• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
Educação Presencial
A METODOLOGIA DE ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO DO PROGRAMA MULHERES MIL: um estudo de caso no IF Sudeste MG - Campus Barbacena
BIANCA MONTEIRO MARQUES ALVES
DISSERTAÇÃO
11/10/2024

O Programa Mulheres Mil (PMM) visa propiciar a diminuição das desigualdades históricas existentes, buscando a elevação de escolaridade e profissionalização, proporcionando às mulheres em condições de vulnerabilidade, inclusão social e possibilidade de (re)inserção no mercado de trabalho, bem como seu empoderamento nas múltiplas esferas de sua vida. O objetivo principal dessa pesquisa foi investigar a relação entre as ações de acesso, permanência e êxito previstas na metodologia do PMM, que foram aplicadas no Programa no campus Barbacena, no período de 2011 a 2014, e sua relação com a permanência das egressas no mesmo. Para tanto, a metodologia utilizada foi de natureza aplicada, sob uma abordagem qualiquantitativa. Quanto aos objetivos, a pesquisa pôde ser classificada como exploratória e descritiva e como instrumentos foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e documental, aplicação de questionário semiestruturado, entrevista coletiva com as egressas e entrevista individual com servidores. Para análise dos dados utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2021), dividida em três fases: pré-análise, exploração do material (codificação e categorização) e o tratamento dos resultados. Como resultados, em relação ao perfil das mulheres matriculadas, a análise documental proporcionou a definição do perfil do público atendido no campus Barbacena, revelando uma diferença em alguns critérios do perfil das alunas concluintes e evadidas. Já na análise de conteúdo, verificou-se como as alunas se sentiram ao ingressarem no IF campus Barbacena, a importância do acolhimento e do cumprimento dos critérios estabelecidos para viabilizar o acesso, permanência e êxito das alunas, destacando a necessidade de uma Equipe Multidisciplinar capacitada e de um Escritório de Acesso acolhedor. Verificou-se ainda os resultados alcançados pelas alunas e a importância do acompanhamento de egressas. Além disso, foi possível reconhecer que o sucesso do programa se deu pelo cumprimento criterioso do que prevê o Guia Metodológico de Acesso, Permanência e Êxito de 2011. A pesquisa propiciou ainda, o resgate da memória do PMM, seu surgimento, concepções, princípios e história no âmbito do IF Sudeste MG campus Barbacena constituindo o documentário oficial: “Se eu pudesse começar tudo de novo, eu começaria com certeza - Memórias do Programa Mulheres Mil no Instituto Federal Campus Barbacena.

Guia Metodológico de Acesso;Permanência e Êxito;Educação de Jovens e Adultos;Educação Profissional e Tecnológica.
The Thousand Women Program (TWP) aims to reduce existing historical inequalities, seeking to increase education and professionalization, providing women in vulnerable conditions with social inclusion and the possibility of (re)insertion into the job market, as well as their empowerment in the multiple spheres of your life. The main objective of this research was to investigate the relationship between the access, permanence and success actions provided for in the TWP methodology, which were applied in the Program on the Barbacena campus, from 2011 to 2014, and their relationship with the permanence of graduates in the same . To this end, the methodology used was of an applied nature, under a qualitative and quantitative approach. Regarding the objectives, the research could be classified as exploratory and descriptive and the instruments used were bibliographic and documentary research, application of a semi-structured questionnaire, collective interview with graduates and individual interviews with employees. For data analysis, Bardin's content analysis methodology (2021) was used, divided into three phases: pre-analysis, exploration of the material (coding and categorization) and treatment of results. As a result, in relation to the profile of enrolled women, the documentary analysis provided the definition of the profile of the public served on the Barbacena campus, revealing a difference in some criteria in the profile of graduating and dropout students. In the content analysis, it was verified how the students felt when joining the IF campus Barbacena, the importance of welcoming and complying with the criteria established to enable the access, permanence and success of the students, highlighting the need for a capable Multidisciplinary Team and a welcoming Access Office. The results achieved by the students and the importance of monitoring graduates were also verified. Furthermore, it was possible to recognize that the success of the program was due to the careful fulfillment of what is foreseen in the Methodological Guide for Access, Permanence and Success of 2011. The research also allowed for the recovery of the memory of the TWP, its emergence, conceptions, principles and story within the scope of the IF Sudeste MG Barbacena campus constituting the official documentary: “If I could start all over again, I would definitely start - Memories of the Thousand Women Program at the Federal Campus Institute Barbacena.
Methodological Guide for Access;Permanence and Success;Youth and Adult Education;Professional and Technological Education.
1
140
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertao_Final_BiancaMonteiro_final_com_ficha_3.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 5 - Organização do currículo integrado na EPT

Banca Examinadora

PAULA REIS DE MIRANDA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
PAULA REIS DE MIRANDA Docente - PERMANENTE
MARCOS PAVANI DE CARVALHO Docente - PERMANENTE
JORGE ALBERTO LAGO FONSECA Participante Externo
WANDERLEIA DA CONSOLACAO PAIVA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - Edital de apoio aos programas de Mestrado Profissional do Campus Rio Pomba, Modalidade Bolsas de Apoio à Pós-graduação Stricto sensu 1

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
SE EU PUDESSE COMEÇAR TUDO DE NOVO, EU COMEÇARIA COM CERTEZA”- MEMÓRIAS DO PROGRAMA MULHERES MIL NO INSTITUTO FEDERAL CAMPUS BARBACENA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer