O Estágio Curricular Supervisionado é um dos requisitos básicos e obrigatórios para a obtenção
da certificação dos estudantes do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do IF Sudeste
MG - Campus Rio Pomba. O estágio, para além da certificação, possibilita ao futuro
profissional preparar-se para o exercício de suas profissões no mundo do trabalho, bem como a
contribuição para a sua identidade profissional, tendo o trabalho como princípio educativo.
Embora muitos dos estudantes tenham conhecimento da obrigatoriedade do estágio no curso,
mesmo assim ainda não realizam ou concluem a carga horária de estágio exigida para a
obtenção de sua certificação. E neste sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar e
identificar junto aos sujeitos desta pesquisa, estudantes, professores da área técnica e
coordenação do curso Técnico Integrado ao Meio Ambiente do IF, quais são os desafios e as
possibilidades do estágio no curso. Esta pesquisa teve um caráter metodologicamente de uma
abordagem exploratória, quali-quantitativa. Em uma primeira fase da pesquisa, seguida de
coleta e análise de dados qualitativos em uma segunda fase, desenvolvida sobre os resultados
quantitativos iniciais, onde participaram por meio de questionários semi-estruturados
estudantes (2 e 3° do curso), professores da área técnica. A coordenação do curso participou a
partir de uma entrevista com roteiro predefinido. Observa-se que os estudantes atribuem as
dificuldades em realizar o estágio devido a carga horária de 240h aliada a falta de tempo, tendo
em vista, o período que passam dentro da sala de aula, essa questão foi corroborada a partir da
análise documental. No decorrer da pesquisa, as turmas ingressantes a partir de 2023 tiveram a
carga horária de aulas e estágio menor. Os professores comentam também as dificuldades em
relação à quantidade de horas do estágio e ao tempo disponível pelos estudantes, e que tem
como consequência a “falta de interesse” dos estudantes em relação ao estágio. Na análise
documental, foi observado que pelo menos 30% dos estudantes participantes da pesquisa,
tiveram o curso Técnico em Meio Ambiente como segunda opção durante o processo seletivo,
esse fator também pode estar contribuindo com esse desinteresse em relação ao estágio. A
coordenação do curso, enxerga também as dificuldades em relação a carga horária do curso e
do estágio, informou acerca das mudanças no curso e ressaltou que se trabalhou em comissão
na possibilidade de retirada da obrigatoriedade do estágio, mas que a partir de consulta ao
egressos do curso optou-se por diminuir a carga horária de 240h para 40h e incluir a prática
profissional no curso. Assim, foi proposto o produto educacional “Seminário de estágio” que
visou contribuir com a troca de experiências no curso, motivar os estudantes a realizar o estágio
e conscientizar da sua importância. O estágio tem papel fundamental na formação do técnico
em Meio ambiente, tanto no contexto técnico profissional, como pessoal, isso fica evidente
junto a servidores, estudantes, coordenação do curso e egressos e os desafios existentes passam
pela carga horária em que os estudantes passam em sala de aula, tempo, oportunidades e
motivação.