A elevada produção de grãos no Brasil demanda um sistema de transporte eficiente, capaz de entregar os produtos no tempo e local adequados, sob condições aceitáveis. Entretanto, para alcançar a eficiência no transporte de grãos, é imperativo realizar um planejamento intermodal. Além do transporte, a armazenagem estática é uma atividade crucial na logística de grãos, dado que o Brasil não possui capacidade estática suficiente para armazenar toda a produção de grãos, o que exige um planejamento intermodal que integre silos de armazenamento, terminais de transbordo e portos. Assim, considerando tanto o transporte quanto a capacidade estática dos grãos, a pesquisa visa propor um planejamento intermodal que maximize o lucro da venda. Logo, foi realizada uma revisão da literatura, focando na identificação dos fatores técnicos logísticos e nas estruturas da rede intermodal. Com base na revisão da literatura, foi elaborado um grafo intermodal que representa o planejamento da pesquisa, incorporando o mapeamento das vias de transporte de carga e as decisões logísticas dos produtores e gestores de cooperativas. A etapa seguinte envolveu o desenvolvimento de um modelo matemático que maximiza o lucro, considerando custos de transporte, armazenagem e perdas de grãos, tanto em períodos de safra quanto de entressafra. O modelo foi então aplicado a um estudo de caso no estado do Rio Grande do Sul, abrangendo as dez maiores cidades produtoras de soja, seis armazéns, dois terminais de transbordo e um porto para movimentar aproximadamente 1,5 milhões de toneladas de grãos. Os resultados do caso de estudo indicaram que a intermodalidade e a armazenagem de grãos proporcionaram maior lucro, embora acompanhado de custos elevados de transporte e armazenagem, além de maiores perdas de grãos devido ao uso do modal rodoviário entre os nós intermediários. A partir dos resultados, foi proposta uma rota intermodal para o transporte de grãos, especificando a quantidade a ser transportada e armazenada em cada período. Em última análise, a rota proposta pela pesquisa contribui para a tomada de decisões dos profissionais envolvidos na logística de grãos, facilitando o planejamento do transporte e promovendo maior rendimento na venda de grãos.