• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (42002010004P4)
Educação Presencial
MODELAGEM PARA DESENVOLVIMENTO DE MERCADO COM BASE NOS ASPECTOS INTANGÍVEIS EM EMPRESAS DE VAREJO
VINICIUS JAQUES GERHARDT
TESE
22/08/2024

As estratégias para desenvolvimento de mercado englobam análises e ações que visam a captação e retenção dos consumidores por meio da satisfação de suas expectativas. O setor de varejo oferece oportunidades para aplicação dessas estratégias, visto que envolve um canal direto de interação e transação comercial com os consumidores. Por sua vez, a gestão dos aspectos intangíveis é reconhecida como uma fonte de vantagem competitiva e de criação de valor para as empresas, de modo que influencia no desenvolvimento de mercado das organizações. O atual estudo possui como objetivo propor uma modelagem para auxiliar a gestão dos aspectos intangíveis para o desenvolvimento de mercado de empresas de varejo. A revisão da literatura científica e da literatura cinzenta fundamentou a proposta teórica sobre aspectos intangíveis que impactam o desenvolvimento de mercado de empresas de varejo. A proposta teórica foi validada por meio de um grupo focal com especialistas em desenvolvimento de mercado de varejo. Para diagnosticar o impacto desses aspectos intangíveis no desenvolvimento de mercado, foi desenvolvido o primeiro instrumento de pesquisa, que envolveu os mesmos especialistas e gestores de uma empresa do segmento de tecidos, vestuário e calçados do setor de varejo. O instrumento de pesquisa 1 apresentou trinta questões objetivas com o objetivo de ranquear as interações entre os aspectos intangíveis conforme seus respectivos impactos na satisfação dos consumidores. Um segundo instrumento de pesquisa foi elaborado e aplicado, com o objetivo de que os especialistas em desenvolvimento de mercado de varejo propusessem estratégias para potencializar as interações entre os aspectos intangíveis destacados na etapa de diagnóstico. Com base nos resultados obtidos, foi possível analisar as estratégias propostas pelos especialistas e desenvolver um framework para facilitar a visualização das interações. O framework auxilia na visualização das principais interações entre os aspectos intangíveis e como impactam os componentes da satisfação dos consumidores. O estudo identifica e mensura o impacto dos aspectos intangíveis na satisfação dos consumidores, proporcionando uma base de informações para futuras pesquisas sobre o tema. Além disso, fornece orientações estratégicas para empresas de varejo potencializarem esses aspectos e aumentarem a satisfação dos consumidores para impulsionar o desenvolvimento de mercado.

Desenvolvimento de mercado;Varejo;Aspectos intangíveis
Market development strategies encompass the analysis and implementation of actions designed to attract and retain consumers by addressing their expectations. The retail sector provides a suitable setting for the implementation of these strategies, as it involves a direct channel of interaction and commercial transaction with consumers. Consequently, the management of intangible aspects is acknowledged as a source of competitive advantage and value creation for companies, exerting an influence on the market development of organizations. The objective of the present study is to propose a model that can assist in the management of intangible aspects for the market development of retail companies. A review of the scientific and gray literature provided support for the theoretical proposal regarding the impact of intangible aspects on the market development of retail companies. The theoretical proposal was validated through a focus group with experts in the field of retail market development. To diagnose the impact of these intangible aspects on market development, the initial research instrument was developed, which involved the same specialists and managers from a company in the fabric, clothing, and footwear segment of the retail sector. A second research instrument was developed and applied with the objective of enabling specialists in retail market development to propose strategies for enhancing interactions between the intangible aspects identified in the diagnosis stage. Based on the results obtained, an analysis of the strategies proposed by the experts was conducted, and a framework was developed to facilitate the visualization of interactions. The study identified and measured the impact of intangible aspects on consumer satisfaction, thereby providing an information base for future research on the topic. Furthermore, it provided strategic guidance for retail companies to leverage these aspects and increase consumer satisfaction, thereby driving market development.
Market development;Retail;Intangible aspects
1
165
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
O trabalho possui divulgação autorizada
Vinícius Jaques Gerhardt.pdf

Contexto

Gerência da Produção
INTELIGÊNCIA ORGANIZACIONAL
INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE

Banca Examinadora

JULIO CEZAR MAIRESSE SILUK
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CLAUDIMAR PEREIRA DA VEIGA Participante Externo
Carlos Fernando da Silva Ramos Participante Externo
ALVARO LUIZ NEUENFELDT JUNIOR Docente - PERMANENTE
LUCAS VEIGA AVILA Docente - PERMANENTE
JULIO CEZAR MAIRESSE SILUK Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 18

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer