configuração espacial da Baixada Fluminense;
examinar, com ênfase nas questões raciais, os currículos e as práticas docentes dos professores
de geografia dos Colégios da Rede Federal de Ensino da região. Para isso, a metodologia dessa
pesquisa é composta por uma abordagem qualitativa, através de uma análise documental das
escolas delimitadas, e bibliográfica, sob uma perspectiva dos conceitos de espaço geográfico,
suas formas e funções, estruturas e processos e racismo estrutural. Além disso, também houve
a aplicação e análise de entrevistas com professores de geografia das escolas pesquisadas.
Portanto, tal pesquisa permitiu identificar como alguns aspectos dos conflitos raciais na Baixada
Fluminense e na própria educação escolar se manifestam dentro da geografia que está sendo
ensinada nos colégios federais da região.
Abstract:
The Baixada Fluminense is a racially conflictual space. The processes that led to its current
structure are characterized by disputes involving racist and antiracist entities since the colonial
period. Currently, the Baixada Fluminense is a region where the majority of the population is
Black, which makes it a target of public policies and other spatial actions articulated among
hegemonic classes that seek to control it through systemic discrimination, legitimized and
reproduced due to the racist ideology present in the social imaginary, and thus, in its spatial
structure. One of the strategies used to consolidate the racism practiced against the population
of Baixada is the creation and dissemination of negative images associated with the region,
portraying it as a place of disease, dirt, and danger, where the only solution would be violence
itself. All these factors occur simultaneously as the population displays various articulations
that manifest the resistance of their bodies, cultures, identities, and their very existence. This
conflictual characteristic of the region will turn some of its spatial forms into arenas that will
also be contested between groups seeking to maintain racism and legitimize discrimination for
the control of the Baixada population, and others aiming to reproduce knowledge and
information that contribute to the development of an antiracist spatial consciousness, which
strengthens resistance and deconstructs racism as one of the organizing factors of the various
discriminations existing against its population. In this context, the Federal Education Network
schools become targets of public policies for expansion into peripheral areas in the early 2000s,
reaching Baixada Fluminense and being influenced by this spatial reality. The prestige that
these institutions hold, along with the quality of service they offer, makes these schools
desirable for a large part of the region's population, leading to the motivation behind this
research to turn the educational practices surrounding the geography taught in these schools
into an object of study. Aware of the relevance of geography in shaping students' spatial
consciousness, this research will delimit the role played by the geography taught from a racial
perspective in the schools of the Federal Education Network. The hypothesis of this research
suggests that the geography taught in these schools is influenced by the spatial reality of the
region and presents aspects of both racism and antiracism in its teaching development.
Following this line of reasoning, the objective of this research is to investigate how the
conflictual racial dimension of Baixada Fluminense manifests through the geography being
taught in the Federal Education Network high schools in the region. To achieve this, there are
three specific objectives: to understand the racial dimension within the geography taught in
Brazil; to highlight the racial conflict within the historical processes that led to the current
spatial configuration of Baixada Fluminense; and to examine, with an emphasis on racial issues,
the curricula and teaching practices of geography teachers in the Federal Education Network
schools in the region. Thus, the methodology of this research consists of a qualitative approach,
through a documentary analysis of the delimited schools, and bibliographical research, under a
perspective of geographic space concepts, its forms and functions, structures and processes, and
structural racism. Additionally, interviews with geography teachers from the researched schools
were conducted and analyzed. Therefore, this research allowed for the identification of how
some aspects of racial conflicts in Baixada Fluminense and in education itself manifest within
the geography being taught in the federal schools of the region.