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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
Educação Presencial
BASES CONCEITUAIS DA EPT EM REDE SOCIAL DO IF SUDESTE MG: um diagnóstico para aprimoramento das ações de comunicação
RAQUEL BLANK PERLEBERG
DISSERTAÇÃO
30/08/2024

O presente trabalho aborda a comunicação relacionada aos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Sudeste de Minas Gerais – IF Sudeste MG, pois é a modalidade que preenche metade das vagas ofertadas pela instituição. Neste sentido é importante aprimorar e inovar as estratégias de comunicação com foco na modalidade considerada o carro-chefe da instituição. Para alcançar tal objetivo foi feita uma revisão bibliográfica que abarcou tanto autores de comunicação organizacional, quanto pesquisadores da educação profissional e tecnológica. As metodologias quantitativa e qualitativa foram usadas para análise das redes sociais do instituto, além da auditoria da comunicação como método de pesquisa com intuito de melhorar as práticas organizacionais. A comunicação do IF Sudeste MG se difere dos demais institutos mineiros, pois não conta com uma diretoria e tem a menor quantidade e variedade de especialistas na área. A análise das redes sociais demonstrou que não há padronização das postagens, nem em número, nem em temática, apesar de contarem com algumas divulgações unificadas, como eventos multicampi e campanha de divulgação de processo seletivo. O produto educacional resultante da pesquisa é um guia de aprimoramento da estratégia de comunicação voltada para os cursos técnicos integrados do IF Sudeste MG que foi aplicado durante uma oficina para servidores de comunicação. O produto foi muito bem recebido pelos avaliadores, considerado relevante e oportuno, principalmente por destacar a natureza das atividades pedagógicas da EPT de forma prática, objetiva e visualmente convidativa. A presente pesquisa traz como solução, uma proposta de estratégia de comunicação que se baseia nos conceitos de integração, no sentido da formação omnilateral para as postagens das redes sociais, usando-as também com uma ferramenta pedagógica que ajude a fazer com que o público-alvo da pesquisa entenda a completude de ensinamentos que esse conceito traz.

Educação Profissional e Tecnológica;Comunicação Organizacional;Cursos Técnicos Integrados
The present work addresses communication related to students of technical courses integrated into high school at the Federal Institute of Science, Education and Technology of the Southeast of Minas Gerais – IF Sudeste MG. This is the modality that best represents professional and technological education and fills half of the vacancies offered by the institution. In this sense, it is important to improve and innovate communication strategies focusing on the target audience of this modality considered the institution's flagship. To achieve this objective, a bibliographical review was carried out, covering both organizational communication authors and researchers in professional and technological education. Quantitative and qualitative methodologies were used to analyze the institute's social networks, in addition to auditing communication as a research method with the aim of improving organizational practices. Administratively, the communication sector at IF Sudeste MG differs from other institutes in Minas Gerais, as it does not have a board of directors and has the smallest number and variety of specialists in the area. The analysis of social networks demonstrated that there is no standardization of posts, neither in number nor in theme. Multicampus events and selection process publicity campaigns that have unified campaigns are exceptions. The educational product resulting from the research is a guide for improving the communication strategy aimed at the integrated technical courses at IF Sudeste MG. The product was applied in the form of a workshop for communication servers. The product was very well evaluated by the participants, being considered relevant and timely, mainly for highlighting the nature of EPT's pedagogical activities in a practical, objective and visually inviting way. The present research presents as a solution a proposal for the strategic use of the conceptual bases of EPT in communication actions for social media posts, also using them as a pedagogical tool that helps to make the target audience of the research understand and value the educational actions and guidance of the courses offered.
Professional and Technological Education;Organizational Communication;Integrated Technical Courses
1
92
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
RAQUEL_BASES_CONCEITUAIS_DA_EPT_EM_REDE_SOCIAL_DO_IF_SUDESTE_MG.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT

Banca Examinadora

ANDRE NARVAES DA ROCHA CAMPOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANDRE NARVAES DA ROCHA CAMPOS Docente - PERMANENTE
MARCOS PAVANI DE CARVALHO Docente - PERMANENTE
BOANERGES BALBINO LOPES FILHO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - Edital de apoio aos programas de Mestrado Profissional do Campus Rio Pomba, Modalidade Bolsas de Apoio à Pós-graduação Stricto sensu 1

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO PEDAGÓGICO: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA CONSOLIDAÇÃO DAS BASES CONCEITUAIS DA EPT TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
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Capes UFRN RNP
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