A teoria da aprendizagem significativa, proposta por David Ausubel, enfatiza a importância da construção de novos conhecimentos a partir de conceitosjáassimilados pelos alunos, estabelecendo conexões que tornam o aprendizadomaisprofundo e duradouro. Nesse contexto, a Unidade de Ensino PotencialmenteSignificativa (UEPS) surge como uma metodologia eficaz, capaz de integrar teoriaeprática, promovendo uma educação mais significativa e contextualizada. Opresentetrabalho teve como objetivo estimular a aprendizagem significativa noensinodeGeografia Física por meio da utilização de modelos didáticos elaboradosemimpressora 3D como recurso pedagógico. A pesquisa foi realizada comumaturmado 1º ano do Curso Técnico em Redes de Computadores Integrado ao EnsinoMédiodo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), CampusRioBranco. A dissertação foi estruturada em quatro artigos, que proporcionamaoleitoruma visão abrangente do processo de construção, aplicação e análise daUEPSnoensino de Geografia Física. O primeiro artigo abordou os fundamentos teóricosdaaprendizagem significativa e sua aplicação no ensino de Geografia. Osegundoartigo descreveu a elaboração da UEPS, estruturada em uma sequênciadidáticavoltada para o estimulo da aprendizagem significativa nos conteúdos deGeografiaFísica, com foco na estrutura geológica da Terra, placas tectônicas e dinâmica sinterna e externa. O terceiro artigo explorou a utilização da impressão 3Dnacriaçãode modelos didáticos, demonstrando como essa tecnologia pode ser integrada ao ensino de Geografia Física. Por fim, o quarto artigo apresentou a implementaçãodaUEPS ao longo da disciplina de Geografia I, destacando os 18 encontros presenciaisque compuseram o processo de ensino-aprendizagem, alinhados ao currículodoscursos técnicos do IFAC, Campus Rio Branco. Os resultados da pesquisa indicam que o uso de modelos didáticos em 3D contribuiu significativamente para a aprendizagem dos alunos, facilitando a visualização e compreensão dos fenômenos geológicos. Além disso, o uso dessa tecnologia tornou as aulas mais dinâmicas e estimulantes, aumentando o engajamento dos estudantes. A avaliação da UEPS, feita pelos próprios alunos, revelou uma satisfação geral coma metodologia aplicada, o que evidencia o êxito da proposta pedagógica. Como produto educacional
resultante desta pesquisa, foi elaborado uma UEPS para professores de geografia, que apresenta os passos para sua implementação com a utilização de modelos didáticos em impressão 3D no ensino de Geografia Física. Esse material representa uma contribuição relevante para o ensino de Geografia, oferecendo uma ferramenta prática e inovadora para professores que desejam estimular uma aprendizagem mais significativa em suas aulas.