• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
PSICOLOGIA (51005018101P0)
CANÇÕES UTILIZADAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA E ESTILOS PARENTAIS MATERNOS: ASSOCIAÇÕES E CORRELAÇÕES
MYLENA THAYSE MILIORINI DE ALMEIDA
DISSERTAÇÃO
07/02/2024

A música apresenta importantes contribuições no desenvolvimento humano, podendo configurar-se como uma estratégia educativa eficaz. Compreender os seus benefícios pode contribuir para orientação parental, com ênfase em monitorias positivas dos cuidadores. Na primeira infância, embora existam diferentes constituições familiares, a mãe ainda tem se mostrado como principal cuidadora. Entre as diferentes estratégias educativas, observa-se que as músicas podem contribuir como instrumento lúdico que potencializa o desenvolvimento infantil. Desse modo, na presente dissertação buscou-se analisar possíveis associações/correlações entre os estilos parentais maternos, as variáveis sociodemográficas e as temáticas musicais relatadas por mães. Primeiramente, realizou-se uma revisão sistemática da literatura para analisar a influência da música na primeira infância, no contexto familiar. A revisão foi realizada a partir dos periódicos Capes, no período de 2020 a 2023. Foram selecionados sete estudos, de diferentes países, um deles brasileiro. Os estudos indicaram contribuições para a interação adulto criança, com impactos positivos para sincronia diádica, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento socioafetivo. Contudo, como os estudos focaram a utilização das mídias, indicaram também o uso acima em tempo superior ao indicado para idade, embora o fizessem com supervisão dos cuidadores. No segundo momento, foi realizado um estudo de campo, que contou com a participação de 35 mães, de forma presencial (11) e online (24). As mães participaram de uma entrevista sobre os contextos musicais de seus filhos, respondendo sobre o comportamento de cantar ou oferecer mídias. Também responderam a um Inventário de Estilos Parentais de Mães de Bebês (IEPMB). Os dados corroboram os achados da literatura, indicando a prevalência do comportamento de cantar da maioria das mães. Também assemelha-se ao fato de oferecer o acesso à telas de forma precoce e em tempo superior ao esperado. Selecionam as temáticas, com predomínio de músicas infantis, indicando uma preocupação em relação à supervisão dos conteúdos. Os indicadores de práticas parentais positivas foram significativamente superiores aos de monitoria negativa. Porém, houve correlação entre monitoria negativa e maior tempo de oferta de telas aos filhos, indicando necessidade de orientação parental. A orientação sobre a importância do canto na primeira infância, e o desenvolvimento de estratégias junto às famílias mais numerosas e com cuidadores com menos escolaridade foram necessidades identificadas que poderão orientar futuras intervenções.

Estilos parentais maternos;músicas infantis;primeira infância
Music makes important contributions to human development and can be an effective educational strategy. Understanding its benefits can contribute to parental guidance, with an emphasis on positive monitoring of caregivers. In early childhood, although there are different family constitutions, the mother has still been the main caregiver. Among the different educational strategies, it is observed that music can contribute as a playful instrument that enhances child development. Therefore, in this dissertation we sought to analyze possible associations/correlations between maternal parenting styles, sociodemographic variables and musical themes reported by mothers. Firstly, a systematic review of the literature was carried out to analyze the influence of music in early childhood, in the family context. The review was carried out using Capes journals, from 2020 to 2023. Seven studies were selected, from different countries, one of them Brazilian. The studies indicated contributions to adult-child interaction, with positive impacts on dyadic synchrony, cognitive development and socio-affective development. However, as the studies focused on the use of media, they also indicated the above use for a period longer than that indicated for age, although they did so under the supervision of caregivers. In the second stage, a field study was carried out, with the participation of 35 mothers, in person (11) and online (24). The mothers participated in an interview about their children's musical contexts, responding about their singing behavior or offering media. They also responded to an Inventory of Parenting Styles of Mothers of Babies (IEPMB). The data corroborate the findings in the literature, indicating the prevalence of singing behavior among most mothers. It is also similar to offering access to screens earlier and in a longer period of time than expected. They select themes, with a predominance of children's songs, indicating a concern regarding the supervision of content. The indicators of positive parental practices were significantly higher than those of negative monitoring. However, there was a correlation between negative monitoring and more time spent on screens for children, indicating the need for parental guidance. Guidance on the importance of singing in early childhood, and the development of strategies for larger families and caregivers with less education were identified needs that could guide future interventions.
Maternal parenting styles;children's songs;early childhood
1
60
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_PosDefesa_Corrigida_Mylena_VersãoParcial .pdf

Contexto

Psicologia
PROCESSOS COMPORTAMENTAIS E COGNITIVOS
Relações familiares: conjugalidades, parentalidades e relações fraternas, intergeracionais e de gênero - interfaces com a linha Processos Comportamentais e Cognitivos

Banca Examinadora

VERONICA APARECIDA PEREIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
VERONICA APARECIDA PEREIRA Docente - PERMANENTE
REGINA BASSO ZANON Docente - PERMANENTE
MORGANA DE FATIMA AGOSTINI MARTINS Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer