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Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
ENGENHARIA MECÂNICA (42002010165P8)
CARACTERIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE BORRACHAS PARA ALMOFADAS DE VEÍCULOS MILITARES SOB LAGARTAS
MOISES XAVIER GUIMARAES VALENTIM
DISSERTAÇÃO
06/03/2024

As almofadas são a parte dos veículos militares sob lagartas que entram em contato direto com o solo, por conseguinte são o item mais substituído nas manutenções dos veículos de combate devido ao desgaste por fricção. Testes de campo demonstram que as almofadas fornecidas por diferentes fabricantes apresentam uma grande variação quanto à resistência à abrasão e durabilidade. Neste contexto, o presente estudo avaliou diversas almofadas de borracha fornecidas ao Exército Brasileiro com o objetivo de determinar as características necessárias para melhorar a sua durabilidade. Em conjunto com tal caracterização, essa pesquisa avaliou a borracha SBR com adição de grafeno como uma possível alternativa para melhorar o desempenho das almofadas. Para a caracterização das amostras das almofadas foram realizadas análises químicas e térmicas, a saber, TGA, DSC e FTIR e ensaios mecânicos tais como ensaio de tração, dureza e resistência à abrasão. A partir dos resultados obtidos foi observado que as borrachas apresentaram diferentes composições: a borracha referência apresentou uma composição formada por grupos característicos da borracha HNBR, enquanto as outras borrachas dos Fabricantes A, B e C apresentaram uma maior quantidade de grupos característicos dos polímeros estireno e butadieno. A borracha referência obteve uma melhor resistência ao desgaste o que foi atribuído a possível presença da HNBR em sua composição química. Quanto maior o percentual da acrilonitrila, maior a resistência à abrasão do material. Quanto a borracha SBR com adição de grafeno, foram estudadas as proporções de 0,1 phr, 0,3 phr e 0,5 phr de grafeno e verificado que a adição de grafeno conferiu um aumento na resistência ao desgaste (0,5 phr foi o melhor resultado), porém ainda é inferior ao da borracha referência utilizada atualmente nas almofadas. Para trabalhos futuros, recomenda-se avaliar a combinação de blendas SBR/NBR com grafeno e sílica, visto que esta última já comprovadamente melhora a resistência à abrasão do material.

Desgaste;Almofada;Veículo Militar;Grafeno
Track pads are the part of tracked military vehicles that come into direct contact with the ground, therefore they are the most replaced item in combat vehicle maintenance due to friction wear. Field tests demonstrate that track pads supplied by different manufacturers show a wide variation in abrasion resistance and durability. In this context, the present study evaluated various rubber track pads supplied to the Brazilian Army with the aim of determining the characteristics required to improve their durability. Along with such characterization, this research evaluated SBR rubber with graphene addition as a possible alternative to improve pillow performance. For the characterization of rubber samples, chemical and thermal analysis as TGA, DSC, and FTIR, and mechanical tests such as tensile testing, hardness, and abrasion resistance. The results obtained showed that the rubbers had different compositions: the reference rubber is composed by characteristic groups of HNBR rubber, while the other rubbers from Manufacturers A, B, and C had a higher quantity of characteristic groups of styrene and butadiene polymers. The reference rubber showed better wear resistance, which was attributed to the presence of HNBR in its chemical composition. The higher the percentage of acrylonitrile, the greater the abrasion resistance of the material. Regarding SBR rubber with graphene addition, proportions of 0.1%, 0.3%, and 0.5% of graphene were studied. It was verified that the addition of graphene conferred an increase in wear resistance (0.5% was the best result), but it is still inferior to that of the reference rubber currently used in trackpads. For future work, it is recommended to evaluate the combination of SBR/NBR blends with graphene and silica, since the latter has already been proven to improve the abrasion resistance of the material.
Wear;Rubber pad;Militar vehicle;Graphene
1
81
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
O trabalho possui divulgação autorizada
MOISÉS XAVIER GUIMARÃES VALENTIM.pdf

Contexto

PROJETO E ANÁLISE DE SISTEMAS MECÂNICOS
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROCESSOS SUSTENTÁVEIS
Apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico de produtos e processos na área de engenharia

Banca Examinadora

NATALIA DE FREITAS DAUDT
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
NATALIA DE FREITAS DAUDT Docente - PERMANENTE
CAROLINE RAQUEL BENDER Participante Externo
JANAINA DA SILVA CRESPO Participante Externo

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Outros
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.15
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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