• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
CAPACITISMO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO PARA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DE ALUNOS (AS) COM DEFICIÊNCIA
RITA DE CASSIA PETRONILHO BARBOSA
DISSERTAÇÃO
21/10/2024

Este trabalho tem como objetivo discutir aspectos do capacitismo com docentes do curso técnico de Administração, nas modalidades concomitante e subsequente, na Educação Profissional e Tecnológica, no campus de Rio Pomba. A importância da discussão do capacitismo se torna evidente na busca por ampliar o diálogo entre os docentes sobre o tema. O intuito é identificar o capacitismo presente nas expressões e comportamentos no ambiente escolar e promover a desconstrução de concepções limitantes acerca das pessoas com deficiência, a fim de proporcionar uma inclusão efetiva desses estudantes. A pesquisa centra-se na problematização do capacitismo no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, com o objetivo principal de analisar como os professores desses cursos compreendem o capacitismo. A questão de pesquisa fundamental é: A compreensão do capacitismo pelos docentes dos Cursos Concomitante e Subsequente de Administração pode contribuir para a inclusão de alunos com deficiência? Para responder a essa questão, foram estabelecidos objetivos específicos, incluindo a discussão da relação entre corponormatividade e capacitismo, a identificação de discursos e atitudes capacitistas no ambiente educacional, e a reflexão sobre as experiências de opressão e vulnerabilidade enfrentadas por pessoas com deficiência devido ao capacitismo, especialmente em contextos de violação e negação de seus direitos. A análise dos dados revelou que os professores dos cursos concomitantes e subsequentes de Administração possuem uma compreensão multifacetada do capacitismo. A identificação de capacitismo estrutural e atitudinal demonstrou um reconhecimento das barreiras institucionais e das atitudes individuais que perpetuam a exclusão. Os docentes reconheceram a existência de barreiras institucionais e comportamentais que contribuem para a marginalização dos estudantes com deficiência. No entanto, a compreensão de aspectos mais sutis, como a corponormatividade e a dificuldade em nomear a discriminação, sugere que ainda há desafios significativos na total absorção e aplicação dos conceitos anticapacitistas no contexto educacional. A pesquisa também revelou que a opressão e vulnerabilidade enfrentadas por pessoas com deficiência são complexas e intensificadas por normas capacitistas. As experiências de violação e negação de direitos foram identificadas em diversas formas, incluindo discriminação estrutural e barreiras atitudinais. A dificuldade em nomear e definir o capacitismo destaca a complexidade da opressão vivenciada e a necessidade de uma maior conscientização sobre as formas como o capacitismo se manifesta e impacta a vida das pessoas com deficiência. A pesquisa sublinha a importância de aprofundar o entendimento sobre o capacitismo e promover práticas educativas que favoreçam a inclusão real e significativa dos estudantes com deficiência. A partir dos encontros com o Grupo Focal viu-se a necessidade de criar um produto educacional capaz de proporcionar o entendimento das deficiências e de combate ao capacitismo. Desta forma, a proposta foi a construção de um Guia de Orientação e Apoio Digital para Professores na Inclusão de pessoas com deficiência.

Capacitismo;Inclusão;Educação Profissional e Tecnológicas;Direitos das pessoas com deficiência
This paper aims to discuss aspects of ableism with faculty members of the Technical Administration course, in both the concomitant and subsequent modalities, at the Professional and Technological Education campus in Rio Pomba. The importance of discussing ableism becomes evident in the pursuit of expanding the dialogue among faculty on this topic. The goal is to identify the presence of ableism in expressions and behaviors within the school environment and to promote the deconstruction of limiting conceptions about people with disabilities, in order to provide effective inclusion for these students. The research focuses on the problematization of ableism in the context of Professional and Technological Education, with the primary objective of analyzing how teachers of these courses understand ableism. The fundamental research question is: Can the understanding of ableism by faculty members of the Concomitant and Subsequent Administration Courses contribute to the inclusion of students with disabilities? To address this question, specific objectives were established, including the discussion of the relationship between body normativity and ableism, the identification of ableist discourse and attitudes in the educational environment, and reflection on the experiences of oppression and vulnerability faced by people with disabilities due to ableism, especially in contexts of violation and denial of their rights. Data analysis revealed that teachers of the concomitant and subsequent Administration courses possess a multifaceted understanding of ableism. The identification of structural and attitudinal ableism demonstrated a recognition of institutional barriers and individual attitudes that perpetuate exclusion. Faculty acknowledged the existence of institutional and behavioral barriers that contribute to the marginalization of students with disabilities. However, the understanding of more subtle aspects, such as body normativity and the difficulty in naming discrimination, suggests that there are still significant challenges in fully absorbing and applying anti-ableism concepts in the educational context. The research also revealed that the oppression and vulnerability faced by people with disabilities are complex and intensified by ableist norms. Experiences of rights violations and denial were identified in various forms, including structural discrimination and attitudinal barriers. The difficulty in naming and defining ableism highlights the complexity of the oppression experienced and the need for greater awareness of how ableism manifests and impacts the lives of people with disabilities. The research underscores the importance of deepening the understanding of ableism and promoting educational practices that favor the real and meaningful inclusion of students with disabilities. From the meetings with the Focus Group, he saw the need to create an educational product capable of providing an understanding of deficiencies and combating ableism. Therefore, the proposal was to create a Digital Guidance and Support Guide for Teachers in the Inclusion of people with disabilities.
Ableism;Inclusion;Professional and Technological Education;Rights of People with Disabilities
1
108
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAO_RITA.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 2- Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Banca Examinadora

NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
WELLINGTON MARCAL DE CARVALHO Participante Externo
MARCOS PAVANI DE CARVALHO Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
GUIA DE ORIENTAÇÃO E APOIO PARA OS PROFESSORES NA INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer