• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA
RELAÇÕES INTERNACIONAIS (40043010009P0)
A influência das Organizações Internacionais no processo educacional do Sul Global: um estudo de caso da relação entre o Banco Mundial e a UNESCO com o Brasil
IGOR ALEXANDRE FAULSTICH DE ARAUJO
DISSERTAÇÃO
12/11/2024

O objetivo deste estudo é investigar de que forma o Banco Mundial (BM) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) influenciaram as políticas educacionais no Brasil. São analisadas as políticas de formação educacional propostas por essas organizações internacionais no período pós-ditatorial até 2023. O foco recai sobre os atores estrangeiros envolvidos na implementação dessas políticas, com o intuito de examinar os objetivos subjacentes e os impactos dessas políticas no país, sob a perspectiva das Relações Internacionais. A abordagem teórica adotada é o liberalismo clássico, explorando questões como interdependência e cooperação em um sistema internacional teoricamente regido pela anarquia. Os dados são divididos em duas partes principais: primeiro, a análise de documentos oficiais provenientes do banco de dados do Banco Mundial; segundo, a análise das declarações e dos planos de ação desenvolvidos durante as Conferências Regionais de Educação Superior na América Latina e no Caribe (CRES) realizadas entre 1996 e 2024.

Cooperação Internacional;Políticas Públicas;Globalização;Educação;Instituições Internacionais
This paper aims at investigating how the World Bank (WB) and the United Nations for Education, Science and Culture Organization (UNESCO) influenced the educational policies in Brazil. The analysis is on the educational formation policies proposed by these international organizations, from the post-dictatorship period until 2023. The focus in on all the international subjects involved in the implementation of these policies, with the aim of examining the underlying reasons and the impacts of these policies in the country, under the perspective of the International Relations. The theoretical approach chosen is the classic liberalism, exploring issues as interdependence and cooperation in an international system theoretically ruled by anarchy. All data is divided in two main parts: firstly, the analysis of official documents coming from the World Bank; secondly, the analysis of the declarations and action plans developed during the Regional Conferences of Higher Education in Latin America and Caribbean (CRES) held within 1996 and 2024.
International Cooperation;Public Policies;Education;International Institutions.
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

Política Internacional
POLÍTICA EXTERNA, ATORES E PROCESSOS INTERNACIONAIS
-

Banca Examinadora

MARCELINO TEIXEIRA LISBOA
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
FELIPE CORDEIRO DE ALMEIDA Participante Externo
MARCELINO TEIXEIRA LISBOA Docente - COLABORADOR

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer