• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
POR UMA SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL: ANÁLISES E PROPOSIÇÕES A PARTIR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFAC CAMPUS RIO BRANCO
LUCINEY ARAUJO LEITAO
DISSERTAÇÃO
31/10/2024

A obrigatoriedade da disciplina de Sociologia como componente curricular no ensino médio ocorreu concomitantemente com a implementação e expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no ano de 2008. No Instituto Federal do Acre (Ifac), especificamente no Campus Rio Branco, a Sociologia destacase como uma ciência fundamental para a compreensão dos aspectos da vida e do trabalho, estando inserida nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Esta pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa 1 - Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e busca problematizar a seguinte questão: seria viável a atualização das ementas da disciplina de Sociologia no Ensino Médio Integrado do Campus Rio Branco para contemplar as três grandes áreas das Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política), tendo como horizonte a formação integral, omnilateral e politécnica? Em consonância com essa indagação, o objetivo geral da pesquisa foi, em diálogo com professores da área de Ciências Sociais, criar uma proposta de atualização das ementas de Sociologia que favoreça a formação integral. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória-descritiva. A pesquisa está ancorada na perspectiva dialética, e seus dados foram coletados por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro professores da área, que atuaram em turmas do Ensino Médio Integrado entre os anos de 2022 e 2024. Como resultado, apresenta-se uma proposta de atualização das ementas de Sociologia, desenvolvida de forma participativa, contemplando a formação integral. Por se tratar de uma pesquisa de mestrado profissional, apresenta-se também um Produto Educacional, a saber, uma proposição de atualização da ementa da disciplina de Sociologia, baseada na perspectiva sócio-crítica de educação, que contempla as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica e os eixos estruturantes do currículo do Ensino Médio Integrado ao técnico (Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia).

Sociologia;Ensino Médio Integrado ao TécnicO;Currículo Integrado;Educação Profissional e Tecnológica
The mandatory nature of the discipline of Sociology as a curricular component in Brazilian high school happened concomitantly with the implementation and expansion of the Federal Network of Professional and Technological Education - EPT. In this context, in the Federal EFA Network and, more specifically, in the Federal Institute of Acre - Ifac, Rio Branco Campus, Sociology is a fundamental science in the understanding of the aspects of life and work, being inserted in the Pedagogical Course Projects (PPCs) in the three grades of the courses of High School Integrated to the Technician in Buildings, High School Integrated to the Technician in Informatics for Internet, and Secondary Education Integrated with Computer Network Technician. The research is inserted in Research Line 1 - Educational Practices in Professional and Technological Education (EPT) and favored the problematization of the question: how to propose an update of the following questions to be addressed, covering the three major areas that make up the Social Sciences (Sociology, Anthropology, and Political Science) with the aim of comprehensive, omnilateral, and polytechnic training? In line with this question, the general objective of the research sought to construct, in dialogue with teachers in the area of Social Sciences, a proposal to update the Sociology syllabuses in the Integrated Secondary to Technical Education courses at Ifac/Campus Rio Branco, having as a horizon for integral, omnilateral, and polytechnic training. This is research with a qualitative approach of the exploratory-descriptive type. The research is anchored in the dialectical perspective, and its data were obtained through a bibliographic and documentary survey, and through semistructured interviews, carried out with four Sociology teachers, who worked with the Integrated to Technical High School classes of the courses offered by Ifac/Campus Rio Branco, between the years 2022 and 2023, in compliance with the provisions of the Ifac Research Ethics Committee. As a result, a dissertation is presented divided into three sections/articles, with the following themes: firstly, the historical context of Sociology in school curricula is presented, its inclusion/exclusion and reinclusion of its mandatory nature in conjunction with the expansion of the Federal Network. The second moment addresses an analysis of the PPCs of the courses and how Sociology is organized, proposing integration with other disciplines, whether in basic or technical areas. The third moment approaches from the teaching perspective, as well as notes for a future update of the syllabi. As this is research for a professional master's degree, an Educational Product is also presented, namely, a proposal to update the syllabus of the Sociology discipline, based on the socio-critical perspective of education, covering the conceptual bases of Professional Education and Technological and the structuring axes of the high school curriculum integrated with the technical (Work, Culture, Science, and Technology).
Sociology;High School Integrated with Technical Education;Integrated Curriculum;Professional and Technological Education
1
0
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTACAO_VERSAO_FINAL.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Banca Examinadora

JOSINA MARIA PONTES RIBEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOSE JULIO CESAR DO NASCIMENTO ARAUJO Docente - PERMANENTE
JOSINA MARIA PONTES RIBEIRO Docente - PERMANENTE
ALANA MARIA CERQUEIRA DE OLIVEIRA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO NO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.12
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer