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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DA DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO NO ÂMBITO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA DE PROCESSOS ESCOLARES DO IFAC
ANDERSON DE AGUIAR MARIANO
DISSERTAÇÃO
18/12/2024

No cenário econômico e educacional brasileiro, marcado pela transição para uma configuração capitalista impulsionada por industrialização e inovação, emergem desafios e oportunidades para a educação profissional e tecnológica. Tais transformações sublinham a necessidade de uma educação alinhada aos paradigmas atuais, mas que preserve sua essência teórico-conceitual com a correspondente aplicação prática. A integração de teorias de administração e fundamentos do empreendedorismo na rede federal de educação profissional e tecnológica representa um desafio, mas também uma estratégia para adotar metodologias ativas de aprendizagem e potencializar o ensino de maneira prática e efetiva. A pesquisa, com abordagem qualiquantitativa e exploratória, utilizou o materialismo histórico-dialético como base de investigação e iniciou com levantamento bibliográfico. Os dados foram analisados qualitativamente para identificar os conceitos, características e benefícios da ABJ. Como produto educacional, foi implementado o jogo de tabuleiro "Jornada Empreendedora" no curso técnico em Administração. A análise de dados utilizou formulários eletrônicos aplicados antes e depois do uso do jogo, com base na metodologia de Bardin (2006), estruturada em pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. A pesquisa, fundamentada nos instrumentos operacionais do materialismo histórico-dialético e caracterizada por uma abordagem qualiquantitativa e exploratória, teve como procedimento inicial o levantamento bibliográfico, cujo à análise dos dados foi feita por meio de uma abordagem qualitativa, buscando identificar os conceitos, as características e os benefícios da aprendizagem baseada em jogos no ensino da disciplina. Em sequência foi implementado o jogo de tabuleiro "Jornada Empreendedora" como um produto educacional para utilização no curso técnico em Administração. A abordagem principal da análise de dados e conteúdos foi a interpretação das respostas coletadas por meio de formulários eletrônicos (antes e após a aplicação do jogo) com base na conceituação de Bardin (2006), estruturada nas etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, incluindo inferência e interpretação. Os resultados destacam a viabilidade da Aprendizagem Baseada em Jogos para estimular o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes, posicionando-os como protagonistas de seu processo de aprendizado. Este enfoque pedagógico promove a reflexão crítica e a construção do conhecimento de forma ativa e relacionada ao contexto vivencial dos alunos. Como resultado da pesquisa foi apresentado, o produto educacional "Jornada Empreendedora" que se demonstrou uma ferramenta eficaz nesse processo, reforçando a viabilidade da utilização de práticas pedagógicas baseadas em metodologias ativas para o ensino disciplina de empreendedorismo. No âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT o presente trabalho vincula-se a Linha de pesquisa 1 - Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e ao Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT.

Aprendizagem baseada em jogos;Educação Profissional e Tecnológica;Jogos;Formação Omnilateral
In the Brazilian economic and educational scenario, marked by the transition to a capitalist configuration driven by industrialization and innovation, challenges and opportunities emerge for professional and technological education. These transformations emphasize the need for education aligned with current paradigms, while preserving its theoretical-conceptual essence and ensuring practical application. The integration of management theories and entrepreneurship principles within the federal network of professional and technological education is not only a challenge but also an opportunity to implement active learning methodologies, thereby enhancing teaching in a practical and effective way.This study, based on the operational instruments of historicaldialectical materialism and characterized by a mixed-methods exploratory approach, began with a bibliographic review. The data were analyzed qualitatively to identify the concepts, characteristics, and benefits of game-based learning (GBL) in teaching entrepreneurship. As an educational product, the board game Jornada Empreendedora was implemented for use in the technical administration course. The main approach to data analysis and content interpretation was carried out using electronic surveys, applied both before and after the game’s application, based on Bardin’s (2006) methodology. This methodology is structured into stages, including pre-analysis, material exploration, and result processing, with inference and interpretation.The findings highlight the viability of game-based learning in stimulating critical thinking and fostering students' autonomy, positioning them as active participants in their learning process. This pedagogical approach encourages critical reflection and the construction of knowledge actively related to students' lived contexts. As a result of the research, the educational product Jornada Empreendedora was presented, demonstrating its effectiveness in this process and reinforcing the feasibility of using active pedagogical practices for teaching entrepreneurship.This work is part of the Graduate Program in Professional and Technological Education (PROFEPT) and is aligned with Research Line 1 - Educational Practices in Professional and Technological Education (EPT) and Macroproject 1 - Methodological Proposals and Didactic Resources in Formal and Non-Formal Teaching Spaces in EPT.
: Game-based learning;Professional and Technological Education;Games;Omnilateral Education
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO PROFEPT ANDERSON MARIANO VF 26_12VFF versão atual.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Banca Examinadora

CLEILTON SAMPAIO DE FARIAS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CARLOS ESTEVAO FERREIRA CASTELO Participante Externo
CELSO EDUARDO BRITO Docente - PERMANENTE
CLEILTON SAMPAIO DE FARIAS Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PRODUTO EDUCACIONAL: JORNADA EMPREENDEDORA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.12
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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