• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA SOBRE GEOGRAFIA FÍSICA COM A UTILIZAÇÃO DE IMPRESSÕES 3D PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO
CAROLINA DE LIMA CABRAL
DISSERTAÇÃO
15/10/2024

A teoria da aprendizagem significativa, proposta por David Ausubel, enfatiza a importância da construção de novos conhecimentos a partir de conceitosjáassimilados pelos alunos, estabelecendo conexões que tornam o aprendizadomaisprofundo e duradouro. Nesse contexto, a Unidade de Ensino PotencialmenteSignificativa (UEPS) surge como uma metodologia eficaz, capaz de integrar teoriaeprática, promovendo uma educação mais significativa e contextualizada. Opresentetrabalho teve como objetivo estimular a aprendizagem significativa noensinodeGeografia Física por meio da utilização de modelos didáticos elaboradosemimpressora 3D como recurso pedagógico. A pesquisa foi realizada comumaturmado 1º ano do Curso Técnico em Redes de Computadores Integrado ao EnsinoMédiodo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), CampusRioBranco. A dissertação foi estruturada em quatro artigos, que proporcionamaoleitoruma visão abrangente do processo de construção, aplicação e análise daUEPSnoensino de Geografia Física. O primeiro artigo abordou os fundamentos teóricosdaaprendizagem significativa e sua aplicação no ensino de Geografia. Osegundoartigo descreveu a elaboração da UEPS, estruturada em uma sequênciadidáticavoltada para o estimulo da aprendizagem significativa nos conteúdos deGeografiaFísica, com foco na estrutura geológica da Terra, placas tectônicas e dinâmica sinterna e externa. O terceiro artigo explorou a utilização da impressão 3Dnacriaçãode modelos didáticos, demonstrando como essa tecnologia pode ser integrada ao ensino de Geografia Física. Por fim, o quarto artigo apresentou a implementaçãodaUEPS ao longo da disciplina de Geografia I, destacando os 18 encontros presenciaisque compuseram o processo de ensino-aprendizagem, alinhados ao currículodoscursos técnicos do IFAC, Campus Rio Branco. Os resultados da pesquisa indicam que o uso de modelos didáticos em 3D contribuiu significativamente para a aprendizagem dos alunos, facilitando a visualização e compreensão dos fenômenos geológicos. Além disso, o uso dessa tecnologia tornou as aulas mais dinâmicas e estimulantes, aumentando o engajamento dos estudantes. A avaliação da UEPS, feita pelos próprios alunos, revelou uma satisfação geral coma metodologia aplicada, o que evidencia o êxito da proposta pedagógica. Como produto educacional resultante desta pesquisa, foi elaborado uma UEPS para professores de geografia, que apresenta os passos para sua implementação com a utilização de modelos didáticos em impressão 3D no ensino de Geografia Física. Esse material representa uma contribuição relevante para o ensino de Geografia, oferecendo uma ferramenta prática e inovadora para professores que desejam estimular uma aprendizagem mais significativa em suas aulas.

Aprendizagem Significativa;UEPS;Modelos Didáticos;Impressão3D;Geografia Física;Ensino Médio Integrado
The theory of meaningful learning, proposed by David Ausubel, emphasizestheimportance of constructing new knowledge based on concepts already assimilatedbystudents, establishing connections that make learning deeper and morelasting. Inthis context, the Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) emergesasaneffective methodology capable of integrating theory and practice, promotingmoremeaningful and contextualized education. This study aimed to foster meaningful learning in the teaching of Physical Geography by using didactic models createdwith3D printing technology as a pedagogical resource. The research was conductedwitha first-year class of the Technical Course in Computer Networks IntegratedwithHighSchool at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Acre(IFAC),Rio Branco Campus. The dissertation was structured into four articles, providingreaders with a comprehensive view of the process of designing, implementing, andanalyzing the PMTU in teaching Physical Geography. The first article addressedthetheoretical foundations of meaningful learning and its application inGeographyeducation. The second article described the development of the PMTU, structuredasa didactic sequence aimed at fostering meaningful learning in Physical Geographycontent, focusing on the Earth's geological structure, tectonic plates, andinternal andexternal dynamics. The third article explored the use of 3D printingincreatingdidactic models, demonstrating how this technology can be integratedinto the teaching of Physical Geography. Finally, the fourth article presentedtheimplementation of the PMTU throughout the Geography I course, highlightingthe18in-person sessions that comprised the teaching-learning process, alignedwiththecurriculum of IFAC’s technical courses at the Rio Branco Campus. The research results indicate that the use of 3D didactic models significantlycontributed to students' learning by facilitating the visualization and understandingofgeological phenomena. Moreover, the use of this technology made the classesmoredynamic and engaging, increasing student participation. The PMTUevaluation,conducted by the students themselves, revealed general satisfaction withtheappliedmethodology, underscoring the success of the pedagogical proposal. Asaneducational product resulting from this research, a PMTU was developedforgeography teachers, detailing the steps for its implementation using3D-printeddidactic models in the teaching of Physical Geography. This material representsasignificant contribution to Geography education, offering a practical andinnovativetool for teachers who wish to encourage more meaningful learning in their classes.
Meaningful learning;PMTU;Didactic Models;3DPrinting;Physical Geography;Integrated High School
1
133
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação e Produto Educacional UEPS..pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Banca Examinadora

CLEILTON SAMPAIO DE FARIAS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RICARDO DOS SANTOS PEREIRA Docente - PERMANENTE
WALDEMIR LIMA DOS SANTOS Participante Externo
CLEILTON SAMPAIO DE FARIAS Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA FÍSICA A PARTIR DE IMPRESSÕES 3D PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.12
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer