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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
Educação Presencial
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: desafios e possibilidades pós ensino remoto emergencial
VANDA CRISTINA ARAUJO GUIMARAES
DISSERTAÇÃO
06/09/2024

O presente estudo trata da análise das práticas pedagógicas e dos desafios e possibilidades do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O estudo tem como objetivo investigar as percepções e práticas docentes frente ao uso das TDICs no Ensino Médio Integrado (EMI), buscando compreender como os professores utilizam essas tecnologias, além de avaliar a eficácia do produto educacional desenvolvido, destinado a auxiliar os docentes no uso das TDICs. Quanto à natureza da pesquisa, esta é classificada como aplicada, pois busca gerar conhecimentos práticos que possam ser implementados na prática educacional. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, com ênfase na interpretação dos fenômenos observados e na compreensão das percepções dos professores. Foram utilizados grupos focais como técnica de coleta de dados, cujas transcrições foram analisadas segundo a técnica de Análise de Conteúdo, conforme proposta por Bardin. Os resultados apontam que o uso das TDICs foi crucial para manter o processo de ensino-aprendizagem durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19. Contudo, também foram evidenciadas dificuldades significativas, como a falta de formação adequada dos professores para o uso das tecnologias e a necessidade de reestruturação das práticas pedagógicas tradicionais para se adequarem ao novo contexto digital. O estudo revela que, apesar das dificuldades, os professores conseguiram superar os desafios iniciais e desenvolveram novas competências pedagógicas, evidenciando a importância da formação continuada para o sucesso do ERE. Na retomada para o ensino presencial, os professores apontaram dificuldades de recuperação de aprendizagem dos estudantes e sobre o uso das tecnologias. Alguns continuaram a usá-las em suas práticas, enquanto outros ainda se sentem inseguros. O produto educacional desenvolvido a partir desta pesquisa, que consiste em um mural interativo intitulado: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na Educação Profissional e Tecnológica: práticas pedagógicas e formação continuada, foi bem recebido pelos professores e considerado uma ferramenta eficaz para a melhoria das práticas pedagógicas no contexto da EPT. Conclui-se que a integração das TDICs ao processo educacional não só viabilizou a continuidade do ensino durante a pandemia, mas também promoveu uma reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas, impulsionando mudanças que podem perdurar além do período emergencial. A pesquisa destaca também a importância de políticas institucionais que incentivem a formação continuada dos professores e a utilização de tecnologias como mediadoras do processo educacional, especialmente na EPT.

Ensino;Formação Docente;Educação Profissional;Tecnologias Digitais;Produto Educacional
This study addresses the analysis of pedagogical practices and the challenges and opportunities of using Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in the context of Professional and Technical Education (PTE). The study aims to investigate teachers' perceptions and practices regarding the use of DICTs in Integrated High School (IHS), seeking to understand how teachers use these technologies, as well as to evaluate the effectiveness of the educational product developed to assist teachers in using DICTs. Regarding the nature of the research, it is classified as applied, as it aims to generate practical knowledge that can be implemented in educational practice. The adopted methodology was qualitative, with an emphasis on interpreting the observed phenomena and understanding teachers' perceptions. Focus groups were used as a data collection technique, and the transcriptions were analyzed according to the Content Analysis technique, as proposed by Bardin. The results indicate that the use of DICTs was crucial in maintaining the teaching-learning process during the social isolation imposed by the COVID-19 pandemic. However, significant difficulties were also evident, such as the lack of proper teacher training for using the technologies and the need to restructure traditional pedagogical practices to adapt to the new digital context. The study reveals that, despite the difficulties, teachers managed to overcome initial challenges and developed new pedagogical competencies, highlighting the importance of continuous professional development for the success of Remote Education. Upon resuming face- to-face teaching, teachers reported difficulties in recovering students' learning and in using the technologies. Some continued to use them in their practices, while others still feel uncertain. The educational product developed from this research, which consists of an interactive board titled Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in Professional and Technical Education: pedagogical practices and continuous professional development, was well received by teachers and considered an effective tool for improving pedagogical practices in the context of VTE. It is concluded that the integration of DICTs into the educational process not only enabled the continuation of teaching during the pandemic but also promoted critical reflection on pedagogical practices, driving changes that may persist beyond the emergency period. The research also highlights the importance of institutional policies that encourage continuous teacher training and the use of technologies as mediators of the educational process, especially in PTE.
Teaching;Teacher Training;Professional Education;Digital Technologies;Educational Product
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertao_Vanda_Guimares_finalizada.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Banca Examinadora

ANA PAULA LELIS RODRIGUES DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
PAULA REIS DE MIRANDA Docente - PERMANENTE
ANA PAULA LELIS RODRIGUES DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
JOSIANE SILVA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - Edital de apoio aos programas de Mestrado Profissional do Campus Rio Pomba, Modalidade Bolsas de Apoio à Pós-graduação Stricto sensu 2

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
MURAL INTERATIVO: TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CONTINUADA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
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Capes UFRN RNP
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