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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E SABERES DOCENTES: Interlocuções no Curso Técnico em Guia de Turismo Integrado ao Ensino Médio do IF – Sudeste, Campus Santos Dumont
FRANCIANE RABELO DOS SANTOS
DISSERTAÇÃO
14/10/2024

A gênese da presente pesquisa é identificar se a Educação em Direitos Humanos pode contribuir para a formação de uma sociedade mais ética e justa. Neste escopo, busca investigar a compreensão que os docentes do Curso Técnico em Guia de Turismo Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Santos Dumont, possuem em relação à Educação em Direitos Humanos. Além disso, analisa se o Projeto Pedagógico do Curso contempla essa temática. Outro ponto focal é observar como e quando os professores abordam temas como: questões étnico-raciais, sexualidade, gênero, classe, intolerância religiosa, respeito às diferenças e cidadania em suas aulas. Busca também escrutinar, se a formação dos professores contribui para práticas que promovem os Direitos Humanos, em vias de promover uma formação, crítica, emancipatória, ética e voltada à justiça social. A metodologia adotada inclui a Pesquisa Narrativa e a Pesquisa Documental, objetivando integrar relatos dos professores com teorias acadêmicas obtidas de diversas fontes. Essa abordagem possibilita a identificação de assuntos correlatos, com vistas à organização dos dados. Para tanto, optou-se por uma adaptação do conceito de Temas Geradores, de Paulo Freire, que é ainda o marco teórico da pesquisa. Finalizando as averiguações, apresenta uma discussão sobre a urgência de um ensino que vislumbra a Educação em Direitos Humanos, a partir de uma perspectiva decolonial por esta possibilitar a construção de práticas que considera os saberes ancestrais com vistas a construção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva.

Educação em Direitos Humanos;Educação Omnilateral;Curso Técnico em Guia de Turismo;Educação Decolonial;Paulo Freire.
The genesis of this research is to identify whether a Human Rights Education can contribute to the formation of a more ethical and just society. Within this scope, it seeks to investigate the understanding that the teachers of the Associate Degree in Tourism Guiding, integrated with Secondary Education, at the Brazilian Federal Institute of the Southeast of Minas Gerais (IF Sudeste MG), at the Santos Dumont Campus, have in relation to Human Rights Education. It also analyses whether the course's Pedagogical Project takes this issue into account. Another focal point is to observe how and when teachers address issues such as: ethnic-racial issues, sexuality, gender, class, religious bigotry, respect for differences and citizenship in their classes. It also seeks to scrutinise whether teacher training contributes to practices that promote human rights, in order to promote a critical, emancipatory, ethical and social justice-oriented education. The methodology adopted includes Narrative Research and Documentary Research, with the aim of integrating teachers' accounts with academic theories obtained from various sources. This approach makes it possible to identify correlated issues with a view to organising the data. To this end, we opted for an adaptation of Paulo Freire's concept of Generating Themes, which is still the theoretical framework of the research. Finalising the findings, a discussion is presented on the urgency of teaching with a view to Human Rights Education, from a decolonial perspective, as this enables the construction of practices that consider ancestral knowledge with a view to building a more equitable and inclusive society.
Human Rights Education;Decolonial Education;Comprehensive Education;Associate Degree in Tourism Guiding;Paulo Freire.
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
Franciane_Dissertação Final.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT

Banca Examinadora

BEATRIS CRISTINA POSSATO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
BEATRIS CRISTINA POSSATO Docente - PERMANENTE
NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
ALEXANDRE JOSE PINTO CADILHE DE ASSIS JACOME Participante Externo

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PRECISAMOS CONVERSAR SOBRE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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