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UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
PSICOLOGIA (51005018101P0)
CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO CLÍNICO NO PROCESSO AVALIATIVO DE UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO NEURODESENVOLVIMENTO: UM ESTUDO DE CASO ÚNICO
THAIS MICHELLE KOHLER
DISSERTAÇÃO
10/09/2024

Demandas para avaliação da suspeita do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são frequentes na clínica infantil, sendo ambas condições de início precoce, caracterizadas por alta variabilidade sintomatológica, comorbidades e comprometimentos em domínios comuns. É crucial que o processo de avaliação diagnóstica vá além da identificação ou não do TEA e do TDAH, incluindo uma compreensão detalhada das alterações nos diversos domínios comportamentais,// utilizando para isso uma variedade de instrumentos, técnicas e estratégias, e que também atentem para as mudanças nos padrões comportamentais no decorrer do tempo. Isto porque o desenvolvimento infantil é muito maleável às condições ambientais e engloba várias dimensões e fases, sendo que nenhum conceito ou teoria pode, de forma isolada, explicar completamente o desenvolvimento de uma criança. O paradigma da complexidade propõe uma forma integrada, sistêmica e dinâmica de compreender os fenômenos, sendo particularmente útil nos estudos sobre o desenvolvimento humano. Destaca-se uma escassez de instrumentos e de pesquisas que investiguem o padrão comportamental de crianças encaminhadas para avaliação psicológica considerando as inter-relações entre os diferentes domínios comportamentais simultaneamente, e a partir do paradigma dos sistemas complexos. Acredita-se que estudos dessa natureza podem ampliar o conhecimento sobre as diferenças e similaridades nos perfis comportamentais que caracterizam os diferentes diagnósticos, assim como contribuir para a elaboração de intervenções que respeitem as especificidades de cada criança com cada condição. O trabalho está estruturado em dois capítulos/estudos independentes, mas com temáticas complementares - um teórico e outro qualitativo. O Estudo I é teórico e de revisão bibliográfica que visa discutir e analisar, com base em fontes selecionadas, os domínios desenvolvimentais que aparecem frequentemente em prejuízo em crianças com TEA e/ou TDAH. Além disso, apresenta instrumentos úteis no processo avaliativo de crianças com suspeitas desses diagnósticos. O Estudo 2, de natureza empírica, exploratória e descritiva, e com delineamento de estudo de caso único, busca avaliar a construção do raciocínio clínico no processo avaliativo de uma criança encaminhada para avaliação especializada por suspeita de Transtornos do Neurodesenvolvimento. Compreendendo-os a partir do paradigma dos pressupostos do sistema complexo, visando relatar as etapas do processo avaliativo e a construção de um raciocínio clínico realizado a partir da identificação de padrões comportamentais baseados em uma matriz dinâmica de temas, propondo a compreensão das alterações e conexões entre os diferentes domínios investigados. Foram aplicados instrumentos que avaliam linguagem, comunicação, funções executivas, cognição social, inteligência, aspectos sensoriais, comportamento autorregulatório e adaptativo. Os resultados evidenciam a relevância da construção de um processo avaliativo que considere os procedimentos e as informações de maneira não fragmentada, em uma visão integrada e sistêmica, considerando todos os domínios comportamentais simultaneamente, e como essas relações são estabelecidas em cada caso. Esta dissertação contribui para o campo da avaliação psicológica infantil, especialmente no contexto de TEA e TDAH, apontando limites atualmente existentes no campo e destacando a importância de um modelo conceitual com abordagem holística e detalhada no processo diagnóstico

Autismo;TDAH;Avaliação
Demands for the evaluation of suspected Autism Spectrum Disorder (ASD) and/or Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) are frequent in child clinical settings. Both conditions are characterized by early onset, high symptom variability, comorbidities, and impairments in common domains. It is crucial that the diagnostic evaluation process goes beyond simply identifying ASD and ADHD, encompassing a detailed understanding of changes in various behavioral domains. This requires the use of a variety of instruments, techniques, and strategies, while also considering changes in behavioral patterns over time. This is because child development is highly malleable to environmental conditions and involves multiple dimensions and stages, with no single concept or theory fully explaining a child's development. The complexity paradigm proposes an integrated, systemic, and dynamic approach to understanding phenomena, making it particularly useful in studies of human development. There is a notable scarcity of instruments and research investigating the behavioral patterns of children referred for psychological evaluation, considering the interrelationships between different behavioral domains simultaneously and from the perspective of complex systems. It is believed that studies of this nature can enhance knowledge of the differences and similarities in behavioral profiles that characterize different diagnoses, as well as contribute to the development of interventions that respect the specificities of each child and condition. The dissertation is structured into two independent but complementary chapters/studies—one theoretical and the other qualitative. Study I is theoretical and involves a literature review that aims to discuss and analyze, based on selected sources, the developmental domains that are frequently impaired in children with ASD and/or ADHD. Additionally, it presents useful instruments in the evaluation process of children suspected of having these diagnoses. Study II is empirical, exploratory, and descriptive, with a single-case study design. It seeks to evaluate the construction of clinical reasoning in the evaluation process of a child referred for specialized assessment due to suspected Neurodevelopmental Disorders. This is done by understanding them through the lens of the complex systems paradigm, aiming to report the stages of the evaluation process and the construction of clinical reasoning based on the identification of behavioral patterns grounded in a dynamic matrix of themes, proposing an understanding of changes and connections between the different domains investigated. Instruments that assess language, communication, executive functions, social cognition, intelligence, sensory aspects, self-regulatory and adaptive behavior were applied. The results highlight the relevance of constructing an evaluation process that considers procedures and information in a non-fragmented manner, within an integrated and systemic view, considering all behavioral domains simultaneously, and how these relationships are established in each case. This dissertation contributes to the field of child psychological assessment, particularly in the context of ASD and ADHD, pointing out current limitations in the field and highlighting the importance of a conceptual model with a holistic and detailed approach in the diagnostic process
Autism;ADHD
1
128
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO THAIS MICHELLE KOHLER BARBOSA.pdf

Contexto

Psicologia
PROCESSOS COMPORTAMENTAIS E COGNITIVOS
Investigações e intervenções na área da saúde - Interfaces com a Linha Processos Comportamentais e Cognitivos

Banca Examinadora

REGINA BASSO ZANON
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MONIA APARECIDA DA SILVA Participante Externo
TATIANE CARVALHO CASTRO MARIN Participante Externo
REGINA BASSO ZANON Docente - PERMANENTE

Vínculo

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Sim
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