• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
ESCOLA MUNICIPAL DE AUDIOVISUAL CARLOS SCALLA: EDUCAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL, FORMAÇÃO CIDADÃ E EXPERIÊNCIA PARA O MUNDO DO TRABALHO
FABIANO MOREIRA DE SOUZA JUNIOR
DISSERTAÇÃO
18/06/2024

A presente pesquisa buscou compreender em qual medida o Curso Básico de Produção Audiovisual, oferecido pela Escola Municipal de Audiovisual Carlos Scalla da FUNDARTE Muriaé-MG, contribui para uma formação profissional dos alunos no mundo do trabalho Audiovisual. Através da pesquisa Narrativa com abordagem qualitativa, realizada com a aplicação de entrevistas em áudio e vídeo aos alunos e equipe pedagógica, verificou-se também a contribuição que o Curso propicia, ampliando a vivência dos alunos nos aspectos artístico/cultural, de desenvolvimento social, protagonismo e crescimento pessoal. Com a realização de trabalhos, projetos e produções desenvolvidos em grupo pelos alunos durante as aulas foi possível perceber, sob uma perspectiva Decolonial, uma formação que vai além das técnicas audiovisuais, trazendo elementos de resgate histórico, valorização cultural local, e democratização das artes. Este aprendizado é favorecido pelo contexto no qual são realizadas as atividades curriculares, tendo como plano de fundo as ações culturais e artísticas da FUNDARTE, integradas às outras escolas de artes, departamentos de Turismo e Esporte que também fazem parte da instituição. Entende-se, então, nesse sentido, a força e a importância do Audiovisual na contemporaneidade. O que a imagem e o som e suas infinitas formas podem propiciar nas relações pessoais, sociais e de trabalho. As teorias e conceitos relacionados ao Audiovisual se apresentam em um universo de signos e significados que podem se materializar imageticamente. Na pesquisa Narrativa, estes elementos se manifestaram em meio aos depoimentos, reflexões e vivências dos entrevistados, o que trouxe uma riqueza imensa de detalhes, conceitos e experiências de vida relacionados ao mundo do trabalho. Este importante conteúdo também é apresentado no videodocumentário produzido junto à pesquisa como Produto Educacional.

Escola de Audiovisual Carlos Scalla;Formação Audiovisual;FUNDARTE;Educação e trabalho
This research sought to understand to what extent the Basic Course in Audiovisual Production, offered by the Carlos Scalla Municipal Audiovisual School of FUNDARTE Muriaé-MG, contributes to the professional training of students in the world of audiovisual work. Through narrative research with a qualitative approach, carried out with the application of audio and video interviews with students and the teaching staff, it was also verified the contribution that the Course provides, expanding the experience of students in the artistic/cultural aspects, social development, protagonism and personal growth. With the realization of works, projects and productions developed in groups by the students during the classes, it was possible to perceive, from a decolonial perspective, a training that goes beyond audiovisual techniques, bringing elements of historical recovery, local cultural appreciation and democratization of the arts. This learning is favored by the context in which the curricular activities are carried out, having as a background the cultural and artistic actions of FUNDARTE, integrated with the other schools of arts, departments of Tourism and Sports that are also part of the institution. In this sense, we can understand the strength and importance of audiovisual media in contemporary times. What images and sound and their infinite forms can provide in personal, social and work relationships. Theories and concepts related to audiovisual media are presented in a universe of signs and meanings that can be materialized in images. In the Narrative research, these elements manifested themselves in the testimonies, reflections and experiences of the interviewees, which brought an immense wealth of details, concepts and life experiences related to the world of work. This important content is also presented in the video documentary produced together with the research as an Educational Product.
Carlos Scalla Audiovisual School;Audiovisual Training;FUNDARTE;Education and work
1
97
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertao_Fabiano_Moreira.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 4 - História e memórias no contexto da EPT

Banca Examinadora

BEATRIS CRISTINA POSSATO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
BEATRIS CRISTINA POSSATO Docente - PERMANENTE
ADRIANO MEDEIROS DA ROCHA Participante Externo

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
ESCOLA DE AUDIOVISUAL CARLOS SCALLA: IDENTIDADES E PERSPECTIVAS PARA O MUNDO DO TRABALHO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer