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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
GEOGRAFIA (31004016062P2)
PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA
PLINIO MATHEUS PAIVA BESERRA
DISSERTAÇÃO
06/12/2024

O trabalho realiza um estudo sobre a pertinência do processo de Alfabetização em Geografia, apontando quais demandas busca responder e, assim, contribuir para o ensino de Geografia. Temática que, embora não conte com vasta bibliografia, já rendeu certo espaço de discussão e materiais específicos na literatura nacional, e que não teve, até o momento, tentativa de organização sistemática e maior exploração pelo já produzido. Procurou-se, em um primeiro momento, o resgate desta bibliografia por meio de revisão bibliográfica, onde são estudadas as definições e formas de equacionamento da questão; em seguida busca-se o aprofundamento da análise qualitativa por meio da indicação de “caminhos teórico-metodológicos” possíveis para o estudo do tema, que nada mais são que a síntese de certos aportes gerais indicados na bibliografia e que formam uma trajetória possível de aprofundamento para os impasses relativos ao processo de alfabetização em geografia; por fim, se apresenta uma análise a respeito do Ensino da Geografia no contexto capitalista e sua relação com a Alfabetização em Geografia, que se propõe a ser o período de introdução dos estudantes dos anos iniciais as questões relacionadas com a Ciência Geográfica. Estudar a pertinência do processo, entendida aqui como a relevância contida (ou não) na discussão, além da organização das conclusões já alcançadas em trabalhos pretéritos e indicação de questões ao futuro, são os objetivos mais centrais a serem buscados.

Alfabetização Geográfica.;Alfabetização Espacial. Ensino de Geografia. Geografia nos Anos Iniciais.
This work conducts a study on the relevance of the process of Literacy in Geography, highlighting the demands it seeks to address and, thereby, contributing to the teaching of Geography. Although this topic does not have an extensive bibliography, it has already generated a certain amount of discussion and specific materials within national literature, but so far there has been no attempt at systematic organization or deeper exploration of the existing work. Initially, the goal was to review this literature through a bibliographic review, where definitions and approaches to the issue are studied. Then, the work seeks to deepen the qualitative analysis by suggesting possible 'theoreticalmethodological paths' for studying the subject, which are essentially the synthesis of general contributions indicated in the literature and form a possible trajectory for addressing the challenges related to the process of literacy in geography. Finally, an analysis is presented regarding the teaching of Geography in the capitalist context and its relationship with Literacy in Geography, which is proposed as the period of introducing students in the early years to issues related to Geographic Science. The central objectives of this study are to examine the relevance of the process—understood here as the significance (or lack thereof) of the discussion—as well as to organize the conclusions already reached in previous works and point out questions for future research.
Geographic Literacy.;Spatial Literacy. Geography Teaching. Geography in Early Years.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Plinio Matheus.pdf

Contexto

PROD. SOC. DO ESPAÇO: NAT., POL. E PROC. FORM.EM GEOGRAFIA
ENSINO DE GEOGRAFIA
AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Banca Examinadora

MARCOS ANTONIO CAMPOS COUTO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCOS ANTONIO CAMPOS COUTO Docente - PERMANENTE
JORGE LUIZ BARCELLOS DA SILVA Participante Externo
ASTROGILDO LUIZ DE FRANCA FILHO Docente - PERMANENTE
JANEIDE BISPO DOS SANTOS Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 21

Vínculo

Colaborador
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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