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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (42002010004P4)
Educação Presencial
MODELO PARA MEDIR O POTENCIAL DE ADOÇÃO DOS CONSUMIDORES À TECNOLOGIA FOTOVOLTAICA À PARTIR DE POWER BIG DATA
FELIPE MORAES DO NASCIMENTO
TESE
15/03/2024

O setor elétrico está passando por uma transformação histórica da rede para o modelo de geração e armazenamento distribuído, e a energia fotovoltaica é uma das principais tecnologias usadas nessa transformação em todo o mundo. Em diversos países foram publicadas leis que permitem aos consumidores de energia elétrica conectarem os sistemas de geração à rede de distribuição, como a Lei 14.300, de 6 de janeiro de 2022, no Brasil. O prossumidor é o novo agente nos mercados de eletricidade, e o seu processo de tomada de decisão relacionado a adoção fotovoltaica é vulnerável às influências da heterogeneidade individual e interações complexas, pois envolve alto custo de investimento inicial, influências externas e falta de informação. Os diferentes aspectos comportamentais ressignificam a relação do consumidor com a energia, causando implicações principalmente na relação entre o consumidor e os Operadores do Sistema de Distribuição (OSD), que são atores-chave na aceitação fotovoltaica. Porém a proliferação da tecnologia desafia a própria natureza do monopólio natural e não está necessariamente alinhada com os objetivos de negócio dos OSD, com isso é necessário que os OSD estejam mais bem informados para a tomada de decisão relacionada a difusão fotovoltaica. Essa pesquisa desenvolveu dois modelos, o primeiro baseado na opinião dos consumidores e o segundo orientado a dados de Power Big Data, uma abordagem inovadora que busca combinar análise de dados e métodos multicritérios para mensuração do comportamento do consumidor quando o número de alternativas é substancialmente elevado. O modelo baseado na opinião dos consumidores foi aplicado em 20 especialistas e 29 consumidores, dos quais nove consumidores apresentaram um potencial de adoção superior a 90%. Além disso, a exploração do potencial do Power Big Data dos OSD identificou 15 atributos de dados influentes em 10 KPIs de adoção da tecnologia fotovoltaica. O estudo de caso analisou o potencial de adoção fotovoltaica de 25.180 consumidores em 30.858 unidades consumidoras da área de concessão de um OSD do sul do Brasil. Foram desenvolvidas duas ferramentas computacionais para a aplicação prática da modelagem, uma aplicação mobile para o modelo de opinião e uma aplicação web para o modelo de Power Big Data. Os resultados destacam a contribuição substancial dos modelos propostos na compreensão dos fatores determinantes para a decisão de adesão fotovoltaica e na mensuração do diagnóstico do potencial de aderir a tecnologia fotovoltaica, com adaptabilidade bem-sucedida a conjuntos de dados heterogêneos e aplicabilidade prática reforçando sua utilidade em ambientes complexos, fornecendo informações valiosos para OSD, integradores e formuladores de políticas.

Energia solar;Geração distribuída;Análise do comportamento;Apoio à decisão;Adoção fotovoltaica;Operadores do sistema de distribuição;Sustentabilidade da distribuição;Power Big Data
The electricity sector is undergoing a historic transformation from the grid to the distributed generation and storage model, and photovoltaic energy is one of the main technologies used in this transformation around the world. In several countries, laws have been published that allow electricity consumers to connect generation systems to the distribution network, such as Law 14,300, of January 6, 2022, in Brazil. The prosumer is the new agent in electricity markets, and its decision-making process related to photovoltaic adoption is vulnerable to the influences of individual heterogeneity and complex interactions, as it involves high initial investment costs, external influences and lack of information. The different behavioral aspects give new meaning to the consumer's relationship with energy, causing implications mainly in the relationship between the consumer and Distribution System Operators (OSD), who are key actors in photovoltaic acceptance. However, the proliferation of technology challenges the very nature of natural monopoly and is not necessarily aligned with the OSD's business objectives, so it is necessary for OSDs to be better informed for decision-making related to photovoltaic diffusion. This research developed two models, the first based on consumer opinion and the second datadriven from Power Big Data, an innovative approach that seeks to combine data analysis and multi-criteria methods for measuring consumer behavior when the number of alternatives is substantially high. The model based on consumer opinion was applied to 20 experts and 29 consumers, of which nine consumers showed a migration potential of more than 90%. Furthermore, exploring the potential of Distribution System Operators' Power Big Data identified 15 influential data attributes in 10 KPIs of photovoltaic technology adoption. The case study analyzed the photovoltaic uptake potential of 25,180 consumers and 30,858 consumer units in southern Brazil. Two computational tools were developed for the practical application of modeling, a mobile application for the opinion model and a web application for the Power Big Data model. The results highlight the substantial contribution of the proposed models in understanding the determining factors for the photovoltaic adoption decision and in measuring the diagnosis of the potential to adhere to photovoltaic technology, with successful adaptability to heterogeneous data sets and practical applicability reinforcing their usefulness in complex environments, providing valuable insights for distribution system operators, integrators, and policymakers.
Solar energy;Distributed generation;Behavior analysis;Decision support;Photovoltaic adoption;Distribution system operators;Distribution sustainability;Power Big Data
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173
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
O trabalho possui divulgação autorizada
Felipe Moraes do Nascimento.pdf

Contexto

Gerência da Produção
INTELIGÊNCIA ORGANIZACIONAL
INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE

Banca Examinadora

JULIO CEZAR MAIRESSE SILUK
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FABIO ANTONIO SARTORI PIRAN Participante Externo
PAULA DONADUZZI RIGO Participante Externo
FRANCISCO GAUDENCIO MENDONCA FREIRES Participante Externo
JULIO CEZAR MAIRESSE SILUK Docente - PERMANENTE
JOSE RENES PINHEIRO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 48

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Empresas
Sim
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