• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
GEOGRAFIA (31004016062P2)
A IMPORTÂNCIA DO COTIDIANO E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES GEOGRÁFICOS DOS EDUCANDOS DA ESCOLA PÚBLICA
JOAO PAULO DIAS DE ARAUJO
DISSERTAÇÃO
16/12/2024

A presente pesquisa que fundamenta esta dissertação busca compreender como se dá a valorização dos saberes espaciais dos estudantes da escola pública no cotidiano escolar. O foco é abarcar as vivências dos meninos e meninas do nono ano no cotidiano escolar, estabelecendo o diálogo entre seus saberes espaciais e o conhecimento geográfico curricular trabalhado em sala de aula. Para tanto, serão utilizados os estudos sobre educação geográfica na escola e como a geografia escolar é fundamental para o desafiante exercício da cidadania, partindo de uma perspectiva que valorize os saberes pretéritos e externos deles. A pesquisa se ampara ainda na Pedagogia Histórico-Crítica como fundamentação teórica, tendo como metodologia a da escrevivência. Ela também se utiliza de entrevistas semiabertas a fim de captar dos estudantes suas perspectivas a respeito de seus saberes e da geografia ensinada. Nesse sentido apontamos que é fundamental pensar a geografia escolar a partir das vivências, reinterpretando seus saberes através do diálogo e para viabilizar a passagem para o conhecimento geográfico.

Saberes Espaciais;Conhecimento Geográfico Curricular;Cotidiano;Pedagogia Histórico-Crítica;Práticas Cidadãs
The purpose of this research is to understand how the spatial knowledge of public school students is valued. The focus is to cover the experiences of boys and girls in ninth grade in their daily school lives, establishing a dialogue between their spatial knowledge and the curricular geographic knowledge worked on in the classroom. To this end, studies on geographic education at school will be used and how school geography is fundamental for the challenging exercise of citizenship, starting from a perspective that values their past and external knowledge. The research is also supported by Historical-Critical Pedagogy as a theoretical foundation, using writing as its methodology. She also uses semi-open interviews to capture their perspectives regarding their knowledge and the geography taught. In this sense, we point out that it is fundamental to think about school geography based on experiences, reinterpreting knowledge through dialogue and the transition to geographic knowledge.
Spatial Knowledge;Curricular Geographic Knowledge;Daily life;Historical-Critical Pedagogy;Citizen Practices.
1
167
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação João Paulo.pdf

Contexto

PROD. SOC. DO ESPAÇO: NAT., POL. E PROC. FORM.EM GEOGRAFIA
ENSINO DE GEOGRAFIA
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: FUNDAMENTOS, DIDÁTICA, APRENDIZAGEM E DOCÊNCIA

Banca Examinadora

MANOEL MARTINS DE SANTANA FILHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FLAVIANA GASPAROTTI NUNES Participante Externo
ASTROGILDO LUIZ DE FRANCA FILHO Docente - PERMANENTE
MANOEL MARTINS DE SANTANA FILHO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.11
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer