• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
PSICOLOGIA (51005018101P0)
FAMÍLIA E EDUCAÇÃO: EXISTE RELAÇÃO ENTRE SUPORTE FAMILIAR E O DESEMPENHO ESCOLAR?
REBECA BRANDAO MAIA LEMES
DISSERTAÇÃO
02/09/2024

O presente estudo discute a relação entre a percepção de suporte familiar de estudantes do ensino médio de uma escola pública e o desempenho escolar. Portanto, objetivou-se traçar o perfil sociodemográfico dos participantes; analisar os dados relacionados ao desempenho escolar dos alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio; avaliar o nível de percepção de suporte familiar, no que se refere aos fatores: afetivo-consistente, adaptação familiar e autonomia familiar de estudantes do ensino médio; comparar a percepção de suporte familiar entre os estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio; e articular os dados sobre a percepção de suporte familiar e o desempenho escolar. Trata-se de um estudo estatístico descritivo e exploratório de caráter quantitativo. Participaram da presente pesquisa 50 estudantes do ensino médio de uma instituição escolar pública na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, com idades entre 14 e 19 anos. Os participantes responderam a um questionário de Caracterização Sociodemográfica, bem como a um Inventário de Percepção de Suporte Familiar, cuja finalidade consiste em avaliar a percepção que os indivíduos têm sobre os fatores afetivoconsistente, adaptação e autonomia familiar. Ademais, foi analisado o desempenho escolar dos participantes por meio do relatório de notas escolares fornecido pela instituição. Mediante esse relatório, foi atribuída uma média semestral geral para cada estudante. Para a avaliação de diferenças significativas entre a percepção de suporte familiar dos estudantes do ensino médio, bem como a análise de significância estatística entre a percepção de suporte familiar e a nota semestral dos participantes foram utilizados os testes Kruskal-Wallis e Exato de Fisher, sendo considerados significativos os valores que apresentaram p≤0,05. Os dados apontaram que, entre os estudantes do 2º e 3º anos, a percepção de suporte familiar nos fatores adaptação familiar e autonomia é maior do que a dos alunos do 1º ano, indicando associação entre ano escolar e adaptação familiar e a autonomia familiar. Por conseguinte, não houve relação estatisticamente significativa entre a percepção de suporte familiar e a nota semestral geral. Conclui-se que a percepção de suporte familiar não foi um fator a ser considerado expressivo no desempenho escolar dos estudantes do ensino médio.

Adolescência;Suporte Familiar;Desempenho Escolar
The following study discusses the connection between the perception of family support of high school students and their school performance. Therefore, the aim was tracing a sociodemographic profile of the participants; analyzing data related to school performance of freshman, junior and senior high students; evaluating the level of family support perception, in relation to the following factors: affectionate-consistent, family adaptation, and family autonomy of high school students; comparing the perception of family support among freshman, junior and senior high students; as well as articulating data about the perception of family support and school performance. Fifty high school students aged between 14 and 19 years old from a public school placed in Dourados, in the state of Mato Grosso do Sul, participated of the following study. The participants answered a quiz about Sociodemographic Characterization, as well as an Inventory of Family Support Perception, which works toward evaluating the perception that the individuals have about the affectionate-consistent factors, in addition to family adaptation and autonomy. Besides that, the participants’ school performance was analyzed through the grade report given by the educational institution. By means of this report, each student was given a half-yearly average grade. In order to evaluate significant differences among the perception of family support of high school students, as well as the analysis of statistical significance between the perception of family support and the half-yearly grade of the participants, the Kruskal–Wallis and Fisher's Exact tests were used, considering significant the values that appeared to be p≤0,05. Data showed that, among the junior and senior high students, the perception of family support in the family adaptation and autonomy factors is bigger than to freshman students, indicating there is an association between school year and family adaptation and autonomy. Moreover, there was no statistically significant relation between perception of family support and half-yearly grade. As a result, the perception of family support was not considered and expressive factor in relation to the school performance of high school students.
Teenage Years;Family Support;School Performance
1
88
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação final - Rebeca.pdf

Contexto

Psicologia
PROCESSOS PSICOSSOCIAIS
-

Banca Examinadora

CAROLINA DE CAMPOS BORGES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CAROLINA DE CAMPOS BORGES Docente - PERMANENTE
LIGIA ROCHA CAVALCANTE FEITOSA Participante Externo
REGINA CELIA ALVES BARREIRA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 12

Vínculo

-
-
-
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer