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INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
Educação Presencial
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Desafios do estágio obrigatório no Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do IF Sudeste MG, Campus Rio Pomba
GERSON ANTONIO VIEIRA LOURENCO
DISSERTAÇÃO
23/10/2024

O Estágio Curricular Supervisionado é um dos requisitos básicos e obrigatórios para a obtenção da certificação dos estudantes do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba. O estágio, para além da certificação, possibilita ao futuro profissional preparar-se para o exercício de suas profissões no mundo do trabalho, bem como a contribuição para a sua identidade profissional, tendo o trabalho como princípio educativo. Embora muitos dos estudantes tenham conhecimento da obrigatoriedade do estágio no curso, mesmo assim ainda não realizam ou concluem a carga horária de estágio exigida para a obtenção de sua certificação. E neste sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar e identificar junto aos sujeitos desta pesquisa, estudantes, professores da área técnica e coordenação do curso Técnico Integrado ao Meio Ambiente do IF, quais são os desafios e as possibilidades do estágio no curso. Esta pesquisa teve um caráter metodologicamente de uma abordagem exploratória, quali-quantitativa. Em uma primeira fase da pesquisa, seguida de coleta e análise de dados qualitativos em uma segunda fase, desenvolvida sobre os resultados quantitativos iniciais, onde participaram por meio de questionários semi-estruturados estudantes (2 e 3° do curso), professores da área técnica. A coordenação do curso participou a partir de uma entrevista com roteiro predefinido. Observa-se que os estudantes atribuem as dificuldades em realizar o estágio devido a carga horária de 240h aliada a falta de tempo, tendo em vista, o período que passam dentro da sala de aula, essa questão foi corroborada a partir da análise documental. No decorrer da pesquisa, as turmas ingressantes a partir de 2023 tiveram a carga horária de aulas e estágio menor. Os professores comentam também as dificuldades em relação à quantidade de horas do estágio e ao tempo disponível pelos estudantes, e que tem como consequência a “falta de interesse” dos estudantes em relação ao estágio. Na análise documental, foi observado que pelo menos 30% dos estudantes participantes da pesquisa, tiveram o curso Técnico em Meio Ambiente como segunda opção durante o processo seletivo, esse fator também pode estar contribuindo com esse desinteresse em relação ao estágio. A coordenação do curso, enxerga também as dificuldades em relação a carga horária do curso e do estágio, informou acerca das mudanças no curso e ressaltou que se trabalhou em comissão na possibilidade de retirada da obrigatoriedade do estágio, mas que a partir de consulta ao egressos do curso optou-se por diminuir a carga horária de 240h para 40h e incluir a prática profissional no curso. Assim, foi proposto o produto educacional “Seminário de estágio” que visou contribuir com a troca de experiências no curso, motivar os estudantes a realizar o estágio e conscientizar da sua importância. O estágio tem papel fundamental na formação do técnico em Meio ambiente, tanto no contexto técnico profissional, como pessoal, isso fica evidente junto a servidores, estudantes, coordenação do curso e egressos e os desafios existentes passam pela carga horária em que os estudantes passam em sala de aula, tempo, oportunidades e motivação.

Técnico Integrado;Prática profissional;Certificação
The Supervised Curricular Internship is one of the basic and mandatory requirements for obtaining certification for students of the Integrated Technical Course in Environment at IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba. In addition to certification, the internship allows future professionals to prepare themselves for the exercise of their professions in the world of work, as well as contributing to their professional identity, with work as an educational principle. Although many students are aware of the mandatory internship in the course, they still do not complete or complete the internship hours required to obtain their certification. In this sense, this study aimed to analyze and identify, together with the subjects of this research, students, professors in the technical area and coordinators of the Integrated Technical Course in Environment at IF, what are the challenges and possibilities of the internship in the course. This research had an exploratory, qualitative-quantitative methodological approach. In the first phase of the research, followed by the collection and analysis of qualitative data in a second phase, developed based on the initial quantitative results, where students (2nd and 3rd years of the course) and professors from the technical area participated through semi-structured questionnaires. The course coordinator participated through an interview with a predefined script. It was observed that the students attribute the difficulties in carrying out the internship due to the 240-hour workload combined with the lack of time, considering the time they spend in the classroom; this issue was corroborated from the documentary analysis. This issue was improved throughout the development of this research, considering that the classes entering from 2023 onwards will have a smaller workload of classes and internships. The professors also commented on the difficulties regarding the number of hours of the internship and the time available to students, which resulted in the students' "lack of interest" in the internship. In the document analysis, it was observed that at least 30% of the students participating in the survey had the Environmental Technician course as their second option during the selection process; this factor may also be contributing to this lack of interest in the internship. The course coordinators also saw the difficulties regarding the course and internship workload, and reported on the changes to the course and emphasized that a committee had worked on the possibility of removing the internship requirement, but that after consulting with the course graduates, it was decided to reduce the workload from 240 hours to 40 hours and include professional practice in the course. Thus, the educational product "Internship Seminar" was proposed, which aimed to contribute to the exchange of experiences in the course, motivate students to undertake the internship and raise awareness of its importance. From this, the internship plays a fundamental role in the training of environmental technicians, both in the technical and professional context, which is evident among staff, students, course coordinators and graduates, and the existing challenges include the number of hours students spend in the classroom, time, opportunities and motivation.
Integrated Technician;Professional practice;Certification
1
147
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
GERSON_DISSERTAÇÃO.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado

Banca Examinadora

LEONARDO DA FONSECA BARBOSA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
URIAS COUTO GONCALVES Participante Externo
LEONARDO DA FONSECA BARBOSA Docente - PERMANENTE
NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
MARIE LUCE TAVARES Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - Edital de apoio aos programas de Mestrado Profissional do Campus Rio Pomba, Modalidade Bolsas de Apoio à Pós-graduação Stricto sensu 1

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
SEMINÁRIO DE ESTÁGIO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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