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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
A DISCRIMINAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: “Um olhar sobre as ações de educação antirracista no Ensino Técnico Integrado do IFF Campus Santo Antônio de Pádua”
FERNANDA LUCIA DE JESUS VIEIRA
DISSERTAÇÃO
28/06/2024

Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar a atuação do Instituto Federal Fluminense, Campus Santo Antônio de Pádua, enquanto instituição responsável pela formação integral do indivíduo perante o preconceito racial e a discriminação racial no ambiente escolar. Para esta análise, a pesquisa perpassou por levantamentos bibliográficos de teóricos e legislações que abordam a temática. Realizou-se uma análise dos documentos Institucionais incluindo o PPC, o currículo, os planos de ensino e possíveis projetos de Ensino Pesquisa ou Extensão sobre a temática, além de pastas de atendimentos de estudantes participantes da pesquisa. Também foi feita uma pesquisa de campo com estudantes do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Automação Industrial e com profissionais que trabalham a temática diretamente nesta turma. Observou-se, no Campus, a presença de elementos da educação antirracista, considerando a política de ações afirmativas para ingresso, as ações de Núcleo de Educação Afro-brasileira e Indígena (NEABI) e os projetos extracurriculares. Entre os docentes que participaram da pesquisa, nenhum deles sofreu racismo, mas todos relataram que já presenciaram alguma forma de racismo. Os docentes que responderam ao questionário percebem sua importância na educação antirracista e relatam que existe pouca adesão e articulação entre eles para realização de ações institucionais neste sentido. Entre os discentes participantes, a metade dos que se autodeclaram negros já sofreu racismo. Também foi observado que os estudantes participantes foram capazes de detectar práticas racistas, embora não as tenham sofrido diretamente. Os discentes percebem o papel da escola na promoção de ações antirracistas, mas demonstram que estas ações ainda não são suficientes e devem ser aprimoradas. A partir dos relatos dos participantes da pesquisa em relação à discriminação racial, tornou-se possível transformar essas narrativas em um E-book que poderá ser utilizado como ferramenta para uma formação mais humanizada, cidadã e omnilateral.

Preconceito Racial;Escola Libertária;Educação Profissional e Tecnológica
The main objective of this research was to analyze the performance of the Instituto Federal Fluminense, Campus Santo Antônio de Pádua, as an institution responsible for the integral training of the individual in the face of racial prejudice and racial discrimination in the school environment. For this analysis, the research included bibliographical research on theorists and legislation that addresses the topic. An analysis of the Institutional documents was carried out, including the PPC, the curriculum, the teaching plans and possible Research or Extension Teaching projects on the topic, in addition to the service folders of students participating in the research. Field research was also carried out with students in the 3rd year of the Integrated Technical Course in Industrial Automation and with professionals who work on the topic directly in this class. The presence of elements of anti-racist education was observed on the Campus, considering the affirmative action policy for admission, the actions of the Afro-Brazilian and Indigenous Education Center (NEABI) and extracurricular projects. Among the teachers who participated in the research, none of them suffered racism, but all reported that they had witnessed some form of racism. Teachers realize its importance in anti-racist education, but there is little adherence and coordination between them to carry out institutional actions in this regard. Among the participating students, half of those who self-identify as black have already experienced racism. Also, it was observed that the participating students were able to detect racism, although they did not suffer directly. Students realize the role of the school in promoting anti-racist actions, but demonstrate that these actions are still not sufficient and must be improved. Based on the reports of research participants regarding racial discrimination, it became possible to transform these narratives into an E-book that can be used as a tool for more humanized, civic-minded and omni lateral training.
Racial Prejudice;Libertarian School;Professional and Technological Education
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertao_Fernanda_Vieira.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 4 - História e memórias no contexto da EPT

Banca Examinadora

ANDRE NARVAES DA ROCHA CAMPOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANDRE NARVAES DA ROCHA CAMPOS Docente - PERMANENTE
NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
JOSIANE SILVA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
RACISMO, SEUS EFEITOS NOS CORPOS PRETOS E A DESUMANIZAÇÃO DO SER. UMA EDUCAÇÃO PARA RESSIGNIFICAÇÃO DO LUGAR E DA IMPORTÂNCIA DOS JOVENS NEGROS NA SOCIEDADE BRASILEIRA. BIBLIOGRÁFICA LIVRO
RELATOS DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL PELA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES E EDUCADORES DO IFF CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA: REFLEXÕES PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO E DA CIDADANIA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
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